Artur Queiroz*, Luanda
Este texto foi publicado em 07/08/2012 no Jornal de Angola
O primeiro esboço de caminho-de-ferro em Angola é de Pompílio Pompeu de Carpo, que em 1848 decidiu ligar Luanda a Calumbo por comboio, um meio de transporte revolucionário e que na época dava os primeiros passos. O autor, natural da ilha da Madeira, era homem dado a revoluções. Foi preso por atentar contra a coroa portuguesa e veio cumprir pena na Fortaleza de São Miguel.
O madeirense era homem culto e
teve um papel importantíssimo na Imprensa Angolana. Era proprietário da
tipografia que imprimiu o Boletim Oficial, o primeiro jornal angolano. Para
recuperar a liberdade, ele ofereceu-a ao governador Pedro Alexandrino da Cunha.
Dinamizou o Teatro Providência, foi panfletário e polemista. Falava
fluentemente o inglês e tornou-se agente comercial com ligações privilegiadas à
praça de Londres, que na época era o primeiro mercado de matérias-primas. Por
isso fez fortuna fácil e rápida.
Em 1848, apresentou o projecto do caminho-de-ferro aos comerciantes de “Loanda”
Silvano Francisco Luís Pereira e Eduardo Germak Possolo. Pompílio de Carpo
ainda conseguiu incluir na sociedade “herr” Shut que era o cônsul honorário de
Portugal em Hamburgo e facilitava a aquisição de locomotivas “Henchel” e as carruagens. As famosas
locomotivas inglesas ficavam por conta do autor do projecto. Quem fizesse
melhores condições, fornecia o material circulante.
Pompílio Pompeu de Carpo era mais dado ao teatro e ao jornalismo, por isso o
projecto do caminho-de-ferro entre Luanda e Calumbo ficou para segundo plano.
Os sócios também se desinteressaram, porque os custos das locomotivas e vagões
eram elevadíssimos.
O governador-geral José Baptista de Andrade retoma o projecto em 1862. Mas
pouco adiantou porque não conseguiu atrair capitais privados e os cofres
públicos estavam depauperados. Mas em 5 de Agosto de 1873, o então ministro do
Ultramar e da Marinha, Andrade Corvo, ordenou ao governador-geral de Angola que
iniciasse de imediato a execução de projectos que dotassem Angola de “viação
pública”. Mas em Luanda nada aconteceu. O ministro insistiu em 5 de Fevereiro
de 1874. O governador ignorou as ordens. Pressionado por Lisboa, em Dezembro
assinou um decreto que aprovou o contrato para construção do caminho-de-ferro
de Calumbo, entre o Governo-Geral de Angola e um consórcio formado por poderosos
comerciantes e industriais de Luanda: Augusto Garrido, Alberto da Fonseca Abreu
e Costa, José Jacinto Ferreira da Cruz, proprietário da Fábrica de Tabacos
Ultramarina, Ângelo Prado, Matoso da Câmara e Isaac Zagury.
Em 1877 o ministro Andrade Corvo veio a Luanda, viajando no navio “Índia”, da
Marinha de Guerra. Era acompanhado por uma equipa de engenheiros liderada pelo
major Manuel Rafael Gorjão. Faziaem parte do grupo Arnaldo de Novais, Gualberto
Bettencourt Rodrigues,
Henrique Santos Rosa, Neves Ferreira, Domingos de Figueiredo e Frederico Torres. Estes técnicos, por ordem do ministro, recebiam salários muito acima do normal e eram pagos por um “saco azul” e não pela folha de salários da administração colonial. Nada lhes faltava.
Eles tinham que “desencalhar” o comboio a todo o custo. Mas o objectivo agora
era levar o comboio até ao Lucala. E o projecto mudou de nome: Caminho-de-Ferro
de Ambaca.
Com destino à Funda
Os técnicos perderam muito tempo a discutir o traçado da linha. Uns defendiam
que ela devia ser complementar aos transportes fluviais através do rio Cuanza.
Outros queriam que a linha fosse autónoma. Face às desinteligências, a
construção efectiva da linha apenas começou em 31 de Outubro de 1886. O
director das obras era João Burnay, um experimentado engenheiro
O governador decretou feriado e o comércio de Luanda fechou para todos irem à
Estação da Cidade Alta ver partir o comboio, puxado por uma moderna máquina
Armstrong. Em seguida, arrancou a construção do Caminho-de-Ferro de Malange e
ao mesmo tempo o Ramal do Golungo Alto.
No Dombe Grande começou a ser construída a linha de
O inglês Robert Williams descobriu as minas de cobre do Katanga e percebeu que só podia retirar o minério pelo porto do Lobito. Propôs ao governo português a construção de um caminho-de-ferro até à fronteira com o então Estado Independente do Congo ou Congo Belga. Em 1902, foi assinado o contrato de concessão por 99 anos. Portugal, de imediato, criou o distrito da Lunda e nomeou o seu primeiro governador o então major de infantaria, Henrique de Carvalho, profundo conhecedor da região. Bruxelas e Lisboa travavam uma renhida disputa fronteiriça. Os portugueses responderam com a extensão da autoridade do Estado a todo Leste de Angola. Estamos em 1902.
Em Março de 1903, começam os trabalhos na linha, a partir do Lobito. A saga da construção do CFB é um romance! Operários europeus, desde portugueses a gregos e italianos, trabalhavam de sol a sol no assentamento dos carris. Milhares de angolanos derramavam o seu suor no canal ferroviário. Em 1908, aconteceu história: Foram inaugurados os primeiros
Quem vê nessa saga heróica os dias de hoje, está a ver bem. A actual reconstrução do CFB tem a mesma coragem e a mesma força que permitiram concretizar os mesmos sonhos de há cem anos. Ainda em
Os que rasgam caminhos
Os operários da via-férrea trabalhavam noite e dia para levar o comboio até à fronteira, que naquele tempo ainda não estava estável nem definida. E em 4 de Setembro de 1912, há cem anos, o comboio chegava ao Huambo, nesta altura ainda uma espécie de acampamento dos ferroviários.
Em 18 de Outubro de 1913 o comboio do CFB puxado por uma moderna e potente Armstrong, apitava no Chinguar. As quitandeiras ofereciam aos viajantes cestinhos de morangos e loengos. Os registos marcam até aqui,
Logo a seguir rebentou a I Guerra
Mundial. Os portugueses mobilizaram todos os seus recursos para combater os
alemães que na época ocupavam a Namíbia (Damaralândia). Os ingleses faziam um
esforço financeiro gigantesco para combater o inimigo alemão. Os trabalhos
pararam. Os que rasgavam caminhos ficaram sem trabalho e fixaram-se nas
estações ao longo do canal ferroviário, que já funcionava. Foi assim que o
Huambo cresceu e se fez cidade.
Quando foi assinado o armistício no palácio de Versalhes (Paris) a Europa
estava destruída e sem dinheiro. As obras do CFB estiveram paradas dez anos.
Mas em 1923 recomeçaram, com uma força de trabalho mais reduzida. Em 31 de
Janeiro de 1924, o comboio chegou ao Cuito (Silva Porto). Mas as obras
continuavam. Em Setembro de 1925 o comboio chegou ao rio Cuanza e passou para o outro lado, através de uma ponte em ferro com
A ponte foi projectada para o comboio. Mas o Governo-Geral de Angola fez um
acordo com o CFB e pagou à parte os trabalhos que permitiram que a ponte
servisse também para peões e automóveis.
Os que rasgam caminhos passaram rapidamente o Munhango e Luena (Vila Luso).
Seguiram em direcção à fronteira. Portugal e Bélgica discutiam o traçado exacto
da fronteira Leste.
Em 1927 foi assinado o Tratado de Loanda (luso-belga). Portugal consegiue
incluir em Angola a chamada “Bota do Dilolo”, uma área de
No dia 11 de Janeiro de 1929, o
comboio saído do Lobito entrou triunfante na estação do Luau. Tinha acabado de
percorrer
De Luanda a Malange
Em
A linha do Lucala a Malange arrancou em força, numa extensão de
O percurso entre Matete e Malange abriu ao tráfego em 1 de Setembro de 1909, há
103 anos.
O ramal do Golungo Alto, tem
Em 1918, todas as linhas foram integradas numa nova empresa: Caminho-de-Ferro
de Luanda. Foi construído nesse ano, o ramal de Calumbo. Estava realizado o
sonho de Pompílio Pompeu de Carpo. O CFL também integrou a antiga linha do
Bengo, até Catete e a chamada bolsa de Cassoalala. A nova empresa ficou a gerir
Do Namibe ao Lubango
A “febre” do caminho-de-ferro chegou ao sul de Angola. Os alemães tinham um
projecto de ocupação do território até pelo menos à margem sul do rio Cunene. E
depois construir uma via-férrea que nascia num porto a construir na Baía dos
Tigres ou Tombwa e penetrava o interior de Angola até ao Cuando Cubango,
descendo depois para a Namíbia e África do Sul.
Os portugueses, conhecedores dos planos alemães, em 28 de Setembro de 1905
começaram a construir uma linha entre o porto do Namibe e o Lubango, numa
extensão de
O comboio só chegou ao Lubango em 31 de Maio de
ferroviário para o Cuando Cubango, arrancou muito mais tarde.
Comboio do café
A região da Gabela começou a marcar pontos na produção de café. Um grupo de
fazendeiros e comerciantes, liderado pelos proprietários da fazenda CADA, decidiu
construir uma via-férrea até Porto Amboim, numa extensão de
A linha do Caminho de Ferro do Amboim ficou concluída em 1931. Em 1933,
transportou 985 passageiros e 6.780 toneladas de café.
Cada passageiro que viajava nos comboios de Angola pagava 0,01 tostão por
quilómetro, em terceira classe. Em segunda, 0,03 e em primeira, 0,05. Cada
tonelada de carga geral custava 0,06 tostão. Mas produtos como o café, milho e
sisal tinham uma redução de 50 por cento, o que fazia do caminho-de-ferro um
meio de transporte muito barato.
*Jornalista
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