quarta-feira, 18 de maio de 2022

A PALHAÇADA DAS SANÇÕES À RÚSSIA

Sanções europeias feitas em cacos: Draghi diz que “a maioria dos importadores de gás” abriu contas em rublos com a Gazprom

ZeroHedge *

Não foi um rumor. Foram declarações de um figurão com a responsabilidade de Mario Draghi: a maioria das empresas europeias que importam gás russo estão a pagá-lo em rublos. Não admiram as verdadeiras palhaçadas belicistas que Borrell faz todos os dias. Entre outras coisas, quer ocultar o facto de «a tão unida UE» não conseguir manter no seu interior o cumprimento das desastrosas e suicidárias sanções que quis impor à Rússia.

Há três semanas, referimos que, quando confrontados com as reais e brutais consequências de sinalizar - com áspera linguagem - a sua posição anti-Rússia, a falsa frente única da Europa prontamente se fragmentou, pois vários compradores de gás europeus discretamente pagaram em rublos por abastecimentos tal como a Rússia havia exigido – abrindo brecha nas sanções de Bruxelas – e previmos que em breve praticamente toda a gente na Europa iria seguir os seus passos e contornar do mesmo modo as sanções da UE. Há momentos, uma das mais poderosas individualidades da Europa – ex-sócio do Goldman e chefe do BCE – Mario Draghi, confirmou exactamente isso.

Falando no decurso de uma conferência de imprensa em Washington D.C. após o seu encontro com Joe Biden, Draghi disse que os importadores de gás europeus abriram já contas em rublos com a Gazprom.

O primeiro-ministro italiano estava a responder a uma questão sobre se confia que a Itália poderá pagar pelo gás sem violar as sanções e, portanto, o fluxo de gás para Itália não será afectado.

“Estou na verdade bastante confiante, mas por uma razão tola. Não existe nenhum pronunciamento oficial sobre o que significa violar sanções. Ninguém nunca disse nada sobre se os pagamentos em rublos violam ou não as sanções, como são organizados esses pagamentos. Trata-se portanto aqui de uma zona algo cinzenta.”

Na verdade, não se trata de nenhum modo de uma zona cinzenta: em 27 de Abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu especificamente as empresas a não cederem à exigência da Rússia de pagamento em rublos pelo gás:

“empresas com tais contratos não devem atender às exigências russas”, disse von der Leyen. “Isso seria uma violação das sanções, portanto, um alto risco para as empresas.”

Por outras palavras, ou Draghi está completamente inconsciente da realidade actual sobre o mais quente tópico do mundo de hoje, ou está a mentir descaradamente, e de caminho a demonstrar que toda a “frente europeia unida” contra Putin é uma gigantesca fachada de farsa.

O que levou à igualmente impressionante conclusão de Draghi’: “Efectivamente, a maioria dos importadores de gás já abriu uma conta em rublos com a Gazprom”, acrescentou Draghi numa revelação impressionante de que, nos bastidores, a Europa não só continua activamente a pagar A Rússia milhares de milhões todos os dias, mas está a fazê-lo nos termos de Putin e a ajudar a elevar exponencialmente o rublo!

Por outro lado, é possível que Draghi esteja apenas senil, o que explicaria por que disse ele que discutira com Joe Biden a criação de um cartel global de compradores de petróleo.

Repetiremos isso porque vale a pena repetir: Draghi e Biden sentaram-se, ambos desesperados por petróleo a qualquer preço, e contemplaram a criação de um cartel de compradores de petróleo. Vamos deixá-lo aqui sem mais comentários, porque qualquer tentativa de entender esta épica estupidez levaria a uma cena do tipo das do filme Scanners.

Publicado em O Diário

Fonte: https://www.globalresearch.ca/european-sanctions-blown-bits-draghi-says-most-gas-importers-opened-ruble-accounts-gazprom/5780030

Sem comentários:

Mais lidas da semana