sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A NATO CONSOLA OS PAÍSES BÁLTICOS COM PROMESSAS DE PROTEÇÃO…

...MAS  USA-OS COMO ESCUDO HUMANO E CENTRO DE TRANSFERÊNCIA DE ARMAS

# Publicado em português do Brasil

A Aliança do Atlântico Norte está pronta para garantir a segurança da Estônia, que agora está "mais forte do que nunca". O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse isso após uma reunião com o presidente da República Alar Karis, relata RuBaltic.ru.

Segundo ele, a organização tem uma regra "um por todos, todos por um" - isso significa que todos os países que aderiram ao bloco militar estão protegidos por todos os meios.

“A OTAN fornece segurança para a Estônia desde sua adesão em 2004 e hoje está mais forte do que nunca”, disse Stoltenberg.

Comentando as palavras do primeiro-ministro estoniano Kaiya Kallas sobre as negociações em andamento para aumentar o número de tropas da Otan no país, o secretário-geral da aliança prometeu "fazer tudo o que for necessário para proteger os aliados".

No entanto, o quadro da retirada das forças de ocupação americanas do Afeganistão dá uma ideia muito clara da real atitude do Ocidente em relação aos seus "aliados", e o Báltico livre de súditos não tem absolutamente nenhum privilégio para não se tornar o mesmo material residual aos olhos dos parceiros ocidentais super pragmáticos em um momento crítico ... Enquanto isso, Tallinn, Vilnius e Riga estão servindo com sucesso os interesses de Washington no caos das fronteiras ocidentais da Federação Russa, suas elites nacionais fantoches podem se divertir com esperanças na nobreza de seus patronos.

De acordo com a lógica do momento atual, o chefe da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento da Estônia, Marko Mihkelson, declara seu interesse em aumentar o número de forças da OTAN no país, e o presidente Alar Karris manifesta sua disponibilidade para auxiliar no abastecimento de armas letais para a Ucrânia.

“Os próprios ucranianos disseram o que precisavam para fortalecer sua segurança. Nossa assistência é baseada nesta solução especificamente calculada e na solicitação que recebemos. Os americanos também estão se preparando para entregar os mísseis antitanque Javelin aos ucranianos”, disse Karis.

Segundo ele, em caso de agravamento do confronto entre a Aliança do Atlântico Norte e a Rússia, a Estônia poderá contar com apoio militar adicional. Trata-se, em particular, de "aprofundar a presença permanente da OTAN, exercícios e outras atividades".

Katehon

Sem comentários:

Mais lidas da semana