terça-feira, 20 de abril de 2021

A Amnistia Internacional tem a cultura do privilégio dos brancos, segundo o relatório

# Publicado em português do Brasil

A Amnistia Internacional tem uma cultura de privilégio branco com incidentes de racismo declarado, incluindo funcionários seniores que usam a palavra N e comportamento micro-agressivo, como tocar no cabelo de colegas negros, de acordo com uma revisão interna do seu secretariado.

O fato foi que oito funcionários atuais e ex-funcionários da Amnistia Internacional do Reino Unido (AIUK) descreveram as suas próprias experiências de discriminação racial e emitiram uma declaração apelando a que figuras seniores se retirassem.

Uma das denunciantes, Katherine Odukoya, disse: “Nós nos juntamos à Anistia na esperança de fazer uma campanha contra os abusos dos direitos humanos, mas, em vez disso, fomos decepcionados ao perceber que a organização na verdade ajudou a perpetuá-los”.

Representantes de ambos os braços da organização de direitos humanos sediada no Reino Unido pediram desculpas e prometeram fazer mudanças, com o diretor do AIUK citando “o fato incômodo de não termos sido bons o suficiente”.

revisão internano secretariado internacional da Anistia , comissionada após o movimento Black Lives Matter, registrou vários exemplos de trabalhadores relatando suposto racismo, incluindo:

- A equipe sênior usa a palavra N e a palavra P, com colegas considerados excessivamente sensíveis se reclamarem.

- Viés sistêmico, incluindo a capacidade de funcionários negros serem questionados de forma consistente e sem justificativa, e funcionários de minorias étnicas se sentindo impotentes e marginalizados em projetos.

- A falta de consciência ou sensibilidade às práticas religiosas, resultando em comentários e comportamentos problemáticos.

- Comportamento agressivo e desdenhoso, especialmente por e-mail e geralmente direcionado a funcionários em escritórios no sul global.

Em junho do ano passado, a diretoria internacional da Anistia Internacional enviou um e-mail para a equipe abordando o movimento Black Lives Matter e o racismo. Citando o assassinato de George Floyd, disse que o racismo foi codificado no "próprio modelo organizacional" do corpo de direitos humanos, que foi moldado pela "dinâmica do poder colonial e fronteiras" que eram "frescas" na época de sua fundação em 1961.

Ele continuou: “Apesar de algumas mudanças notáveis ​​e duramente conquistadas nos últimos anos, o controle e a influência sobre nossos recursos, a tomada de decisões ... permaneceu esmagadoramente nas mãos de ... pessoas da maioria branca do Norte Global.”

Ele disse que houve preconceito e insensibilidade na forma como algumas pessoas foram tratadas na secretaria internacional - o braço da organização que define políticas e contrata pesquisadores de centros de todo o mundo, com sede em Londres.

O conselho passou a informar aos funcionários que uma revisão independente seria realizada. Nos meses seguintes, os especialistas em locais de trabalho da consultoria Howlett Brown realizaram uma “verificação de temperatura”. Eles tiveram acesso a pesquisas de pessoal e realizaram seis grupos focais compostos por 51 funcionários, incluindo dois atendidos exclusivamente por funcionários negros.

Publicado em outubro de 2020, mas não divulgado pela imprensa, o relatório interno de 46 páginas de Howlett Brown, com foco no secretariado internacional da Anistia, resumiu: “Observações (nos grupos de foco) foram consistentemente compartilhadas de que a face externa da Anistia (Secretariado Internacional) é muito diferente de sua face interna. ” Os especialistas recomendaram que para resolver os problemas seria necessário um reconhecimento dos “privilégios sistêmicos que existem”.

Uma declaração divulgada juntamente com o relatório da equipe de liderança da coalizão da Anistia Internacional disse que ficou “séria” com as descobertas, acrescentando: “É um lembrete oportuno de que a discriminação, o racismo e o racismo anti-negro existem em nossa organização. Ele destacou a extensão e a natureza sistemática do racismo e indica que devemos abordar o privilégio branco onde quer que ele exista. ”

Separadamente, o pessoal da AIUK, que também tem sede em Londres, mas tem uma estrutura de emprego separada da secretaria internacional, fez alegações de discriminação racial, dizendo ao Guardian que havia semelhanças entre suas experiências e a cultura da secretaria internacional.

Eles descreveram se sentir “desumanizados” por causa de sua raça e etnia ao longo de vários anos, com alguns relatos de queixas oficiais.

Em uma declaração conjunta, dois atuais e seis ex-funcionários do AIUK pediram que o diretor, a equipe de gerenciamento sênior e o conselho renunciassem, alegando que a liderança “conscientemente defendeu o racismo e prejudicou ativamente funcionários de minorias étnicas”.

Odukoya, que trabalhou nas campanhas e equipes de organização comunitária do AIUK, disse que, como mulher negra, ela estava constantemente exausta mentalmente navegando em um ambiente que era “hostil à negritude”. “Há uma cultura hegemônica de classe média branca que parecia protegida e reproduzida. O privilégio branco era generalizado ”, disse ela.

Odukoya descreveu colegas da AIUK comentando sobre seu cabelo e pedindo para tocá-lo, fazendo referências negativas ao seu sotaque “urbano” e referindo-se a ela como a “garota negra”.

Em 2019, ela apresentou uma queixa relativa à discriminação racial e de gênero, alegando que havia sido manipulada para trabalhar acima de sua faixa salarial sem a remuneração correta. O AIUK não acatou a reivindicação, mas chegou a um acordo com Odukoya em maio do ano passado.

Kieran Aldred, que trabalhou para AIUK como oficial de defesa por três anos até 2018 e agora é chefe de política da instituição de caridade para os direitos gays Stonewall, alegou, juntamente com outros funcionários atuais e ex-funcionários, que a liderança do AIUK era ativamente prejudicial para funcionários de minorias étnicas .

Aldred, 31, afirmou que funcionários de minorias étnicas foram negligenciados para promoções, com revisões de pagamento sempre favorecendo líderes seniores brancos de alta renda. Ele disse que a liderança havia se exonerado de transgressões.

“Trabalhar para a AIUK destruiu minha autoconfiança, minha crença em minhas capacidades. Eu não achava que era qualificado o suficiente para fazer meu trabalho, que qualquer organização iria me contratar, muito menos me promover, e eu sofria de depressão e ansiedade contínuas ”, disse Aldred.

Kate Allen, diretora do AIUK, se desculpou, dizendo que essas eram preocupações sérias e desafiadoras e, embora ela não pudesse discutir casos individuais, as alegações de discriminação seriam levadas a sério e investigadas. “Sabemos que existe racismo institucional no Reino Unido e, como qualquer outra organização, não estamos imunes a esse problema real”, disse ela.

“Reconhecemos que não temos feito o suficiente para garantir que nossa organização seja verdadeiramente inclusiva, onde todos recebam o mesmo nível de respeito e oportunidade, sejam valorizados igualmente e possam ser ouvidos. Estamos contando com o incômodo fato de não termos sido bons o suficiente e, a partir disso, entendemos que devemos mudar para nos tornarmos melhores ”.

Em resposta ao relatório Howlett Brown, Allen disse que o secretariado internacional também tomou medidas significativas para agir de acordo com suas descobertas. Embora o relatório não tenha analisado o AIUK, Allen reconheceu que ele também deve se adaptar e fez uma revisão de sua estrutura e governança em relação ao racismo.

A Amnistia Internacional disse que pediu desculpas de todo o coração a todos os funcionários que sofreram discriminação. Ele disse que os relatos detalhados no relatório Howlett Brown eram "inaceitáveis" e reconheceu que em muitos níveis não havia igualdade total. Afirmou que as alegações de linguagem racista foram tratadas de acordo com as suas políticas de recursos humanos e, na sequência do relatório, se comprometeu a atacar ativamente as causas profundas dos problemas identificados.

Em fevereiro de 2019, foi revelado que a Amnistia Internacional tinha um ambiente de trabalho “tóxico” . Uma revisão da cultura do local de trabalho , encomendada depois que dois membros da equipe se suicidaram em 2018, constatou o bullying generalizado.

Nazia Parveen -  Correspondente de assuntos comunitários | The Guardian

Imagem:  A revisão do secretariado internacional da Anistia foi encomendada na esteira do movimento Black Lives Matter. Fotografia: Casimiro / Alamy 

Sem comentários:

Mais lidas da semana