Ex-vice-presidente do Banco Mundial alerta contra retórica da Austrália sobre China
Sydney, 5 ago (Xinhua) -- A Austrália precisa suavizar sua retórica sobre a China ou arriscar uma nova Guerra Fria, o que ameaçará o crescimento econômico global e a solução dos desafios globais, disse Ian Goldin, ex-vice-presidente do Banco Mundial.
Goldin, também professor de globalização e desenvolvimento na Universidade de Oxford, fez as observações na segunda-feira ao discursar na conferência de mineração Diggers & Dealers em Kalgoorlie, no oeste da Austrália, de acordo com a mídia local The Australian.
"A ameaça de uma nova Guerra Fria é real. É meu maior medo no momento. Acredito que uma Guerra Fria é extremamente desestabilizadora para a economia mundial; vai desacelerar o crescimento global; tira oportunidades e levará a desculpas para o protecionismo e o nacionalismo, que serão a antítese do comércio global", disse ele.
A "ameaça de força" da Austrália é um erro e continuará a escalar as tensões entre os dois países, acrescentou.
Goldin também alertou que, não poderia haver soluções para grandes desafios globais, incluindo aquecimento global, ameaças à segurança cibernética ou outra pandemia, sem a participação da China, e as relações cada vez mais hostis entre os Estados Unidos e a China, e a Austrália e a China, só atrasariam a ação para os problemas existentes e emergentes.
"Ameaça de força e tensionamento não é a abordagem correta", disse ele.
Sem comentários:
Enviar um comentário