sábado, 23 de abril de 2022

Ucrânia | EVOLUÇÃO DA GUERRA DESUMANA NA ANTECÂMARA DO NUCLEAR

É a terceira guerra mundial, estúpido!

Via Jornal de Notícias/Augusto Correia e Agências elaboramos um breve resumo sobre a situação da invasão da Rússia na Ucrânia e a ação de desnazificação que aquele país invasor tem por objetivo, para além de demonstrar a sua reprovação relativamente à expansão da NATO/EUA para leste.

Destas breves referências retiradas do JN não incluímos declarações de Zelensky, o comediante presidente ucraniano, por considerarmos a sua arte dramática de jogar com sentimentos que não deve. Os seus exageros de propaganda, as suas referências a rechear o catálogo das fake news com objetivos manipulatórios, etc. Nem por uma vez registamos que o comediante cede com dignidade para livrar a Ucrânia dos nazis que ele integrou nas forças armadas (p. ex.), nem a ser inquestionável adepto da paz que devia poupar os sofrimentos e mortes de populações do seu país. Aquilo que lhe ouvimos insistentemente é o pedido de armas, de sanções ao inimigo e a apologia da escalada da guerra. Insistindo também sistematicamente em erguer “papões” de que a Rússia vai atacar aqui e ali outros países do Leste e provavelmente ainda mais a ocidente. 

O comediante Zelensky não se cansa de regar a situação de fogo com gasolina, em vez de procurar entendimento para o apaziguamento e paz efetiva que permita à Ucrânia, à Europa e ao mundo livrar-se deste pesadelo tão real e indesejável para a humanidade. Muitos afirmam, pelas evidências, que o bando Zelensky aceitou e chamou à sua responsabilidade a guerra por procuração dos EUA contra a Rússia. Até nisso demonstrou e demonstra a indiferença pelos destinos do seu país e do povo ucraniano. Muito menos lhe importa o destino da União Europeia que se deixou arrastar pelos EUA/NATO para o conflito que tem fortes probabilidades de reduzir-nos a pó, sendo a quase extinção do planeta e da humanidade a certeza que ocorrerá, se…

Redação PG

As ‘breves’ de hoje sobre o teatro de guerra na Ucrânia

Rússia diz que destruiu mais de 20 armazéns com armas e equipamento militar

As forças russas destruíram nas últimas horas mais de 20 armazéns com armas e equipamento militar na Ucrânia, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

"A aviação operacional-tática das Forças Aeroespaciais russas realizou ataques a 66 instalações militares na Ucrânia", afirmou o porta-voz militar russo, Igor Konashenkov.

Os militares da Rússia também realizaram ataques de mísseis terrestres de alta precisão contra 11 alvos, acrescentou o responsável, citado pela agência espanhola Efe.

Ministério da Defesa britânico diz que continuam combates intensos em Mariupol

O Ministério da Defesa britânico (MoD) informou que continuam "combates intensos" em Mariupol, apesar de a russo "afirmar que conquistou" aquela importante cidade portuária do sul da Ucrânia.

Na mais recente atualização, o MoD considera que "os combates estão a frustrar as intenções russas de capturar a cidade e a atrasar mais o desejado progresso no Donbass".

Segundo o relatório, "apesar da atividade crescente, as forças russas não conseguiram ganhos significativos nas últimas 24 horas, na medida em que os contra-ataques ucranianos continuam a frustrar os esforços russos".

Nova tentativa de retirada de civis em Mariupol

Uma nova tentativa de retirada de civis do porto ucraniano de Mariupol, largamente controlado pelo exército russo, está prevista para hoje, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk.

"Hoje estamos novamente a tentar retirar mulheres, crianças e idosos", escreveu a vice-primeira-ministra no Facebook, acrescentando que os civis começaram a reunir-se perto de um centro comercial na cidade.

Mais de 100 mil pessoas -- abaixo da população pré-guerra de cerca de 430 mil -- estarão presas na cidade costeira de Mariupol com pouca comida, água ou aquecimento, e mais de 20 mil civis foram mortos em quase dois meses, de acordo com as autoridades ucranianas.

Tentativas repetidas para retirar os civis da cidade falharam devido aos bombardeamentos russos contínuos.

Guterres em Kiev na quinta-feira após encontro com Putin em Moscovo

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai visitar a Ucrânia na próxima semana, após reunir-se em Moscovo com o Presidente russo Vladimir Putin, informou o porta-voz do líder da ONU.

"O secretário-geral irá visitar a Ucrânia na próxima semana. Terá uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e será recebido pelo Presidente, Volodymyr Zelenskyy, a 28 de abril", pode ler-se na nota enviada às redações.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana