quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Destruição de emprego à custa dos mais pobres. Salários mais altos cresceram 14%


Desapareceram 184 mil trabalhadores dos três escalões salariais mais baixos. Destes, 156 mil ganhavam 600 euros líquidos ou menos.

A destruição de emprego provocada pela pandemia, em Portugal, foi toda à custa dos trabalhadores por conta de outrem mais pobres, os que ganham salários inferiores a 600 euros líquidos mensais.

Em contrapartida, o número de empregados que auferem salários mais elevados até aumentou no segundo trimestre deste ano face a igual período de 2019.

Os dados de base para estas evidências vêm do Instituto Nacional de Estatística (INE); os cálculos são do JN/Dinheiro Vivo (DV).

Ironicamente, o facto de o emprego ter subido nos escalões salariais mais altos e de ter caído de forma significativa nos escalões mais baixos acabou por fazer subir o salário médio da economia no período em análise.

Na semana passada, o JN/DV noticiou que os jovens com menos de 35 anos, os contratos mais precários e os licenciados foram os que mais sofreram com o brutal ajustamento imposto pela crise pandémica. Toda a destruição de postos de trabalho ficou concentrada nos contratos a termo (a prazo, trabalho sazonal e ocasional) e nos recibos verdes.


Efeito da pandemia

De acordo com o INE, desapareceram com a pandemia quase 148 mil postos de trabalho, em termos líquidos. Como referido, todos os escalões salariais mais baixos (menos de 310 euros, 310 a 600 euros e 600 a 900 euros líquidos) contribuíram para a perda de empregos. Em contrapartida, todos os escalões acima dos 900 euros ainda conseguiram reforçar.

As maiores destruições de emprego aconteceram no grupo dos que ganha 310 a 600 euros (menos 35 mil empregos, uma descida de 35% face ao segundo trimestre de 2019) e no escalão dos 600 aos 900 euros, onde a razia foi de 122 mil empregos a menos, um colapso de quase 40%.

A ganhar terreno estiveram os trabalhadores do escalão salarial mais elevado. Aparentemente, a maior parte conseguiu manter o emprego apesar da pandemia. Aliás, o grupo dos que ganham três mil euros limpos ou mais aumentou 14%, a maior subida de todos os oito escalões definidos pelo INE (ver quadro). Há agora mais 5,5 mil empregados neste escalão. A maior subida ocorreu no escalão dos 1200 a 1800 euros líquidos mensais, onde o emprego avançou cerca de 11%, mais 59 mil casos no ano que termina em junho.

O reforço no emprego dos mais abonados acabou por mais do que compensar o efeito da destruição massiva de empregos com ordenados inferiores a 900 euros (menos 184 mil postos de trabalho desapareceram) no salário médio da economia, que subiu 4,5% para 952 euros líquidos mensais.

Precário, mal pago

Jovens, precários e mal pagos, incluindo quase 70 mil licenciados, foram de facto os que arcaram, quase em exclusivo, com o brutal ajustamento do mercado laboral nestes três meses de pandemia (abril a junho).
Desigualdades

Fenómeno da perda de emprego nos salários mais baixos acaba por ser também um alerta antecipado em relação a outros problemas graves, como o agravamento das desigualdades e da pobreza neste quadro de recessão.

Cenário negro

A consultora EY estima que, caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a taxa de desemprego no país possa atingir os 17,6%.

Luís Reis Ribeiro (JN/DV)

Sem comentários:

Mais lidas da semana