quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

A censura, o racismo e o recrudescer do fascismo na pseudo-democracia dos EUA

O silenciamento de vozes negras e queer: George M. Johnson sobre a proibição de 15 estados de “All Boys Are Not Blue”

# Publicado em português do Brasil 

Democracy Now!

Os distritos escolares e as legislaturas estaduais controladas pelos republicanos estão intensificando rapidamente os esforços para banir certos livros sobre raça, colonialismo, sexo e identidade de gênero das salas de aula e bibliotecas públicas. A onda de proibições de livros – com mais de 70 projetos de lei educacionais sendo introduzidos nas legislaturas apenas no mês passado – foi amplamente liderada por grupos de direita financiados por Charles Koch. Estamos acompanhados pelo autor George M. Johnson para falar sobre seu premiado livro de memórias "All Boys Aren't Blue", que lida com homofobia, transfobia e racismo e foi alvo de remoção em pelo menos 15 estados. “A narrativa negra tem sido frequentemente proibida”, diz Johnson. “Meu livro é uma ferramenta para que crianças queer negras e LGBTQos adolescentes podem ver a si mesmos e ler sobre si mesmos e aprender sobre si mesmos.” Johnson também diz que as proibições apenas deram aos jovens mais pontos de acesso ao seu livro e argumenta que os recentes projetos de lei impostos pelos conservadores são “tudo sobre o medo de perder o controle das mentes que eles tiveram neste país desde sua fundação”.

Esta é uma transcrição apressada. A cópia pode não estar em sua forma final.

AMY GOODMAN : Distritos escolares e legislaturas estaduais controladas pelos republicanos intensificaram rapidamente os esforços para banir certos livros sobre raça, colonialismo e identidade de gênero das salas de aula e bibliotecas públicas, ao mesmo tempo em que impõem limites rígidos ao que pode ser ensinado nas escolas. De acordo com a PEN America, mais de 70 projetos de lei para impor ordens de mordaça educacional foram apresentados ou pré-arquivados apenas no mês passado. Enquanto isso, a American Library Association diz que recebeu 330 relatórios sem precedentes de esforços para banir livros.

Muitos dos esforços estão sendo liderados por vários grupos de direita, incluindo Moms for Liberty, Parents Defending Education e No Left Turn in Education. Todos os três grupos têm ligações com uma rede de direita financiada por Charles Koch e outros.

Em New Hampshire, os legisladores estão considerando um projeto de lei para tornar ilegal que professores de escolas públicas retratem os fundadores dos Estados Unidos de forma negativa ou ensinem que os Estados Unidos foram fundados no racismo. Em Oklahoma, o Senado estadual está considerando um projeto de lei visando livros sobre identidade sexual e de gênero de bibliotecas de escolas públicas. No Tennessee, o conselho escolar do condado de McMinn votou recentemente pela proibição de Maus , a graphic novel vencedora do Prêmio Pulitzer do Holocausto – sobre o Holocausto de Art Spiegelman, que se juntará a nós mais tarde no programa.

Mas começamos com o autor de um livro premiado que foi alvo de remoção por pelo menos 14 estados. É intitulado All Boys Are't Blue , de George M. Johnson, que escreve sobre crescer negro e queer em Nova Jersey. O livro trata de homofobia, transfobia e racismo. Em novembro, um membro do conselho escolar do condado de Flagler pediu ao Gabinete do Xerife do Condado que processasse criminalmente quem permitiu o livro nas bibliotecas escolares. A denúncia fez com que o livro fosse retirado do sistema escolar. George Johnson se juntará a nós em um momento, mas primeiro vamos ver uma aparição em vídeo que eles fizeram na reunião do conselho escolar no condado de Flagler.

GEORGE M. JOHNSON : Olá a todos. Meu nome é George M. Johnson, e sou o autor do livro All Boys Are't Blue . Venho a vocês hoje para falar em nome do meu livro, bem como apenas falar sobre alguns dos problemas e preocupações que as pessoas estão tendo com ele.

Primeiro quero falar sobre uma história, muito rapidamente, da primeira vez que aprendi a palavra “lésbica”. Eu tinha 8 anos, estava sentada no sofá com minha mãe, assistindo a um episódio de Murphy Brown , e no programa eles diziam a palavra “lésbica”. Olhei para minha mãe e perguntei a ela: “Mamãe, o que é uma lésbica?” Ela olhou para mim e disse: “Bem, Matt, alguns homens amam mulheres e mulheres amam homens, mas há algumas mulheres que também amam mulheres, e o termo para isso é 'lésbica'”. Olhei para minha mãe. , e eu simplesmente disse: "OK". E voltamos a assistir Murphy Brown . Naquele momento, eu era o aluno, e minha mãe era meu livro All Boys Are't Blue .

Não há razão para fingirmos que o mundo não vai expor nossos jovens e nossos adolescentes a esses assuntos muito pesados ​​e tópicos pesados ​​que estão incluídos no meu livro. O problema é que achamos que meu livro é o que os está apresentando a isso, quando, realisticamente, eles já estão experimentando essas coisas, e meu livro é o que os está ensinando a superar essas coisas.

Meu livro é voltado para leitores de 14 a 18 anos, como afirma na Amazon e em todos os outros sites importantes, bem como notas de 10 a 12. O livro tem duas seções onde descrevo sexo, que é a época em que fui abusada sexualmente aos 12 anos e minha primeira vez perdendo minha virgindade. As partes que estão sendo deixadas de fora são, eu perdi minha virgindade aos 20 anos, então eu era um adulto, e que ambos os capítulos estão realmente ensinando sobre consentimento, sobre agência, dando aos alunos a linguagem para entender seus corpos, para entender o poder que eles têm e realmente entender que porque eles não têm educação sexual, eles estão tendo que ir a outras fontes, o que pode fazer isso – colocá-los em risco e torná-los mais vulneráveis ​​e suscetíveis não apenas às DSTs, como o HIVe outras infecções sexualmente transmissíveis, mas também a danos potenciais.

Acho interessante, porém, porque me lembro de aprender sobre prostituição aos 6 anos de idade, e o livro que aprendi foi na escola dominical, e era a Bíblia. Então, a menos que estejamos prontos para banir qualquer outro contexto que fale sobre sexo e sexualidade, meu livro pertence às mãos desses adolescentes. Finalmente quero terminar dizendo que não é meu livro que vai prejudicar nenhum adolescente; são eles não tendo meu livro como um recurso enquanto experimentam a vida real e as coisas do mundo real.

AMY GOODMAN : Então, esse é George M. Johnson testemunhando virtualmente perante o conselho escolar em Flagler County, Flórida, depois que um membro do conselho pediu ao Gabinete do Xerife do Condado para processar criminalmente quem permitiu o livro de Johnson, All Boys Are't Blue , que foi banido em escolas e bibliotecas em pelo menos 14 estados. George M. Johnson é também o autor de We Are Not Broken .

Bem-vindo a Democracy Now! Você pode começar apenas respondendo a essa onda de banimentos, se isso o chocou? Você sabe, testemunho poderoso que você deu virtualmente diante do conselho escolar. Alguma escola restabeleceu seu livro? E fale sobre o que você está tentando transmitir em seu livro.

GEORGE M. JOHNSON: Sim. Então, primeiro, obrigado por me ter em seu programa hoje.

Eu gostaria de poder dizer que as proibições de livros foram chocantes, mas se você apenas olhar para a história dos Estados Unidos, as proibições de livros não são novidade. Eles simplesmente não são tão falados quanto falamos sobre eles em outros lugares, em outros países ao redor do mundo. Mas a narrativa negra tem sido frequentemente banida, quer você esteja falando sobre o primeiro livro de poesia de Phillis Wheatley nos anos 1700 ou qualquer uma das narrativas de escravos nos anos 1800. Então, isso realmente tem precedência histórica e legado neste país. Então eu não posso nem ficar chocado. Acho que estou mais chocado com o fato de que eles acham que proibir livros é uma coisa realista ou necessária durante esse período.

Você sabe, o que meu livro discute é a minha vida. Simplesmente conta minha história de vida desde o nascimento até os 21 anos de idade. E eu apenas discuto as provações e tribulações de como foi crescer e não ter certeza de quem eu era em termos de identidade. Mas a outra coisa bonita do meu livro é que falo da minha família. Falo da minha avó incrível, que não está mais aqui, que chamo carinhosamente de “Nanny”. E falo sobre crescer tendo primos maravilhosos e minha mãe e meu pai em minha vida e todas as coisas e sabedorias que eles transmitiram a mim.

E eu também, você sabe, falo sobre sexo e sexualidade e consentimento e agência como uma ferramenta de ensino para os jovens, que claramente estão crescendo em um mundo onde tópicos pesados ​​estão sendo apresentados a eles não apenas em livros, mas na vida real. na televisão. Então, novamente, eu acho interessante, porque é como se alguém quisesse aprender sobre sexo, sexualidade e gênero, um livro é provavelmente o último lugar que eles precisariam procurar. Eles poderiam simplesmente cortar a televisão.

Mas sim, é disso que trata o meu livro. E no final das contas, meu livro é uma ferramenta para que crianças negras queer e adolescentes LGBTQ possam se ver, ler sobre si mesmos e aprender sobre si mesmos nas páginas do livro, algo que historicamente não foram capazes de fazer.

JUAN GONZÁLEZ: Bem, George Johnson, eu queria perguntar a você – o governador de Iowa, Kim Reynolds, comparou livros como o seu a filmes, dizendo que se cenas explícitas em filmes significam que crianças são impedidas de assisti-los, então cenas explícitas em livros também deveriam ser feitas. indisponível para as crianças. Qual é a sua resposta a essa comparação?

GEORGE M. JOHNSON : Sim. Minha resposta é que as pessoas estão usando a palavra “crianças” de forma muito nefasta. Sejamos claros: meu livro é para crianças de 14 a 18 anos. Alguns dos filmes sobre os quais ela está falando são voltados para jovens de 17 anos ou classificados em que jovens de 16 e 15 anos podem ir ver esses mesmos filmes. Então, o termo “crianças” está sendo usado em muitos lugares, porque o que eles estão tentando fazer em termos de mídia é fazer parecer que meu livro está disponível para uma criança de 8 anos ou meu livro está disponível para uma criança de 10 anos. - anos de idade, quando, na realidade, este livro está disponível para o mesmo grupo demográfico que ela está descrevendo.

JUAN GONZÁLEZ: E qual tem sido seu – como tem sido ter seu livro de memórias, que é tão profundamente honesto e vulnerável, estar no centro de tal campanha de grupos conservadores organizados em todo o país?

GEORGE M. JOHNSON : Sim. Serei honesto: alguns dias é um pouco esmagador ver sua história ser distorcida. Direito? Eu acho – e é interessante – certo? – porque eles não querem que você distorça a história de seus fundadores, que todos nós sabemos que temos – você sabe, que eram donos de escravos. Os fundadores deste país, sabe, participaram de abuso sexual e estupro e, sabe, muitos outros assuntos pesados, certo? Então, de um lado, eles estão dizendo: “Bem, não distorça a história de nossos fundadores”, enquanto também distorcem as histórias de nossos livros e dizem que nossos livros estão dizendo algo que eles realmente não são. Então, é um espaço realmente interessante para observar a dissonância cognitiva que está acontecendo quando eles estão discutindo minha história, em particular.

AMY GOODMAN : Você pode falar sobre o efeito, George Johnson, de seu livro ser banido e as crianças não terem acesso a ele, especialmente crianças negras e queer, mas não só?

GEORGE M. JOHNSON : Sim. Quero dizer, o efeito disso é que você tem adolescentes que passarão pelas mesmas coisas que eu passei. Eu falo sobre como foi passar por agressão sexual e abuso sexual. Eu falo sobre como é quando você não tem nenhuma representação de si mesmo no mundo e como isso pode ser isolado. Sabemos que os jovens LGBTQ experimentam ideações suicidas em uma taxa muito maior, morrem por suicídio em uma taxa muito maior do que seus colegas heterossexuais. Livros como esses impedem que essas coisas aconteçam. Então é extremamente importante que eles tenham recursos como o meu e muitos dos outros livros que eles estão tentando banir, porque honestamente isso pode salvar suas vidas.

AMY GOODMAN : Você pode nos dizer por que você intitulou seu livro All Boys Are't Blue ?

GEORGE M. JOHNSON :Sim. Você sabe, é interessante, certo? Quando pensamos em cores e pensamos: “Ah, meninos são azuis e meninas são cor-de-rosa”, o que estamos realmente dizendo quando colocamos essa designação de que um menino é azul, certo? Isso leva você a um caminho onde você tem que ser mais masculino, e você tem que se apresentar como heterossexual, e você tem que praticar esportes, e, você sabe, você não pode ter bonecas, ou você não pode ter um forno Easy-Bake quando menino. Você tem que ter uma bola de futebol ou uma bola de basquete. Você tem que ser duro. Você sabe, meninos grandes não choram. Isso realmente o empurra para um caminho, quando colocamos esse rótulo de menino em uma criança ou esse rótulo de menina em uma criança, para ir nessa direção de aceitabilidade ou nessa direção de aceitabilidade. E o que meu título está simplesmente dizendo é que, “Ei, todos nós, meninos, não somos azuis. Alguns de nós são rosa, e alguns de nós são amarelos, e alguns de nós são verdes. E merecemos e precisamos de espaço para explorar quem realmente somos, fora do contexto da sociedade heteronormativa em que muitos de nós estamos inseridos.”

JUAN GONZÁLEZ: E como escritor, quais são alguns dos livros que moldaram seu próprio pensamento e seu próprio trabalho?

GEORGE M. JOHNSON : Sim. Quero dizer, como escritor, você sabe, Notes of a Native Son de James Baldwin, The Bluest Eye de Toni Morrison , Sula . Você sabe, eu acredito que é chamado Tongues Untamed, que também é um livro dos anos 90. Todos esses livros ajudaram a aguçar minha lente. Todos esses livros me permitiram me sentir visto. Todos esses livros ajudaram, você sabe, a afiar minha ferramenta. Quando penso em Toni Morrison, ela é a razão pela qual escrevo. Tenho ela tatuada no braço. Diz – sua citação – “Se há um livro que você quer ler, e ainda não foi escrito, então você deve escrevê-lo”. Então, os trabalhos desses autores são – e ver como o trabalho deles no mundo mudou a cultura e nos deu espaço e nos fez sentir em casa e nos fez sentir vistos e aceitos e contados nossa verdadeira história, literalmente me fortalece para continuar a fazer isso por tantos outros que nunca tiveram suas histórias contadas.

AMY GOODMAN : George, seu livro é tão poderoso. E entre as coisas que você fala está sendo agredido sexualmente quando você tinha 13 anos, é ter seus dentes chutados quando você tinha 5 anos de idade. O que significaria se você lesse um livro como você escreveu, Todos os garotos não são azuis , quando você era criança?

GEORGE M. JOHNSON : Cara, teria significado o mundo para mim apenas ler qualquer coisa que dissesse, você sabe, ser diferente não significava que você não era normal, que os sentimentos que eu estava sentindo estavam sendo sentidos por outra pessoa antes de mim também. Isso me permitiria saber que eu não era o único que já havia passado pelas experiências que eu estava passando na adolescência.

Mas também teria me dado voz, acredito. Acho que teria me dado a linguagem e as ferramentas para poder ir até meus pais e conversar sobre como eu estava me sentindo, porque acho que essa também é uma das partes maiores, é quando você não tem a linguagem e você não sabe que outra pessoa está passando pelas mesmas coisas que você está passando, você não sabe nem como falar sobre isso com ninguém. Se eu tivesse um livro como o meu, sinto que teria um roteiro, algo em que eu poderia me apegar, onde eu poderia usá-lo para poder falar minha verdade para minha família, para meus amigos, de uma maneira que Eu não tinha permissão para fazer quando eu era adolescente.

JUAN GONZÁLEZ: E eu me pergunto - esse movimento que vem ganhando força nos últimos dois anos, esse movimento de livros proibidos em todo o país, quase me parece, dada a enorme acessibilidade da palavra escrita hoje, não apenas em livros, mas, obviamente, a maioria dos jovens obtém a maior parte de suas informações através de telefones, através de seus smartphones - qual é a sua percepção do que é, em essência, um movimento de astroturf, fingindo ser popular, mas na verdade sendo organizado por pessoas conservadoras multibilionárias como os irmãos Koch. Você poderia falar sobre sua resposta a esse movimento e por ser agora uma das figuras-chave no centro dessa tempestade?

GEORGE M. JOHNSON : Sim, o movimento é interessante, por todas as razões que você citou. E, você sabe, também é interessante porque você tem um monte de pessoas que muitas vezes [inaudível] deixam muito claro que não devem ter lido a primeira história de Gênesis e o fruto proibido. Quando você faz algo proibido, isso só o torna mais tentador. E assim, ao colocar nossos livros no centro das atenções e tentar torná-los proibidos, está, honestamente, apenas fazendo mais pessoas interessadas na história, o que está apenas criando mais pontos de acesso. Então é como se eles estivessem lutando para fechar um ponto de acesso, mesmo que a luta esteja tornando nossos livros tão conhecidos que está criando apenas mais 10 lugares diferentes para os alunos obterem o livro.

E então, eu acho que, realisticamente, essa não é realmente uma briga sobre proibições de livros. Acho que é uma noção de tentar manter a pureza branca e, tipo, a inocência de seus filhos. E eu acho que quando você olha para o que está acontecendo com o Voting Rights Act, quando você olha para o que está acontecendo com Roe v. Wade, quando você olha para o que está acontecendo com a proibição de livros, todos eles têm laços semelhantes com o fato de que a demografia e a população estão mudando, e a população está se tornando cada vez menos branca. E assim, realisticamente, o que eles estão tentando fazer é acabar com qualquer lugar onde você possa ver plenamente essa mudança demográfica acontecendo, que por acaso é a publicação. Há mais alunos negros e pardos, então há mais livros negros e pardos nos sistemas escolares. Então, em qualquer lugar onde estamos vendo a demografia dos livros mudar ou a demografia da votação mudar ou a demografia das taxas de natalidade mudando entre mulheres negras e pardas e brancas, você está vendo onde eles estão colocando esses ataques. Então eu acho que é isso mesmo.

Amy Goodman :Finalmente, eu queria perguntar a você sobre esses projetos de lei que estão passando pelas legislaturas estaduais, você sabe, não apenas a proibição de livros como o seu, George. Você tem o projeto de lei da Flórida, que foi aprovado por um comitê estadual da Câmara, que proibiria alunos e professores de falar sobre orientação sexual e identidade de gênero. Chama-se o projeto de lei “Não diga gay”. E então você tem New Hampshire. Quer dizer, estamos falando no início do Mês da História Negra. Legisladores de New Hampshire considerando um projeto de lei – como a New Hampshire Public Radio colocou? “O projeto de lei proposto, HB 1255, é intitulado 'Um ato relativo à lealdade dos professores' e busca proibir os professores de escolas públicas de promover qualquer teoria que descreva a história dos EUA ou sua fundação sob uma luz negativa, incluindo a ideia de que o país foi fundada no racismo.

GEORGE M. JOHNSON : Sim. Você sabe, o medo de perder o controle fará com que você faça algumas coisas muito interessantes e estranhas. Esses projetos de lei tratam do medo de perder o controle das mentes que eles tiveram neste país desde suas primeiras fundações. Mais uma vez, eu era alguém - e escrevo sobre isso em All Boys Are't Blue— Eu fui alguém que foi literalmente condicionado como uma criança negra a pensar que Abraham Lincoln era meu salvador porque ele acabou com a escravidão. E então, penso nisso, como uma criança – por causa de como somos ensinados, somos condicionados a olhar para a brancura como uma coisa suprema, como o salvador. E então, quando estamos a 20, 25 anos ou mais de quando eu estava sendo ensinado, e temos livros e professores e bibliotecários que estão dizendo: “Bem, na verdade, essa não é a verdade deste país, e na verdade isso é realmente o que aconteceu”, o condicionamento da mente está mudando.

E então, realmente, esta é realmente uma tentativa baseada no medo de parar como eles condicionaram as mentes dos jovens, porque, realisticamente, a Geração Z é a população mais diversificada. Então, o medo daqueles que estão atualmente no poder é que se a Geração Z tiver a verdade real em suas mãos, quando aquelas crianças brancas da Geração Z e aquelas crianças negras e pardas da Geração Z se tornarem os próximos líderes e os futuros líderes , eles vão operar com uma lente onde eles pensam sobre equidade e igualdade e percebem que existem pessoas que existem ao seu redor que não têm tanto quanto eles, de uma forma que eu fui condicionado quando criança a pensar que eu era – que a brancura foi minha salvadora, em muitos aspectos, em vez de perceber que era minha opressora.

AMY GOODMAN : George M. Johnson, queremos agradecer a você por se juntar a nós e por seu trabalho corajoso, autor do livro de memórias All Boys Aren't Blue , que foi banido em escolas e bibliotecas em pelo menos 15 estados agora. George M. Johnson é também o autor de We Are Not Broken .

Em seguida, falaremos com o cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Art Spiegelman. Um conselho escolar do Tennessee votou recentemente para proibir sua graphic novel Maus , sobre seus pais sobreviverem ao Holocausto. Fique conosco.

O conteúdo original deste programa está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Sem Obras Derivadas 3.0 dos Estados Unidos . Por favor, atribua cópias legais deste trabalho a democraticnow.org. Algumas das obras que este programa incorpora, no entanto, podem ser licenciadas separadamente. Para mais informações ou permissões adicionais, entre em contato connosco.


Próxima história deste programa

Apagando a história: o romancista gráfico do Holocausto Art Spiegelman em “Maus” e onda de proibições de livros varrendo os EUA

Sem comentários:

Mais lidas da semana