domingo, 30 de janeiro de 2022

NÃO É DE ADMIRAR QUE A RÚSSIA SE SINTA AMEAÇADA

# Publicado em português do Brasil

John Linnemeier* |  opinião

De acordo com uma recente pesquisa internacional da Gallup, os Estados Unidos são considerados a maior ameaça à paz mundial, com Paquistão, China, Coreia do Norte, Israel e Irã (nessa ordem) bem atrás.

As guerras do Iraque, Afeganistão e Vietnã custaram trilhões de dólares e mataram milhões de pessoas (principalmente civis). Agora nos arrependemos de iniciá-los, e nunca teríamos feito isso se tivéssemos uma compreensão básica da situação em que estávamos nos metendo.

Estamos prestes a embarcar em uma nova guerra com a Rússia, um inimigo muito mais formidável. A conflagração nuclear em grande escala não é inconcebível. Aqueles que subestimam a possibilidade de um apocalipse nuclear não analisaram cuidadosamente as inúmeras vezes em que chegamos perto no passado.

Considere o ponto de vista dos russos. Desde os dias esperançosos da Perestroika e da Glasnost, eles viram uma OTAN com armas nucleares se expandir até suas fronteiras. Alguém se lembra de como os EUA reagiram a mísseis nucleares a 70 milhas de nossa costa? Podemos culpá-los por se sentirem ameaçados? A Rússia exigiu uma garantia de que a Ucrânia não se tornaria membro da OTAN. Os negociadores americanos chamam isso de inegociável.

Estamos à beira de um horror inimaginável. Por que os americanos que anseiam por um mundo pacífico não se manifestam? Por que você não está?

*John Linnemeier, Bloomington

Em carta ao The Herald-Times 

*Publicado em Global Research

Sem comentários:

Mais lidas da semana