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Pepe Escobar* | Strategic Culture Foundation
Washington não considerará as propostas russas sobre a não expansão da OTAN e não tem intenção de sequer discutir a ideia. Tanto para “diálogo”.
Foi a primeira reunião de alto nível Rússia-OTAN desde 2019 – imediatamente após a não conclusão do diálogo sem diálogo de “garantia de segurança” EUA-Rússia no início da semana em Genebra.
Então, o que aconteceu em Bruxelas? Essencialmente, mais um diálogo sem diálogo – completo com um prefácio kafkiano da OTAN: estamos preparados para o diálogo, mas as propostas do Kremlin são inaceitáveis.
Isso foi um duplo contra o enviado americano à OTAN, Julianne Smith, culpando preventivamente a Rússia pelas ações que “aceleraram esse desastre”.
A essa altura, todos os seres conscientes da Eurásia e de sua península européia devem estar familiarizados com as duas principais demandas racionais da Rússia: nenhuma expansão adicional da OTAN e nenhum sistema de mísseis estacionado perto de suas fronteiras.
Agora vamos mudar para a máquina de rotação. Os chavões do secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg eram previsivelmente fiéis à sua mediocridade espetacular. Sobre o diálogo já antecipado, disse ser “importante iniciar um diálogo”.
A Rússia, disse ele, “exortou a OTAN a se recusar a admitir a Ucrânia; a aliança respondeu recusando-se a comprometer o alargamento”. No entanto, a OTAN “recebeu consultas bilaterais” sobre garantias de segurança.
A OTAN também propôs uma série de amplas consultas de segurança, e “a Rússia ainda não concordou, mas também não as descartou”.
Não é à toa: os russos já haviam notado, antes mesmo que isso acontecesse, que isso não passa de uma tática de adiamento.
O Sul Global ficará aliviado ao saber que Stoltenberg defendeu isso.
As blitzkriegs militares da OTAN tanto no Kosovo como na Líbia: afinal “caíram sob mandatos da ONU”. Então eles eram benignos. Nem uma palavra sobre o desempenho estelar da OTAN no Afeganistão.
E então, o tão esperado desfecho:
a OTAN se preocupa com as tropas russas “na fronteira com a Ucrânia” – na
verdade, de
Bombardeie-me para a democracia, baby
Então aqui está o evangelho da OTAN em um flash. Agora compare com as palavras sérias do vice-chanceler russo Alexander Grushko .
Grushko anunciou cuidadosamente como “A OTAN está determinada a conter a Rússia. Os Estados Unidos e seus aliados estão tentando alcançar a superioridade em todas as áreas e em todos os possíveis teatros de operações militares”. Essa foi uma referência velada ao Full Spectrum Dominance, que desde 2002 continua sendo o evangelho americano.
Grushko também se referiu às “táticas de contenção da era da Guerra Fria”, e que
“toda a cooperação [com a Rússia] foi interrompida” – pela OTAN. Ainda,
“A Rússia apontou honesta e diretamente à OTAN que uma nova queda da situação poderia levar a consequências terríveis para a segurança europeia.”
A conclusão foi dura: “A Federação Russa e a OTAN não têm uma agenda positiva unificadora”.
Praticamente todas as facções russofóbicas da máquina bipartidária War Inc. em Washington não podem aceitar que não deveria haver forças estacionadas em estados europeus que não eram membros da OTAN em 1997; e que os atuais membros da OTAN não deveriam tentar nenhuma intervenção militar na Ucrânia, bem como em outros estados da Europa Oriental, Transcaucásica e da Ásia Central.
Na segunda-feira em Genebra, o vice-ministro das Relações Exteriores Ryabkov já havia enfatizado, mais uma vez, que a linha vermelha da Rússia é inabalável: “Para nós, é absolutamente obrigatório garantir que a Ucrânia nunca, nunca, nunca se torne membro da OTAN”.
Fontes diplomáticas confirmaram que em Genebra, Ryabkov e sua equipe tinham, para todos os efeitos práticos, agir como professores no jardim de infância, garantindo que não houvesse “mal-entendidos”.
Agora compare com Ned Price, do Departamento de Estado dos EUA, falando depois daquelas cansativas oito horas compartilhadas entre Ryabkov e a vice-secretária de Estado Wendy Sherman: Washington não considerará as propostas russas de não expansão da OTAN e não tem intenção de sequer discutir a ideia.
Tanto para “diálogo”.
Ryabkov confirmou que não houve progresso. Referindo-se ao seu didatismo, teve de sublinhar: “Pedimos aos EUA que demonstrem o máximo de responsabilidade neste momento. Os riscos relacionados a um possível aumento do confronto não devem ser subestimados.”
