# Publicado em português do Brasil
O grupo é liderado pelo porta-aviões USS Ronald Reagan e inclui o cruzador de mísseis guiados USS Shiloh e o destróier de mísseis guiados USS Halsey.
O ingresso das embarcações norte-americanas no mar do Sul da China faz parte de uma missão de rotina, segundo anunciou nesta terça-feira (15) a Frota do Pacífico dos EUA.
"Enquanto estiver no mar do Sul da China, o grupo de ataque realizará operações de segurança marítima, incluindo operações de voo com aeronaves de asa fixa e rotativa, exercícios de ataque marítimo e treinamento tático, coordenado entre unidades terrestres e aéreas", comunicaram os militares.
Além disso, foi ressaltado que o grupo do porta-aviões Ronald Reagan está operando no mar do Sul da China pela primeira vez desde sua implantação em 2021.
O ingresso do grupo norte-americano na região poderá provocar protestos por parte da China. As reivindicações de Pequim sobre águas e territórios insulares do mar do Sul da China se tornaram um tema tenso na relação entre as duas potências.
Diversas áreas e ilhas no mar do Sul da China são disputadas por diversas nações, como a China, Filipinas, Vietnam, Malásia e Brunei. Além de ser uma região rica em recursos naturais, a região também é uma importante via marítima através da qual transita grande número de navios.
Sputnik | Imagem: © AP Photo / Jason Tarleton, Sub oficial de 3ª classe / Marinha dos EUA
Sem comentários:
Enviar um comentário