terça-feira, 8 de junho de 2021

CS vota para reeleger Guterres como chefe da ONU para o segundo mandato

# Publicado em português do Brasil

Press TV | Terça-feira, 8 de junho de 2021

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou pela reeleição de António Guterres como secretário-geral da ONU, garantindo um segundo mandato ao estadista português que o manterá no cargo até 2027.

O Conselho de Segurança recomendou formalmente na terça-feira Guterres, o ex-primeiro-ministro de Portugal, de 72 anos, que não enfrentou competição para o mandato de 2022-2027 com a resolução de conflitos no topo de sua agenda.

Cerca de 10 candidatos pouco conhecidos, que aspiravam ao cargo, incluindo duas mulheres, também procuraram o cargo, mas não eram candidatos formais porque nenhum dos 193 países membros da ONU os endossou.

O atual presidente do Conselho de Segurança, o embaixador da Estônia Sven Jurgenson, disse que o órgão mundial, durante uma breve sessão a portas fechadas, votou unanimemente pela recomendação de que a Assembléia Geral dê a Guterres outro mandato.

“Acho que ele é um excelente secretário-geral. Ele provou ser digno do cargo ”, disse Jurgenson a repórteres na sede das Nações Unidas após a decisão.

A aprovação da Assembleia Geral é vista como uma formalidade e deverá ocorrer em breve.

Em mais um sinal de apoio a Guterres, nenhum dos cinco membros permanentes com poder de veto do conselho de 15 membros - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia - questionou publicamente um segundo mandato para ele.

Guterres, vitorioso em 2016 em um campo de 13 candidatos oficiais, incluindo sete mulheres, assumiu o cargo no mesmo ano e foi forçado a se concentrar em limitar os danos potenciais da política externa unilateral, nacionalista e cautelosa de alianças do ex-presidente dos EUA Donald Trump .

Agora, ao embarcar em um novo mandato, Guterres precisará de "um plano de batalha" para todas as crises ao redor do mundo, disse um diplomata.

O site da Press TV também pode ser acessado nos seguintes endereços alternativos: www.presstv.ir -- www.presstv.co.uk -- www.presstv.tv

Sem comentários:

Mais lidas da semana