terça-feira, 16 de novembro de 2021

SARAMÁGICO DA LITERATURA - o centenário

José de Sousa Saramago foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. -- Wikipédia

Saramago, nascido em 16 de Novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, Portugal. Faleceu em 18 de Junho de 2010, em Tias, Espanha. Comemora-se o seu centenário a partir de hoje. Tributos é o que não faltam, até mesmo daqueles que não o reconheciam como grande mágico das palavras – entre eles um obnóxio (funesto) ex-presidente da República, Cavaco Silva.

Saber sobre ele sem o ler é cousa nenhuma. Lê-lo é o melhor tributo que devemos e lhe podemos prestar. Herdámos dele um grande manancial de culturas e saberes. Saramágico da literatura e da vida que ainda vive e viverá entre todos nós, até mesmo entre os que em tempos o abominaram ou pura e arrogantemente tudo fizeram para o ignorar – uma postura impossível, como vimos.

Algumas obras de Samaramago (livros e filmes) -- Wikipédia

Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana