domingo, 17 de abril de 2022

Ucrânia | Mais um ataque noturno nos arredores de Kiev. Mariupol ainda resiste


Um ataque aéreo atingiu a cidade de Brovary, perto de Kiev. As sirenes tocaram durante a noite em todo o território ucraniano. Apesar das ameaças russas para as tropas de Zelensky se renderem até às 3 horas da madrugada deste domingo em Mariupol, a cidade ainda resiste.

Rússia acusa Zelensky de tentar ganhar tempo para pedir ajuda à NATO

O presidente da Duma (Câmara Baixa do parlamento) russa, Viacheslav Volodin, acusou hoje presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de usar as negociações com Moscovo para ganhar tempo e conseguir ajuda militar da NATO.

"Zelensky afirmou que a Ucrânia está pronta para discutir com a Rússia a sua retirada da NATO e o estatuto da Crimeia, mas somente depois de as ações militares cessarem e as tropas russas deixarem o território ucraniano", escreveu o deputado russo na sua conta no Twitter.

Viacheslav Volodin lembrou, na mesma mensagem, que o Presidente ucraniano se expressou nos mesmos termos antes das negociações no final de março em Istambul, Turquia, quando as tropas russas estavam às portas de Kiev, o que levou a Rússia a reduzir a sua atividade militar naquela área.

Então, destacou Volodin, "Kiev retirou os compromissos que tinha assumido" e "hoje propõe o mesmo cenário", sublinhando que "a causa é óbvia" e que o Presidente ucraniano "quer ganhar tempo e simultaneamente pede ajuda militar à NATO".

Boris não pode ir à Rússia e Mariupol pode pôr fim às negociações de paz

O apoio do Reino Unido à Ucrânia levou o Kremlin a retaliar e a impedir Boris Johnson e outros membros do Governo britânico de entrar na Rússia. Moscovo perdeu mais um general em combate. O cerco aperta-se em Mariupol e Zelensky alerta sobre o fim das negociações de paz. Mais de 1900 civis morreram desde o início da invasão.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana