segunda-feira, 3 de maio de 2021

Biden não reverterá o movimento de Trump para o Saara Ocidental


# Publicado em português do Brasil

Dave DeCamp* | Antiwar

Trump reconheceu a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental como a recompensa de Rabat por se normalizar com Israel

De acordo com um relatório da Axios , o governo Biden disse ao Marrocos que não reverteria a iniciativa do governo Trump de reconhecer a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental, que foi a recompensa de Rabat por normalizar as relações com Israel.

Fontes disseram a Axios que o secretário de Estado, Antony Blinken, transmitiu a mensagem ao ministro das Relações Exteriores marroquino, Nasser Bourita, em um telefonema na sexta-feira. Uma leitura da ligação feita pelo Departamento de Estado não mencionou o Saara Ocidental, mas disse que Blinken discutiu a relação de Marrocos com Israel.

“O secretário saudou os passos do Marrocos para melhorar as relações com Israel e observou que a relação Marrocos-Israel trará benefícios de longo prazo para ambos os países”, disse a leitura.

A administração Trump reconheceu a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental em dezembro de 2020, tornando os EUA o primeiro país a fazê-lo.

Marrocos anexou o Saara Ocidental  depois que os espanhóis se retiraram da região em 1975. Rabat então travou uma guerra com a Frente Polisario, um grupo que representa o povo indígena sarauí, para controlar o território até que um cessar-fogo fosse alcançado em 1991. Agora há temores de que uma nova guerra esteja se formando. No mês passado, a Frente Polisário disse que seu chefe de polícia foi morto no que poderia ter sido um ataque de drone marroquino.

Em 1976, a Frente Polisario formou a República Árabe Sarauí Democrática (RASD), um estado de facto no Saara Ocidental. A RASD é membro da União Africana e mantém relações diplomáticas com cerca de 40 estados membros da ONU. Atualmente, a RASD controla cerca de 20% do Saara Ocidental e o Marrocos controla o resto.

O presidente Biden está cumprindo outros favores da era Trump para os países árabes que tomaram medidas para se normalizar com Israel. Biden está indo em frente com um enorme pacote de armas de US $ 23 bilhões para os Emirados Árabes Unidos, que inclui caças F-35, drones ceifadores e mísseis.

*Dave DeCamp é o editor de notícias do Antiwar.com, siga-o no Twitter @decampdave. Ver todas as postagens de Dave DeCamp

Sem comentários:

Mais lidas da semana