segunda-feira, 19 de abril de 2021

PORTUGAL A DESCONFINAR

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Ordem para desconfinar

Cristina Peres | Expresso

“As universidades travam o regresso em força dos alunos às aulas presenciais”, lê-se na manchete do Público, que dedica boa parte da capa da edição de hoje às regras que entram em vigor esta segunda-feira. Vários serviços que estiveram encerrados nos últimos dois meses abrem em praticamente todo o território nacional na que é a terceira fase de desconfinamento. Abrange ensino secundário e superior, restaurantes, cinemas e teatros, comércio e centros comerciais, futebol de formação.

O Governo “”fez bem e não tinha alternativa, as “críticas são esperadas e compreensíveis”, o “desconfinamento a três velocidades não é ideal, mas é a solução possível”, disse Marques Mendes no seu habitual comentário de domingo na SIC. Leia aqui o que poderá fazer a partir de hoje e onde.

As novidades relativas à covid-19 são diárias e o JN de hoje faz manchete com o aumento do “número de casos de nova doença pós-covil nas crianças”. Chama-se MIS-C, é rara, ataca vários órgãos e já levou a vários internamentos.

Relacionado com as condições em que os cidadãos têm vivido os últimos meses está também o balanço da violência doméstica durante a pandemia: mais de 86 mil pedidos de ajuda, 2424 vítimas usaram as 904 vagas nas casas de apoio como pode ler em pormenor num extenso trabalho da edição desta segunda-feira do i.

Os últimos números em Portugal identificam 441 novos infetados, 395 recuperado e três mortes. Os centros Comerciais preparam via verde para apoios a pequenos lojistas. O setor tem perdas estimadas em 700 milhões de euros com as rendas e ainda se está para ver como vai a restauração recuperar.

A Alemanha dedicou este domingo a uma homenagem às vítimas de covid-9 quando estas somaram 80.000. O Presidente Frank-Walter Steinmeyer e a chanceler Angela Merkel participaram numa missa na Igreja Memorial Imperador Guilherme II, em Berlim.

Mais de uma ano depois, já se pode viajar de novo sem restrições entre a Austrália e a Nova Zelândia. Ambos os países da chamada “bolha trans-Tasmânica” reduziram os casos de covid-19 a praticamente zero.

O sucesso no combate à covid-19 e a vacinação em massa que levou a cabo em tempo recorde são as razões que permitem que, a partir de hoje, se passe a circular sem máscara na rua em Israel.

OUTRAS NOTÍCIAS
Cabo Verde. O Movimento para a Democracia (MpD), no poder, lidera a votação nas eleições legislativas, com 49% dos votos e 25 de um total de 72 deputados, quando estão apuradas 81,3% das mesas de voto. As sétimas eleições desde a independência decorreram ontem em todo o território insular e na diáspora com as urnas a encerrarem às 18h locais (20h em Lisboa). A Comissão Nacional de Eleições declarou que a votação decorreu sem incidentes.

Angola. Os professores angolanos marcaram uma greve nacional a partir de 26 de abril. O Sindicato Nacional dos Professores lançou o início da luta para aquele dia justificando com as insatisfação das reivindicações feitas pela classe já em 2019.

Angola II. Uma reportagem na Lunda Norte dá conta de como o sonho de desenterrar diamantes e enriquecer de um dia para o outro contrasta com a miséria e falta de perspetivas da população local.

Navalny. Os Estados Unidos declaram que a Rússia vai enfrentar “consequências” se Alexei Nalvalny morrer na prisão. A possibilidade pôs-se depois de médicos terem observado o opositor russo, exprimindo preocupação com o estado a que chegou em consequência da greve de fome que segue desde final de março. “Vai morrer nos próximos dias se não receber tratamento adequado”, previnem. Oitenta figuras públicas escreveram uma carta aberta ao Presidente Putin para que receba tratamento. O risco de vida que Navalny corre bem como a agressão da Rússia na Ucrânia vão dominar o encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 desta segunda-feira.

Depois de a República Checa ter expulsado 18 diplomatas russos acusando-os de espionagem, Moscovo retaliou expulsando 20 diplomatas checos. Onde já se viu isto?

A Rússia abandona a Estação Espacial Internacional (EEI) em 2025. A EEI, que começou a ser construída em 1998, termina o prazo de exploração em 2024, ainda que possa ter vida útil até 2030. A decisão foi tomada no dia 12 por Vladimir Putin reunido com os responsáveis pela indústria espacial russa. A agência espacial russa Roscosmos limitou-se a comentar que as decisões são tomadas com base no estado técnico dos módulos.

Estados Unidos e China acordaram colaborar em matéria de alterações climáticas com caráter de urgência.

Moçambique. Uma análise publicada no “Africa Report” pergunta se não se está em risco de criar um novo Afeganistão ao confiar em informação fora de prazo relativamente à crise de Cabo Delgado.

Presidência portuguesa União Europeia
Vacina da J&J. Fim da suspensão decidido esta semana. A vacina da Johnson & Johnson, que está suspensa nos Estados Unidos e na Europa, deve voltar a ser administrada nos próximos dias, possivelmente "com restrições", afirmou, no domingo, o médico Anthony Fauci, também consultor da administração norte-americana para a pandemia. A decisão dos especialistas sobre a retoma da utilização desta vacina de toma única, suspensa desde a última semana, deverá ser conhecida até sexta-feira. Portugal recebeu, na quarta-feira, as primeiras 31.200 doses desta vacina, que ficarão armazenadas até haver uma decisão do regulador europeu sobre a sua utilização, o que vai acontecer na próxima terça-feira.

Porta aberta a todas as vacinas “seguras” e “eficazes”. Em entrevista ao “El País”, a diretora da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Emer Cooke, revelou que o regulador já suspeitava que poderia existir um problema com a vacina da J&J, dadas as semelhanças com a vacina da AstraZeneca. “Já tínhamos contactado, de forma proativa, com a empresa e iniciado um procedimento para investigar mais a fundo possíveis problemas”, afirmou. Na mesma entrevista, Cooke defendeu que são necessárias “tantas vacinas seguras, eficazes e de elevada qualidade quanto possível” e que, por isso, nenhuma deve ser discriminada tendo em conta a sua origem. No início de março, o regulador anunciou o início de uma investigação à vacina russa para verificar se os testes clínicos da Sputnik V respeitaram os padrões científicos e éticos.

Novo Banco avança com nova ação de execução de €3,5 milhões contra empresas de Joe Berardo. Isto além do processo conjunto colocado com a CGD e o BCP.

O FCP voltou à Liga e venceu o Nacional. Com margem mínima, mas à vontade.

Doze equipas de topo de futebol europeias anunciam ir formar uma nova Super Liga Europeia deixando o setor em polvorosa. Poderá chegar a 20 clubes e vai entrar em ação assim que possível. O anúncio foi feito no domingo à noite por seus equipas inglesas - Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur; três italianas - AC Milão, Inter Milão e Juventus; e três espanholas - Atlético Madrid, Barcelona e Real Madrid.

FRASES
“Os magistrados judiciais não podem ser detidos senão mediante mandado do juiz”, Jorge de Miranda, constitucionalista ao i a propósito do juiz Rui Fonseca e Castro

“Ao juntar as maiores equipas e jogadores do mundo ao longo da temporada a Super Liga vai abrir um novo capítulo no futebol europeu assegurando competições e instalações de classe mundial com apoio financeiro reforçado para a restante pirâmide do futebol”, Joel Grazer, co-presidente do Manchester United e vice-presidente da Super Liga citado pela CNN

O QUE ANDO A LER
Um total de 48 horas de voo permitiram-me dividir o tempo entre o espetáculo das nuvens - que já fazia falta!! - e a típica leitura de avião, à qual é indiferente ser interrompida pelas refeições ou por turbulência indesejada: artigos de jornal e revista e long reads em atraso. O primeiro que recomendo poderia ter sido lido noutra ocasião, mas já não controlei a curiosidade quando me apercebi tratar-se da queda de um homem de um avião. Cenário: um dia, sossegado no jardim de casa no sudoeste de Londres e eis que cai um homem de um avião de passageiros no jardim. Uau?! Foi em 2019 e o texto do Guardian conta a história do dono do jardim, que viu cair um “volume” do voo da Kenya Airways KQ 100, um Boeing 787-8 Dreamliner, que deixara o aeroporto internacional de Nairobi, Jomo Kenyatta, oito horas e seis minutos antes, às 9h35 locais. Depois de verificar numa aplicação a origem daquele avião, enquanto se dirigia de mota para o local onde o dito “volume” caíra, a testemunha desejou ardentemente ter acabado de assistir à precipitação no espaço de um casaco, uma mala? uma coisa qualquer que não confirmasse as piores suspeitas. Era mesmo um homem.

O segundo é um artigo da última edição da revista “The Economist” sobre o momento em que até os profissionais da atividade mais glamorosa têm de aceitar que chegou a altura da reforma. Não só o próprio momento da retirada tem de ser planeado como, para a maioria das pessoas, implica uma reflexão sobre o que fazer de seguida. No livro “Changing Gear”, Jan Hall, ex-headhunter, e o psicólogo Jon Stokes discutem como é que as pessoas chegadas à terceira fase das suas vidas, após a infância e a carreira, podem redefinir o seu papel na sociedade. Para início de conversa, é um assunto muito mais difícil para quem teve poder a sério e está em vias de perder estatuto e deixar de ter em quem mandar. O livro apresenta uma série de estudos de caso que são interessantes em si e podem dar pistas a quem aguente a conversa da “conversão de atitude”.

A terceira e última sugestão é também da “The Economist”, um típico trabalho de divulgação científica que tem a potência de pôr-nos a pensar sobre a forma como organizamos o mundo. Chama-se “Working in the dark: Design bias is hamful and in some cases can be lethal” e trata de uma peça tão fundamental no contexto da pandemia de covid-19 como o oxímetro, que está longe de funcionar com igual eficácia em brancos e negros, por exemplo. “O mundo é desenhado para homens brancos, que o partilham com os outros”. Basta pensar por uns segundos: se o que o oxímetro faz é emitir luz através da ponta do dedo para medir o nível de oxigénio no sangue não será óbvio que a cor da pele tem um papel importante no resultado? Então porque é que isso não foi tido em conta quando aqueles aparelhos foram calibrados? Vale mesmo a pena ler esta reflexão.

O curto termina com o desejo de que passe um ótimo dia de lançamento da semana. Hoje é segunda-feira e tudo pode acontecer já que é garantido que tudo acontece em expresso.pt!

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana