domingo, 18 de outubro de 2020

Governo de Timor-Leste compromete-se a repatriar 73 estudantes de Israel

O Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, comprometeu-se a repatriar 73 estudantes que frequentaram formações de um ano sobre agricultura moderna no Arava International Centre for Agricultural Training (AICAT), em Israel.

Taur referiu, contudo, que o Executivo deve analisar as oportunidades de operações aéreas de outras nações que pretendam repatriar os seus cidadãos, visto que Timor-Leste está a enfrentar dificuldades nos voos intercontinentais.

“Os voos intercontinentais são muito difíceis. No entanto, o Executivo já se esforçou muito para a repatriação dos timorenses que se encontravam, entre outros, em Portugal, Israel e Cuba. Devemos ver ainda quais as oportunidades que há para que as possamos aproveitar. É impossível que fretemos um avião para repatriar apenas quatro ou cinco pessoas”, afirmou o Chefe do Governo aos jornalistas, na quinta-feira (15/10), no Palácio Presidencial, no Bairro Pité.

Também o Ministro da Agricultura e Pescas, Pedro dos Reis, confirmou que o processo de repatriamento de jovens que se encontram em Israel está em curso.

“Os ministérios da Agricultura e Pescas e o dos Negócios Estrangeiros e Cooperação estão a coordenar-se para garantirem o repatriamento dos estudantes. O processo está a decorrer. Desconhece-se ainda a data fixa da repatriação, visto que o processo varia de um ministério para o outro”, referiu.

Recorde-se que os estudantes são da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Universidade Oriental Timor Lorosa’e, Instituto do Café de Timor-Leste, Universidade da Paz e as escolas profissionais agrícolas públicas de Maliana, Fuiloro e Natarbora. Jen

GMN TV - Grupo Média Nacional

Sem comentários:

Mais lidas da semana