terça-feira, 1 de março de 2022

OS ABUSOS DOS ADORADORES DE CATILINA -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Lucius Sergius Catilina quis derrubar a República Romana. Insistiu, insistiu e falhou sempre. Já vimos isso com Savimbi e o Galo Negro. Cícero um dia perguntou no Senado: Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? Catilina, até quando abusarás da nossa paciência? A resposta foi o fim do golpista. Pensavam que lixo histórico só existe o que é produzido pela UNITA? Grande ilusão! O mundo está cheio de porcaria savimbista, adalbertista, chivukuvista e filomenista. Catilina, comparado com essas máquinas infernais de criar lixo, era um ser imaculadamente limpo.

O ocidente é o império das mentiras, dizem os russos face à propaganda histérica contra a Federação Russa. Estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) até quando abusarás da nossa paciência e da nossa inteligência? Até ao fim. Mas todos os Catilinas acabam e todos os Cíceros escrevem catilinárias que calam o banditismo político. Durante dez dias não liguei o botão do receptor de televisão. Nem imaginam como foi higiénico. Hoje voltei a ligar e estou enojado. Temo nunca mais voltar ao normal. 

Jornalistas transformados em moças e moços de recados. Oficias generais portugueses balbuciando atabalhoadamente ante as câmaras das televisões, as ordens que chegam de Washington. Pelos vistos a pobreza bateu-lhes à porta e já pagam as contas vendendo a honra e a dignidade, ao segundo. Vigaristas sem colarinhos tentam roubar aos pobres portugueses, o pouco que têm. Alguns desses crápulas até já divulgam os números das contas bancárias onde os fiéis da propaganda nazi devem depositar os tostões que tanta falta lhes fazem.

Portugal tem 25 por cento de crianças vivendo em situação de pobreza. Quase meio milhão de crianças estão em risco de cair na pobreza. Mais de 1,6 milhões de pessoas em Portugal vivem abaixo do limiar de pobreza. Não existem políticas sociais para combater esta catástrofe social. Nada de nada. Mas desde os bombeiros ao presidente da Câmara de Lisboa, um tal Moedas, andam todos a pedinchar para os mártires ucranianos, acossados pelos mauzões russos. Claro que isto é uma negociata infame e nem uma lata de sardinhas vai chegar à Ucrânia. Sacarem dinheiro aos pobres para encherem os bolsos é absolutamente infame. Até há médicos metidos no saque!

E Portugal faz vigílias. Hoje foram oito cidades. Aparecem uns e umas mártires ucranianas dizendo mentiras hediondas que vão para o ar sem qualquer filtro. Uma dessas heroínas num discurso bem treinado, disse que os russos assaltaram e ocuparam uma maternidade, prenderam equipas médicas móveis. 

Uma vigilante mais distraída ostentava um cartaz onde dizia: “Todos Temos Direito à Segurança!” Coitada, os bufos da OTAN (ou NATO) vão agir contra ela. Ainda não compreendeu que a Federação Russa e os russos do Leste da Ucrânia não têm direito à segurança. Uma manifestante espontânea estragou tudo quando disse: “Não percebo como é possível uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, nós somos irmãos! Esta vai presa.

O estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) adora misturar política com desporto. E aí estão os dirigentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e da União Europeia de Futebol (UEFA) a expulsar os clubes russos das competições europeias e da selecção nacional russa. A federação de judo retirou ao presidente Putin  o cinturão a que tem direito. O ridículo mata mais do que as explosões na Ucrânia. Estou a avisar.

O chefe da diplomacia da União Europeia, o senhor Borrel, anunciou hoje, com gaitinhas e funfuns, que o cartel vai fornecer armas e munições à Ucrânia. O clube dos ricos europeus até vai mandar bombardeiros. Colocar gente deste nível em lugares de responsabilidade dá isto. A sorte é que já ninguém ouve os burocratas de Bruxelas. Caso contrário, todos os países que fazem fronteira com a Ucrânia ficavam em grande perigo. Ainda mais do que estão. Irresponsabilidade é o forte deles.

Ninguém sabe como vai acabar o conflito na Ucrânia. Sabemos como começou e porque começou, mas tudo leva a crer que não vai acabar apenas com a expulsão dos nazis do poder em Kiev e o desarmamento do país que ao longo de oito anos cometeu um gravíssimo genocídio no Leste do país. Os sinais dos líderes europeus são preocupantes. Apostam na guerra, sem a mínima hesitação. Logo, tudo leva a crer que as coisas descambem e acabem muito mal. Pior do que no Afeganistão. Mesmo muito pior.

Se o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) ainda tem amigos e não apenas criados às ordens, que alguém avise o presidente senil Biden desta coisa muito simples: Agressão como aquela que a OTAN (ou NATO) cometeu na Jugoslávia, nunca mais. Destruição de estados soberanos como aconteceu no Iraque e na Líbia, nunca mais. Genocídios como os que foram cometidos na Palestina e no Iémen, nunca mais. Ocupações militares selvagens como no Mali, impossível. 

O ajuste de contas está mais próximo do que os eurocentristas imaginam. A resposta olho por olho ao estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) está mesmo a chegar.

Não abusem da sorte e não se convençam de que a vossa propaganda é verdade. E não pensem que por terem mais criadagem nos Media ganham todos os conflitos. Olhem para o Afeganistão e pensem duas vezes antes de se meterem noutra. 

Por fim, um sinal de alarme. Jovens negros, alguns com passaportes de países da União Europeia, estão a ser maltratados na fronteira da Ucrânia com a Polónia. Os nazis ucranianos e polacos não os deixam passar. Os próprios propagandistas da União Europeia fizeram a denúncia. Até aqui, as agressões a vários estados soberanos eram justificadas com a defesa da democracia. No que diz respeito à Ucrânia, todos se uniram para defender os nazis! Eis os artistas do embuste e da mentira no seu pior.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana