domingo, 17 de julho de 2022

EUA | BRANQUEAMENTO DO GOLPE DE ESTADO CONTINUA EM CURSO

#Traduzido em português do Brasil

A história das mensagens de texto do Serviço Secreto de 6 de janeiro mudou várias vezes, é dito ao painel

Hugo Lowell em Washington | The Guardian

A explicação de como as mensagens de 5 e 6 de janeiro de 2021 foram excluídas passou de atualizações de software para substituições de dispositivos

O relato do Serviço Secreto sobre como as mensagens de texto do dia anterior e do dia do ataque ao Capitólio foram apagadas mudou várias vezes, disse o inspetor-geral do Departamento de Segurança Interna ao comitê seleto da Câmara em 6 de janeiro em uma reunião na sexta-feira.

Em um ponto, a explicação do Serviço Secreto para os textos perdidos foi por causa de atualizações de software, disse o inspetor geral ao painel, enquanto em outro momento, a explicação foi por causa de substituições de dispositivos.

O inspetor-geral também disse que, embora o serviço secreto tenha optado por fazer com que seu escritório revise a resposta da agência ao ataque ao Capitólio em vez de realizar relatórios pós-ação, então impediu a revisão pela produção lenta de materiais.

Depois que o inspetor-geral levantou suas queixas, ele discutiu a viabilidade de reconstruir os textos. Mas as questões alarmaram tanto o comitê seleto que o painel mudou horas depois para intimar o Serviço Secreto , de acordo com participantes do briefing.

A série de desenvolvimentos em ritmo acelerado no Capitólio refletiu como o apagamento dos textos do Serviço Secreto – divulgados pela primeira vez em uma carta ao Congresso pelo inspetor-geral Joseph Cuffari – se tornou uma prioridade para o inquérito do Congresso em 6 de janeiro.

As circunstâncias que cercam o apagamento dos textos do Serviço Secreto do dia anterior e do dia do ataque ao Capitólio tornaram-se centrais para o comitê seleto enquanto investiga como planejava mover Donald Trump e Mike Pence à medida que a violência se desenrolava.

Os textos são potencialmente significativos para os investigadores, pois o Serviço Secreto desempenhou um papel crucial na prevenção de Donald Trump de ir ao Capitólio naquele dia e queria remover o então vice-presidente Mike Pence do complexo, de acordo com o painel.

Na carta, o inspetor-geral disse que certos textos do Serviço Secreto de 5 de janeiro e 6 de janeiro de 2021 foram apagados em meio a um “programa de substituição de dispositivos”, mesmo depois de solicitar as mensagens para sua investigação interna.

O Serviço Secreto contestou isso, dizendo em comunicado que os dados de alguns telefones foram perdidos como parte de uma “migração do sistema” pré-planejada em janeiro de 2021, e que o pedido inicial de comunicações de Cuffari veio semanas depois, no final de fevereiro de 2021.

Mas o comitê seleto questionou a ênfase do Serviço Secreto nessa data, disseram os participantes, e observou na carta de intimação que o pedido de comunicações eletrônicas de fato veio primeiro do Congresso , dez dias após o ataque ao Capitólio.

A solicitação do Congresso de 16 de janeiro de 2021 dirigida a várias agências do poder executivo – incluindo o Departamento de Segurança Interna, que supervisiona o Serviço Secreto – era para todos os materiais referentes ou relacionados ao tumulto.

Os membros do comitê seleto estavam céticos em relação à noção de que o Serviço Secreto conseguiu apagar inadvertidamente mensagens-chave durante um período de 10 dias que talvez esteja entre os mais tumultuados para a agência, disseram os participantes.

Se alguns dos textos foram deliberadamente apagados após o pedido de 16 de janeiro de 2021, isso pode significar obstrução de uma investigação do Congresso, acrescentou um dos membros do comitê selecionado na sexta-feira.

Um porta-voz do Serviço Secreto não pôde ser encontrado imediatamente para comentar.

O comitê seleto passou os últimos dias tentando estabelecer se todos os textos de 5 de janeiro e 6 de janeiro de 2021 foram perdidos ou apenas alguns, exatamente como os textos foram apagados e se os textos de dias adicionais daquele mês foram ausência de.

Os participantes do briefing disseram que Cuffari não foi capaz de fornecer respostas claras sobre essas perguntas, além do fato de que ele entendeu uma proporção dos textos do dia anterior e do dia do ataque ao Capitólio que permanecem desconhecidos.

As perguntas não respondidas foram por causa da falta de transparência do Serviço Secreto, disseram os participantes que Cuffari indicou. No briefing, Cuffari disse que a explicação para os textos perdidos mudou de atualizações de software para atualizações de dispositivos e ainda outros problemas.

Cuffari também expressou otimismo ao comitê seleto de que os textos apagados poderiam ser reconstruídos por meio de backups anteriores de mensagens ou ferramentas disponíveis para a aplicação da lei federal, disseram os participantes.

O inspetor-geral do departamento de justiça já havia conseguido recuperar textos perdidos , usando “ferramentas forenses” em 2018 para recuperar mensagens de dois altos funcionários do FBI que investigaram a ex-candidata presidencial Hillary Clinton e Trump e trocaram notas criticando o último.

A controvérsia sobre os textos apagados do Serviço Secreto irrompeu na quarta-feira depois que a carta de Cuffari se tornou pública, e o comitê seleto se esforçou para avaliar o impacto em sua investigação.

Isso levou o seleto presidente do comitê, Bennie Thompson, a discutir o assunto com o diretor de equipe do painel, David Buckley, e sua vice, Kristen Amerling, e mais tarde com todo o comitê selecionado, que pediu a Cuffari que fornecesse um briefing a portas fechadas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana