quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

China avisa que EUA pagarão "preço insuportável" pelo apoio a Taiwan

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China avisou que Estados Unidos estão a colocar a ilha numa "situação extremamente perigosa".

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China avisou esta quinta-feira que os Estados Unidos estão a arriscar vir a pagar um "preço insuportável" pelo seu apoio a Taiwan, que disse colocar a ilha numa "situação extremamente perigosa".

Numa entrevista à televisão estatal e à agência de notícias oficial Xinhua, Wang Yi acusou Washington de encorajar a independência de Taiwan, uma ilha que Pequim considera uma das suas províncias, embora seja governada separadamente desde 1949.

"Isto não só colocará Taiwan numa situação extremamente perigosa, mas também colocará os EUA perante um preço insuportável", advertiu Wang, citado pela agência de notícias France-Presse.

Taiwan foi o refúgio das forças do Partido Nacionalista Chinês (Kuomintang) depois de perder a guerra civil com os comunistas em 1949, que, desde então, reivindicam a soberania daquele território.

A ilha fez a transição para um sistema democrático na década de 1990.

A China nunca excluiu a possibilidade de utilizar a força para estabelecer a sua soberania sobre Taiwan e, nos últimos meses, intensificou as incursões aéreas na zona de identificação de defesa da ilha.

Os EUA continuaram a apoiar o armamento de Taiwan e a enviar altos funcionários a Taipé, suscitando críticas de Pequim, que pretende impedir qualquer contacto oficial entre a ilha e os governos com os quais mantém relações diplomáticas.

Wang Yi acusou os EUA de utilizarem "direitos humanos e democracia para caluniar e cercar a China e muitos países em desenvolvimento".

"Os EUA estão constantemente a provocar novos incidentes para prejudicar as relações entre os dois países", disse.

Na entrevista, segundo o serviço em inglês da Xinhua, Wang Yi também avisou que a ação de "alguns políticos ocidentais" não impedirá o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que decorrem entre 04 e 20 de fevereiro.

"Atletas de todas as nacionalidades são as verdadeiras estrelas no palco olímpico, aplaudidos por centenas de milhões de fãs do desporto em todo o mundo. As manobras políticas de alguns políticos ocidentais não prejudicarão uns esplêndidos Jogos Olímpicos, mas apenas exporão a sua má intenção", disse.

O chefe da diplomacia chinesa defendeu que a politização dos Jogos Olímpicos por certos países viola e desacredita o espírito olímpico, que disse reger-se pelos valores da amizade, compreensão mútua, solidariedade e comportamento leal.

"Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim promoverão o espírito olímpico, ajudarão a aumentar a compreensão e a amizade entre pessoas de diferentes países, demonstrarão a força da solidariedade e cooperação internacionais, e trarão mais confiança e coragem a um mundo ainda sob a sombra de uma pandemia", acrescentou.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que não enviará uma delegação oficial aos jogos de Pequim, embora envie atletas, alegando que o Governo chinês está a cometer abusos dos direitos humanos na região de Xingjiang.

A este boicote diplomático juntaram-se países como a Austrália, a Bélgica, o Canadá, o Reino Unido e o Japão.

O boicote foi criticado pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que se manifestou "firmemente contra qualquer politização dos Jogos Olímpicos e do desporto" numa declaração divulgada em 11 de dezembro.

Diário de Notícias | Lusa | Imagem: © Tiziana FABI / POOL / AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana