sábado, 12 de março de 2022

BATALHA CONTRA OS NAZIS É UNIVERSAL -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A CNN chegou a Portugal ressuscitando velhas e velhos criados do Sistema BBC (B de Belmiro de Azevedo, outro B de Balsemão e o C de Coronel da Lusomundo) mas batendo até ao absurdo na tecla da propaganda acéfala. Um desses ressuscitados, Carlos Idiota Magno, ao qual chamo carinhosamente o Comprimento Inútil (para a sua inteligência basta um milímetro de altura...) tem uma tese revolucionária: Para compreender a guerra na Ucrânia é preciso ler Iódor Mikhailovitch Dostoiévski (autor de O Idiota) e tudo se resume à fórmula de William Shakespeare, ser ou não ser, eis a questão. Os telespectadores ficaram grávidos de cultura. Viva a CNN!

Estou muito chateado porque o Idiota Magno se esqueceu do grande filósofo Arturo Orlandini, da Kapopa do Negage que tem uma fórmula que abrange tudo e mais alguma coisa, desde religiões a guerras, de doenças de amor a mau-olhado, de feitiço caseiro a maus negócios: Fornicar ou não fornicar eis a questão de ser ou não ser cornudo. Temos de fazer um congresso em Kiev para salvar o mundo livre de idiotas refugiados do romance O Idiota, de Dostoiévski.

Jonas Savimbi estudou a fundo o filósofo da Kapopa Arturo Orlandini. Tão profundamente que redigiu o guia do militante da UNITA. O engenheiro Chitunda, representante do Galo Negro na Comissão Nacional Eleitoral e o maninho Sanesse, director do gabinete do secretário-geral adjunto do partido, zangaram-se ao telefone. Mão amiga enviou-me a gravação do telefonema entre os dois. Já recebi o som há três dias, mas tive que aguardar um exame técnico ao produto. Precisava de ter a certeza de que era um som autêntico e não uma montagem habilidosa de sonoplasta. Confirmado, o som é verdadeiro. 

Chitunda está zangadíssimo com Sanesse porque este quadro do Galo Negro se pôs abertamente contra o engenheiro à civil Adalberto da Costa Júnior. Nada de pessoal. Explica o porquê do desacordo: 

- A direcção da UNITA sabia que o Adalberto era português e angolano, sabíamos todos que ele não podia concorrer à liderança do partido, a deputada Mihalea Webba alertou para o problema mas todos a ignoraram. Isto é inadmissível.

O engenheiro Chitunda disse a Sanesse que é muito novo, não percebe nada de amizades e alianças, desconhece o guia do militante redigido pelo velho Jonas, inspirado no filósofo da Kapopa do Negage, Arturo Orlandini (fornicar ou não fornicar eis a questão de ser ou não ser cornudo).

- Eu conheço muito bem o guia do militante, tornamos a vida impossível nas aldeias, fogem todos para as vilas. Tornamos a vida impossível nas vilas, Fogem todos para as cidades. Tornamos a vida impossível nas cidades, Fogem todos para Luanda. Criamos na capital uma bomba atómica social que nós depois fazemos explodir e tomamos o poder. O velho Jonas nunca expulsou ninguém por discordar!

O engenheiro Chitunda pegou fogo e respondeu: 

- Pois não, matava-os! Tu estás a portar-te como os Titos e outros. Querem morrer todos? 

- Engenheiro! Eu não posso aceitar que o Adalberto seja apoiado pela família de José Eduardo dos Santos. Nunca lhe perdoarei ter morto o velho Jonas! Temos de fazer alianças mas não é com o inimigo.

- Meu caro Sanesse, tu és muito novo. O que importa é o interesse da UNITA. Qual é o nosso interesse? Tomar o poder. Para isso não há amigos nem inimigos. O amigo hoje pode ser inimigo amanhã. Amigo é quem nos ajuda a tomar o poder. Porque esse é o interesse da UNITA. E o nosso interesse não muda porque estamos aliados a amigos ou inimigos.

- Engenheiro, eu não aceito isso! O Adalberto não pode ser financiado pela família de José Eduardo dos Santos. Nós não vamos aceitar. O partido está todo dividido por causa disso.

- Sanesse, vocês são inimigos do interesse da UNITA que é tomar o poder!

Lá está. Fornicar ou não fornicar eis a questão de ser ou não ser poder. O grande filósofo Arturo Orlandini tem razão e hoje pode ser considerado, sem a mínima dúvida, como o mentor de todo o pensamento da UNITA. Se os maninhos conseguirem apagar a História de Angola Contemporânea, pelo menos os últimos 60 anos, ajudados pelo bêbado da valeta e o soldado condutor do RI20, membro da Academia Angolana de Letras, então o sucesso está garantido. 

Os nazis do Galo Negro viram defensores do mundo livre, como os nazis da Ucrânia já viraram, com grande sucesso. Serão todos heróis do mar, da marselhesa, marcha real cara ao sol, deus salve a rainha, Alemanha acima de tudo, a bandeira estrela com bombas rebentando no ar. 

O Exército Vermelho destruiu o III Reich, libertou os campos de concentração nazis e executou Hitler. O Povo Angolano, desde os anos 70 até 2002 esmagou os racistas de Pretória e seus parceiros nazis angolanos da UNITA. 

Tudo acabou com uma operação policial reforçada pelas Forças Armadas Angolanas para desarmar a UNITA e desnazificar Angola. Os angolanos libertaram a Humanidade desse crime hediondo que era o regime de apartheid na África do Sul. E os seus restos belicistas, capitaneados por Savimbi.

A luta continua na Ucrânia e onde existirem nazis. Em Angola temos muitos. Estão alojados na UNITA e na sua esquina eleitoral. Vamos esmagá-los nas mesas e assembleias de voto. Agosto é já amanhã. 

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana