sábado, 2 de outubro de 2021

OS EUA & O ENCOLHIMENTO FRANCÊS

A rescisão do contrato de venda de submarinos convencionais à Austrália (US$60 mil milhões) não foi o primeiro revés da França nestes últimos anos.  Tem havido muitos outros reveses, todos com um instigador/autor bem definido, do outro lado do Atlântico.  

Houve por exemplo o caso do contrato de fabricação dos navios Mistral para a Rússia, que os EUA obrigaram o governo F. Hollande a rescindir.  Houve ainda a venda forçada da Alsthom – um gigante que estava para a França assim como a Siemens está para a Alemanha – à GE estado-unidense.  E não se pode esquecer toda a trama e armadilha sórdida montada em Nova York (com a conivência do governo Sarkozy) a Dominick Strauss Kan a fim de impedi-lo de aceder ao posto máximo do FMI.

Com governantes tão medíocres como Macron e os seus antecessores, a submissão da França parece inevitável.  Quanto aos EUA, é ridículo afirmar que o novo acordo AUKUS (EUA/Austrália/Grã-Bretanha) e a venda dos 12 submarinos nucleares estado-unidenses à Austrália – cuja entrega será por volta de 2040 – poderia incomodar a China.  Foi apenas uma jogada comercial dos EUA a fim de remover um competidor, adjudicar um negócio e promover as suas exportações.

Resistir.info – 22-Setembro-2021

Sem comentários:

Mais lidas da semana