Dizer, nas palavras de Ryabkov, que o esforço russo “significativo” foi feito para persuadir os americanos de que “brincar com fogo” não é do seu interesse é o eufemismo do jovem século.
Deixe-me sancioná-lo ao esquecimento
Uma rápida recapitulação é crucial para entender como as coisas podem ter descarrilado tão rápido.
A estratégia não exatamente secreta da OTAN, desde o início, foi pressionar Moscou a negociar diretamente com Kiev no Donbass, embora a Rússia não seja mencionada nos Acordos de Minsk.
Enquanto Moscou estava sendo forçada a se tornar parte do confronto Ucrânia/Donbass, mal se esforçou para esmagar uma revolução golpista colorida na Bielorrússia. Depois, os russos reuniram rapidamente uma força de ataque impressionante – com infraestrutura militar correspondente – no território da Rússia europeia para responder de maneira rápida no caso de haver uma blitzkrieg ucraniana no Donbass.
Não é de admirar que um alarmado Otantão tivesse que fazer algo sobre a ideia de lutar contra a Rússia até o último ucraniano empobrecido. Eles podem pelo menos ter entendido que a Ucrânia seria completamente destruída.
A beleza é como Moscou mudou as coisas com um novo movimento geopolítico de jiu-jitsu. A ukro-demência incentivada pela OTAN – completa com promessas vazias de se tornar membro – abriu caminho para a Rússia não exigir mais expansão da OTAN, com a retirada de toda a infraestrutura militar da Europa Oriental.
Era óbvio que Ryabkov, em suas conversas com Sherman, recusaria qualquer sugestão de que a Rússia deveria desmantelar a infraestrutura logística instalada em seu próprio território russo europeu. Para todos os efeitos práticos, Ryabkov esmagou Sherman em pedaços. O que restou foram ameaças mansas de mais sanções.
Ainda assim, será uma tarefa de Sísifo convencer o Império e suas satrapias da OTAN a não encenar algum tipo de aventura militar na Ucrânia. Essa é a essência do que Ryabkov e Grushko disseram repetidamente em Genebra e Bruxelas. Eles também tiveram que enfatizar o óbvio: se mais sanções forem impostas à Rússia, haveria um forte retrocesso, especialmente na Europa.
Mas como é humanamente possível para profissionais experientes como Ryabkov e Grushko discutir, racionalmente, com um bando de morcegos amadores cegos como Blinken, Sullivan, Nuland e Sherman?
Tem havido alguma especulação séria sobre o prazo à frente para a Rússia, de fato, nem se preocupar em ouvir mais a “baby balble” americana (copyright Maria Zakharova). Pode ser por volta de 2027, ou mesmo 2025.
O que está acontecendo a seguir é que a extensão de cinco anos do novo tratado START expira em fevereiro de 2026. Então não haverá teto
para armas nucleares estratégicas. O gasoduto Power of Siberia 2 para a China tornará a Gazprom ainda menos dependente do mercado europeu. O sistema financeiro combinado Rússia-China se tornará quase impermeável às sanções dos EUA. A parceria estratégica Rússia-China compartilhará tecnologia militar ainda mais substancial.
Tudo isso é muito mais consequente do que o segredo sujo que não é segredo no kabuki atual de “garantias de segurança”: a nação excepcionalista e “indispensável” é congenitamente incapaz de desistir da expansão eterna da OTAN para, bem, o espaço sideral .
Ao mesmo tempo, os russos estão muito conscientes de uma verdade bastante prosaica; os EUA não lutarão pela Ucrânia.
Então, bem-vindo ao Irracionalismo do Instagram. O que acontece depois? Muito possivelmente uma provocação , com a possibilidade, por exemplo, de uma operação química negra ser atribuída à Rússia, seguida por – o que mais – mais sanções.
O pacote está pronto. Ele vem na forma de um projeto de lei de senadores democratas apoiados pela Casa Branca para trazer “custos severos” para a economia russa no caso de Moscou finalmente responder às suas orações e “invadir” a Ucrânia.
As sanções atingiriam diretamente o presidente Putin, o primeiro-ministro Mishustin, o ministro das Relações Exteriores Lavrov, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Gen Gerasimov e “comandantes de vários ramos das Forças Armadas, incluindo a Força Aérea e a Marinha”.
Os bancos e instituições financeiras visados incluem Sberbank, VTB, Gazprombank, Moscow Credit Bank, Alfa-Bank, Otkritie Bank, PSB, Sovcombank, Transcapitalbank e o Russian Direct Investment Fund. Todos eles seriam cortados do SWIFT.
Se este projeto de lei soa como uma declaração de guerra, é porque é. Chame isso de versão americana de “diálogo”.
* Pepe Escobar -- Analista geopolítico independente, escritor e jornalista
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