domingo, 15 de agosto de 2021

EUA contrabandeiam dezenas de petroleiros para fora da Síria

# Publicado em português do Brasil

Fontes confirmaram à agência síria "SANA" que as forças dos EUA contrabandearam um comboio de 30 camiões petroleiros cheios de petróleo roubado, acompanhados por vários veículos blindados dos EUA, para o Iraque.

A Syrian Arab News Agency (SANA) informou quinta-feira que 55 veículos, incluindo petroleiros e comboio de escolta militar dos EUA, saíram da Síria em direção ao Iraque através da passagem de fronteira de Al-Waleed.

De acordo com fontes locais nos arredores de Al-Yarubiyah, dois comboios consistindo de tanques, caminhões cobertos, caminhões refrigerados e veículos blindados americanos foram vistos deixando o país.

No início da semana, as forças dos EUA foram vistas contrabandeando 80 petroleiros cheios de petróleo sírio para fora do país.

É digno de nota que as forças dos EUA controlam cerca de 90% do território produtor de petróleo da Síria, privando o governo de sua fonte mais significativa de combustível e renda.

Alguns relatórios locais afirmam que as forças dos EUA não apenas contrabandeiam petróleo para fora do país, mas também suprimentos de alimentos indispensáveis. Dito isso, o governo sírio foi forçado a depender da ajuda do Irã e da Rússia nos últimos anos.

Em julho passado, os estados fiadores Turquia, Rússia e Irã reiteraram seu forte compromisso com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Síria, alertando contra a apropriação das receitas do petróleo sírio.

É importante notar que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou em um comunicado ontem, sexta-feira, que "os Estados Unidos impuseram sanções a membros de uma rede de contrabando de petróleo que apóia a Força Quds do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC-QF) . "

Al Mayadeen

Sem comentários:

Mais lidas da semana