segunda-feira, 30 de maio de 2022

O ESPETACULAR COMEDIANTE, PRODUTOR E REALIZADOR ZELENSKY

O Serve-se do Povo em atuação

Breve resumo dos acontecimentos de hoje na contenda Rússia – Ucrânia deixa-nos perceber que o conflito está para se arrastar no tempo e na morte e feridos de ambas as partes. Os EUA a União Europeia, o Reino Unido e a NATO alimentam a carnificina. 

O comediante Zelensky dirige a sua agenda política e guerreira recorrendo aos seus conhecimentos de produção e de realização de espetáculos de grande sucesso nos altos níveis e agrado de audiências. Com ilusões e falsidades cativa as audiências ocidentais. Afinal o pendor ucronazi mantem há quase quatro meses o espetáculo em alta audiência por todo o Ocidente. Se bem recordarmos, a propaganda espetacular nazi de Hitler procedia do mesmo modo e também nisso os senhores da guerra dos EUA são peritos.

Reproduzimos a seguir o resumo extraído do Diário de Notícia, quase podendo dizer que a leste não há nada de novo e que o espetáculo continua na maior das exibições que alguma vez um comediante e seus parceiros ucronazis conseguiram com o apoio da pseudo civilização e democracia ocidental. Longe vai o diálogo e o entendimento, assim como cedências das partes em conflito, que dessem lugar ao estabelecimento da paz – algo que devia ser exigência dos mentores (EUA, UE, RU) desta guerra por procuração assumida pela Ucrânia em ameaça à Rússia, operações que já datam desde 2014 pelo menos.

Resumo desta hora que pode ler no DN e cópia fiel do diretório da restante mídia Ocidental.

Redação PG

Zelensky dirige-se aos 27 líderes da UE no Conselho Europeu. "Libertação" de Donbass é "prioridade incondicional" para Moscovo

Numa altura em que as forças russas continuam a intensificar os combates em Donbass, os 27 líderes da União Europeia iniciam em Bruxelas uma cimeira extraordinária de dois dias, tendo a guerra na Ucrânia como tema central. O presidente ucraniano volta a participar, por videoconferência, neste Conselho Europeu.

Autoridades pró-russas de Kherson anunciam venda de cereais à Rússia

As autoridades pró-russas da cidade ucraniana de Kherson (sul) anunciaram esta segunda-feira que começaram a vender cereais à Rússia a partir daquela região junto ao Mar Negro, maioritariamente sob controlo das tropas russas.

"Estamos a vender cereais porque estamos à espera de uma nova colheita. Em 20 de junho, a campanha completa de colheita de cereais terá início no território da região de Kherson", disse o chefe-adjunto da administração civil e militar local, Kiril Stremousov, à agência russa Ria-Novosti.

Stremousov disse que Kherson envia pela primeira vez a sua produção para a península ucraniana da Crimeia, que foi anexada por Moscovo em 2014.

As vendas de cereais têm como objetivo "aumentar o bem-estar económico" da região, acrescentou, segundo a agência espanhola EFE.

A Ucrânia acusou a Rússia de roubar cereais armazenados em celeiros nas cidades controladas pelas tropas de Moscovo.

Lusa

Vencedores da Eurovisão conseguem 900 mil dólares com leilão do troféu. Dinheiro vai ser entregue ao exército ucraniano

Os Kalush Orchestra, banda ucraniana que venceu a edição deste ano do Festival da Eurovisão, conseguiu leiloar o troféu da competição por 900 mil dólares (cerca de 837 mil euros).

O dinheiro conseguido neste leilão vai ser entregue ao exército ucraniano, nomeadamente para a aquisição de um sistema de drones PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo terrestre, segundo a Sky News.

Ouvida forte explosão em Melitopol, na região de Zaporizhzhia

Em Melitopol, cidade na região de Zaporizhzhia que está ocupada pelas forças de Moscovo, foi ouvida esta segunda-feira uma grande explosão, segundo a agência de notícias russa RIA, avança o The Guardian.

“Hoje, por volta das 07:40, uma forte explosão foi ouvida no centro da cidade. As janelas e paredes das casas tremiam. O centro da cidade estava cheio de fumo preto”, de acordo com Vladimir Rogov, membro do novo conselho militar imposto pela Rússia a Zaporizhzhia.

Terá sido um carro estacionado perto de um dos prédios da autarquia que explodiu, de acordo com fonte do governo pró-russo.

Rogov afirmou que terá sido um grupo de sabotagem ucraniano que esteve na origem da explosão.

Forças russas terão sofrido "perdas devastadoras", diz Reino Unido

O Ministério da Defesa britânico indica esta segunda-feira que as forças russas terão sofrido "perdas devastadoras" entre os seus oficiais de nível júnior e médio.

O mais recente relatório da situação dos serviços de informações britânico dá conta de "vários relatos confiáveis ​​de motins localizados entre as forças russas na Ucrânia" e da "falta de comandantes de pelotão e companhia experientes e confiáveis"

A perda de grande parte da "geração mais jovem de oficiais profissionais" deverá potenciar problemas contínuos na modernização na abordagem de comando e controlo das forças russas, considera o Ministério da Defesa Britânico.

"Situação muito difícil". Forças russas avançam para o centro de Severodonetsk, diz governador

As forças russas avançaram para o centro de Severodonetsk, cidade no leste da Ucrânia, há várias semanas sob bombardeamentos e agora palco de combates de rua, disse esta segunda-feira o governador da região de Lugansk.

"Os russos estão a avançar para o meio de Severodonetsk. A luta continua, a situação é muito difícil", disse Sergei Gaidai, na plataforma Telegram.

"A infraestrutura crítica de Severodonetsk está destruída, 60% do parque habitacional não pode ser restaurado", adiantou.

Sergei Gaidai acrescentou que a estrada que liga Severodonetsk a Lyssychansk e depois a Bakhmut era "demasiado perigosa" para permitir a retirada de civis e o transporte de ajuda humanitária.

Leia mais aqui

A "libertação" de Donbass é uma "prioridade incondicional para Moscovo, diz Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que a "libertação" da região de Donbass, no leste da Ucrânia, é uma "prioridade incondicional" para Moscovo.

"A libertação das regiões de Donetsk e Lugansk, reconhecidas pela Federação Russa como estados independentes, é uma prioridade incondicional”, disse o chefe da diplomacia russa ao canal de TV francês TF1 durante uma entrevista emitida no domingo.

Susete Henriques | Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana