domingo, 24 de abril de 2022

Ucrânia 2014/21 | DETENÇÃO ARBITRÁRIA, TORTURA E MAUS-TRATOS - ONU

NO CONTEXTO DE CONFLITO ARMADO INTERNO NO LESTE DA UCRÂNIA

Relatório da ONU sobre direitos humanos em 2021, antes do eclodir da agressão militar russa, numa altura em que no Ocidente até se chegou a afirmar que a Ucrânia vivia em paz

«Relatório temático do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) examina: 1) a escala de detenção no contexto do conflito armado no leste da Ucrânia por atores governamentais e grupos armados e outros atores em território controlado pelo autoproclamada 'República Popular de Donetsk' e a autoproclamada 'República Popular de Luhansk' de 14 de abril de 2014 a 30 de abril de 2021; 2) a prevalência e os padrões de detenção arbitrária relacionada a conflitos, incluindo detenção secreta e incomunicável; 3) a prevalência e os padrões de tortura e maus-tratos relacionados a conflitos, incluindo violência sexual relacionada a conflitos; e 4) responsabilização por essas violações, incluindo reparação e reparação às vítimas»

«O ACNUDH estima que desde o lançamento da ATO em meados de abril de 2014 até 30 de abril de 2021, atores do governo detiveram de 3.600 a 4.000 indivíduos no contexto do conflito armado. Números estimados de detenções relacionadas a conflitos por atores do governo, 2014-2021».

«Tortura e maus-tratos. Desde o início do conflito armado, os detidos relacionados ao conflito enfrentaram tortura e maus-tratos por parte de atores governamentais. De abril de 2014 a 30 de abril de 2021, o ACNUDH documentou a detenção de 767 indivíduos (655 homens e 112 mulheres), 68,8% dos quais (528, incluindo 456 homens e 72 mulheres) foram submetidos a tortura ou maus-tratos, inclusive relacionados a conflitos. violência sexual. A extrapolação dessas proporções para o número total estimado de detenções arbitrárias relacionadas a conflitos por atores governamentais durante todo o período do conflito (2.300) indica que teria havido aproximadamente 1.500 vítimas de tortura e maus-tratos relacionados ao conflito.»

«Perpetradores. O ACNUDH identificou uma ampla gama de atores governamentais envolvidos em detenções arbitrárias relacionadas a conflitos, tortura e maus-tratos, incluindo: SBU; várias unidades (muitas vezes não especificadas) das Forças Armadas Ucranianas (UAF); Guarda Nacional; Polícia Nacional; Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado; batalhões voluntários antes e depois de sua incorporação formal na UAF, Guarda Nacional ou Polícia Nacional (como o batalhão 'Aidar', batalhão 'Artemivsk', batalhão/regimento 'Azov'; batalhão 'Dnipro-1'; 'Dnipro-2' batalhão, batalhão 'Donbas', batalhão 'Kharkiv-1' e batalhão 'Poltava'); e outras unidades armadas que participaram das hostilidades ou estiveram presentes nas regiões de Donetsk e Luhansk no contexto do conflito armado sem serem formalmente incorporadas à UAF, Guarda Nacional ou Polícia Nacional (como 'Setor Direito').»

«Aeroporto de Mariupol Em 2014, após a eclosão do conflito armado no leste da Ucrânia, o aeroporto de Mariupol foi transformado em uma base militar usada pela UAF, SBU e alguns batalhões voluntários, e partes de suas instalações foram usadas como centro de detenção. Até o momento, o ACNUDH documentou 21 casos individuais (19 homens e duas mulheres) de detenção arbitrária e incomunicável, tortura e maus-tratos ocorridos no aeroporto de Mariupol de 2014 até o primeiro semestre de 2016. O ACNUDH acredita que centenas de detidos foram mantidos lá antes ser transferido para outras instalações de detenção, oficiais ou não, ou serem libertados. Durante 2014, a duração da detenção no aeroporto variou de várias horas a um mês. Depois, os detidos eram mantidos apenas por períodos até 24 horas.»

«Durante a sua visita à Ucrânia em junho de 2015, o Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos tentou obter acesso ao aeroporto de Mariupol sem aviso prévio, mas foi impedido de entrar pelos militares. Em 2017, o HRMMU visitou o território do aeroporto e não encontrou indícios de que as suas instalações ainda fossem utilizadas como centro de detenção.»

VER DOCUMENTO DE NAÇÕES UNIDAS - DIREITOS HUMANOS

https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Countries/UA/UkraineArbDetTorture_EN.pdf?fbclid=IwAR0HXbXCuu5h1L0fP2SD-2qBYlknSlkn9ySRznvXWkzl5Y_OJEaJDpK0K9E

Sem comentários:

Mais lidas da semana