sexta-feira, 16 de abril de 2021

Salgado e Vara julgados pelo mesmo coletivo dos Vistos Gold

Ex-líder do BES, vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança, enquanto Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, será julgado por um crime de branqueamento. 

Os julgamentos de Ricardo Salgado e Armando Vara já foram distribuídos a um coletivo de juízes nas varas criminais de Lisboa, avança a SIC Notícias esta sexta-feira. Estes dois arguidos da Operação Marquês vão ser julgados pelo mesmo coletivo que julgou o processo dos Vistos Gold.

De recordar que ambos seguiram para julgamento após leitura da decisão instrutória, na semana passada, pelo juiz Ivo Rosa. Ricardo Salgado, ex-líder do BES, vai a julgamento por três crimes de abuso de confiança, enquanto Armando Vara, antigo ministro e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, será julgado por um crime de branqueamento.

De lembrar que Ivo Rosa determinou ainda que José Sócrates será julgado por três crimes de branqueamento decapitais e três de falsificação de documentos, juntamente com o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva a quem o juiz deu como provado que corrompeu o antigo chefe de Governo, configurando um crime [corrupção ativa sem demonstração de ato concreto] que considerou prescrito.

Dos 28 arguidos do processo, foram pronunciados apenas cinco: José Sócrates, Carlos Santos Silva, Ricardo Salgado, Armando Vara e o ex-motorista de Sócrates João Perna - por posse ilegal de arma.

Ficaram ilibados na fase de instrução, entre outros, os ex-líderes da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, o empresário Helder Bataglia e o ex-administrador do Grupo Lena Joaquim Barroca.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Global Imagens

Leia em Notícias ao Minuto: 

Quem vai a julgamento e por que crimes? As decisões da Operação Marquês

Sem comentários:

Mais lidas da semana