quinta-feira, 2 de junho de 2022

AFU MANTÊM POSIÇÕES NO DONBASS, FORÇAS RUSSAS VOLTAM A KHARKIV

#Traduzido em português do Brasil

Após as prolongadas batalhas posicionais na região de Kharkiv, as Forças Armadas da Federação Russa lançaram uma contra-ofensiva. Unidades russas estão repelindo as Forças Armadas da Ucrânia (AFU) das aldeias que os russos deixaram semanas atrás. As aldeias de Tokarevka e Tsupovka estão novamente sob controle russo. A AFU foi forçada a recuar em direção à linha Dergachi-Tsirkuny.

As linhas de frente permanecem inalteradas na região de Izyum. Os confrontos continuam perto das aldeias de Velikaya Kamishevakha, Kurulki e Dolgenkoe.

As tropas russas se aproximaram dos arredores da cidade de Svyatogorsk. As forças conjuntas romperam as defesas da AFU na cidade de Yarovaya, assumindo o controle da estrada que leva a Svyatogorsk. Ao mesmo tempo, o bombardeio das posições russas em Paseka aumentou, enquanto ataques maciços de artilharia foram realizados nas posições da AFU em Bogorodichy.

As AFU estão equipando suas posições de artilharia na cidade, inclusive no mosteiro de Svyatogorsk, local sagrado localizado na margem oposta do rio.

Depois que a cidade de Krasny Liman ficou sob o controle da República Popular de Donetsk (DPR), a ofensiva russa continuou na direção leste. Unidades russas se aproximaram da cidade de Rayhorodok e estão bombardeando as posições militares ucranianas do outro lado do rio Seversky Donets.

Na República Popular de Luhansk, violentos confrontos continuam nas ruas da cidade de Severodonetsk. Unidades russas e LPR estão avançando na direção norte, nordeste e sudeste. Eles já repeliram a AFU de quase todas as áreas residenciais, inclusive no centro da cidade. Os confrontos continuam na área industrial.

Unidades ucranianas estão se retirando para a cidade de Lisichansk e reforçam suas posições em uma nova fortaleza da resistência ucraniana, na planta química de Azot. Em 31 de maio, as unidades AFU em retirada explodiram um contêiner presumivelmente com nitrogênio na fábrica de produtos químicos Azot, culpando o ataque aéreo da força russa.

As forças lideradas pela Rússia ainda não cercaram as unidades AFU implantadas em Zolotoe. As forças ucranianas ainda lutam pelo controle da vila de Vrubovka e da estrada de Zolotoe a Lisichansk. Confrontos violentos continuam em Ustinovka e perto de Toshkovka.

Perto da cidade de Donetsk, os confrontos continuam na área de Avdeevka sem mudanças significativas no campo de batalha. As tropas russas e da RPD ainda não cercaram a cidade, avançando lentamente da vila de Novoselovka Vtoraya. As unidades AFU recebem suprimentos militares da direção oeste.

Os militares ucranianos destacados em Avdeevka continuam bombardeios maciços contra civis na cidade de Donetsk. Em 31 de maio, os ataques resultaram na morte de uma menina de 5 anos em Makeevka.

South Front | VER VÍDEO

Sem comentários:

Mais lidas da semana