segunda-feira, 21 de setembro de 2020

“Despachar os mais velhos e poupar nas reformas” -- vox populi


Existe uma acentuada franja de cidadãos da UE, obviamente incluindo portugueses, que vê na larga percentagem dos mais idosos vítimas de covid-19 - principalmente pela falta de controle nos lares para mais velhos – uma oportunidade à disposição dos que são militantes da necessidade de redução da quantidade dos que existem naquela faixa etária, reformados/pensionistas. Argumentando ainda sobre “a despesa” que os cidadãos de menos idade têm de suportar com as reformas e pensões para milhões de “seres improdutivos e doentes”. Sendo que a despesa dos cuidados de saúde para a chamada terceira idade é igualmente incomportável, sobrecarregando os ativos que produzem e pagam impostos exagerados.

Se acaso o que se diz e o que está a acontecer com os idosos tem que ver com um monstruoso maquiavelismo é deplorável e está recheado de desumanidade. É uma política criminosa. Sim, porque assim ocorrendo tratar-se-ia de política. Demasiado cruel para se acreditar tal agendamento e prossecução… Facto é que já são imensos os que aderiram ao comum “nunca se sabe”. E as teorias vão sendo explanadas. Terríveis. 

A verdade é que amiúde chegam notícias de vítimas mortais de covid-19 em lares ilegais, por exemplo. Lares ilegais? Mas como é possível aqui e ali existirem lares ilegais sem que as autoridades não lhes ponham cobro? Não existe fiscalização? Sabemos que não. Não existe em vários setores e atividades. Sabemos que não existe a proteção adequada para vítimas de oportunistas que fazem negócio e lucram com a velhice e padecimento dos que contribuíram com o seu labor e vidas esforçadas para o país em que os milhares de milhões de euros voam de mão-beijada para pouso em offshores e contas bancárias de uns quantos, que fazem fortunas pelas vias de “roubos legais”, da corrupção, dos conluios e do nepotismo. E nessa corja, nessa súcia mafiosa, temos visto lamirés dos que constituem a bandidagem de colarinhos brancos da política, do grande empresariado, de filhos, sobrinhos e enteados que nada fizeram para possuírem tais bens. É esse mesmo escoamento dos valores de negócios e operações dúbias, retirado aos justos, aos que foram explorados toda a vida, que enriquece os pecadores e origina as injustiças sociais em que Portugal é profícuo. Cenários em que sem um pingo de vergonha elites se movimentam nos "negócios" e enriquecem.

Envolvido em toda essa otica, torna-se líquido que os velhos estão a mais, já não produzem, pesam nos OGE, são cartas fora do baralho. Porque não deixá-los irem embora, aproveitando a oportunidade oferecida pela pandemia gerada por covid-19? Aproveitando? Popularmente há uma opinião a formar-se: “Despachar os mais velhos e poupar nas reformas”. Com mais de 60 anos quantos cidadãos faleceram devido à pandemia do "tudo vai ficar bem"? Sabe-se exatamente? porque não, sem mais adendas, sem confusão, proporcionar ao conhecimento dos povos esses números a frio?

Sim, eis o razoado que mostra as teorias da conspiração. É o caso, dirão. Pode lá ser. Tamanha monstruosidade pode lá corresponder à realidade. Claro que as bastantes evidências são meras coincidências… Ou nem sequer isso.

Olhai a realidade. Numa sociedade global sofisticadamente desumana e hipócrita, desenvolvida pelo individualismo, pelo salve-se quem puder. Pela ganância e pelo egoísmo. Pode lá acontecer tal cenário… Nem sequer existe a corrente de pensamento de uma elite badalada que propõe a necessidade urgente do controle da humanidade planetariamente. Não, tudo teorias da conspiração. Pesadelos que uns quantos visionários nos incutem. É o que é.

E as evidências? Evidências? Dúvidas e desconfianças existem, mas provavelmente não será mais que isso. Apesar de sabermos que também existem elites imensamente perversas.

MM | PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana