sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Verdade, a quanto obrigas e feres as ilusões em saldo

O conteúdo do Expresso Curto desta sexta-feira está disposto mais em baixo, o artífice da prosa é David Dinis, do Expresso. Claro que, como deverá saber, o Expresso é um derrame, desde há décadas, vertido do então jovem Francisco Pinto Balsemão do opaco Bilderberg, da Quinta da Marinha dos muitíssimo ricaços – que dizem que para possuir fortunas se fartaram de trabalhar…

Desses existem os que devem de se sentir muito bem ao dizê-lo frente ao espelho pontapeando pela surra as consciências sabujas que como o grilo do Pinóquio desata a trautear verdades passadas que os inquietam. Tudo bem. Afinal para a ganância não existe remédio e até os muito pobres são por essa maleita atacados. Coitados, raramente, muito raramente, conseguem singrar e melhorar as suas vidas um poucochinho. Ao minimo descuido voltam a cair na miséria e na exploração atroz.

Alguns dizem que existe um chá de consciência de classe dos explorados e oprimidos nestas democracias de faz-de-conta em vigor. Chá que poderia contribuir para amenizar a dita ganância, corrupções, roubos dos de colarinhos brancos, esclavagistas e etc. e tal. Dizer dizem, mas é facto que vimos que existe é o adeus chá porque cada vez estamos piores. Mais enganados, mais roubados, mais vilipendiados, mais pobres, mais controlados, mais oprimidos e com a ação-psicossocial à solta a querer convencer-nos que somos sortudos, muito felizes, justiçados, a viver numa sociedade de competentes governantes e afins. Uma sociedade de leite e mel… Tretas, para vigarizar maloios. Oh, sim.

Eis que sabemos que estamos a pregar no deserto e que as víboras atrás referidas, que ondulam nas areias poluídas, se estão nas tintas exultantes da miséria alheia. Exatamente por isso nada mais acrescentamos. Basta desejar bom fim-de-semana, sorte e muitos risos e sorrisos no engano dos plebeus que tão endrominados deambulam pelo globo terrestre e se orgulham das cegueiras que os afetam, julgando que é a democracia, a justiça e outras falsas realidades que nos regulam, como os vendilhões de mentiras tanto propalam. Olhem que, na realidade, não. Nada disso vimos. Toda a falsidade, hipocrisia, corrupções, roubos e debulhos é que são a realidade. Sim, aqui e ali, deparamos com exceções. Tem de ser, caso contrário a revolta em larga escala seria eminente, porque a noção da realidade em que milhões perecem ou sobrevivem já seria impermeável a esperanças de um país melhor, de uma vida melhor, de uma sociedade justa e realmente democrática.

Uma vez mais: bom fim-de-semana. Boas cegueiras. Boas visões da realidade que nos vitima.

Sigam para o Curto, se acharem por bem. É sempre útil saber o que dizem, o que opinam, o que anunciam… E pensar. Isso não dói nada e é algo que nos faz ver melhor o que nos rodeia, como somos e quem somos. Nós, a humanidade maioritária que é vantagem e o azo do abuso de uns poucos, uns quantos mais ou menos energúmenos da humanidade.

Credo. Verdade, a quanto obrigas e feres as ilusões em saldo.

SG | PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

As autárquicas mudaram o ciclo político?

Viva, seja bem-vindo,
hoje trago-lhe os destaques da edição desta sexta-feira


Hoje procuramos respostas para a dúvida que se instalou - e que faz título deste Expresso Curto: as autárquicas mudaram o ciclo político?
Primeira pista, na manchete de hoje: o PS perdeu 11% de votos nas grandes cidades.
Segunda: O que falhou? O PS no divã
Terceira: Como Moedas baralhou os planos de Marcelo.
Quarta: Rio acelera as diretas do PSD, equipa de Moedas quer outro líder.
Quinta: PS promete "não bloquear Moedas em Lisboa, mas fica com a Assembleia Municipal.
Sexta: Francisco Rodrigues dos Santos admite "coligação pré-eleitoral com o PSD" - e dispara sobre os críticos.

Na Sociedade, destaco-lhe estes temas:
A inevitável notícia da semana: Juíza previu fuga de Rendeiro.
Uma entrevista a Marta Temido: “Vamos dar a vacina da gripe e uma terceira dose covid”.
Mãe de Rui Pedro, 23 anos depois: “Acredito que o meu filho está vivo e, se o vir, acho que o reconheço”.
A história do prédio em Lisboa que ficou refém de traficantes.
No Ensino Superior, entraram muitos, mas nunca tantos ficaram de fora. Porquê?

E do Internacional, o acompanhamento das eleições na Alemanha:
Scholz quer conversações rápidas e eficientes;
Liberais podem ficar com Finanças.

NO CADERNO DE ECONOMIA,

a manchete interessa a todos: CTT têm mais de meio milhão de encomendas paradas no armazém. Entre e perceba porquê.
Mas há mais notícias:
IRS. Mais-valias de curto prazo na mira do englobamento do próximo Orçamento;
Utentes da ADSE pedem ajuda ao regulador;
Novo regime de vistos gold ‘empurra’ investimento para o interior;
Obras da Ferrovia 2020 derrapam para 2024. Governo só admite perder fundos em 2025;

E vale a pena passar também por isto:
Híbrido ou remoto? Regresso ao escritório pode gerar desigualdades.
A inflação não está em roda livre, mas...

NA REVISTA E,

A capa trás-nos Tintim de volta a Portugal, na mega exposição da Gulbenkian.
Temos uma grande entrevista a Rodrigo Leão: “Não procuro a perfeição”.
Uma história do New York Times: O cientista e a máquina que o matou, com recurso à inteligência artificial e a uma metralhadora com controle remoto.
E uma imperdível reportagem na Hungria e na Polónia, dois países em choque com a Europa: A leste da democracia.

Isto para além da Culturas, onde pode encontrar o roteiro cultural para estes dias.

ENTRETANTO, PARA OUVIR NO EXPRESSO

🌱Ambiente, filosofia, inovação. Queres saber o que é Ecosofia? O novo podcast do Expresso parte do conceito de 'Ecosofia', desenvolvido pelo filósofo norueguês Arne Naess. Cada episódio vai contar com um raio x a notícias de ambiente, discussão de um tema, muitas vezes com convidados especiais, e sugestões práticas sobre o que ver, ouvir, ler e fazer relacionado com estas temáticas. Subscreva o Ecosofia X na app que usa para ouvir podcasts ou acompanhe em Expresso.pt

👾Há uma ditadura das Finanças? Um ministro que desculpa publicamente um fracasso do seu ministério com a atividade de outro ministro não é um bom sinal para o Governo. Mas tem ou não tem razão na critica que faz? Ouça a conversa de Paulo Baldaia com o diretor do Expresso, João Vieira Pereira, no Expresso da Manhã

👅Já sabe que A Noite da Má Língua voltou? Ouça o episódio de estreia, subscreva o podcast e não perca um novo episódio todas as segundas à noite - para começar bem a semana.

Resta-me desejar-lhe um bom fim de semana,
e deixar-lhe este lembrete: agora que voltámos à 'normalidade', o Expresso voltará a sair ao sábado. É já na próxima semana.
Até lá, bom fim de semana.

Gostou do Expresso Curto de hoje?

Sem comentários:

Mais lidas da semana