terça-feira, 12 de julho de 2022

Portugal | OS MOTARDS EM FARO E OS INEPTOS DOS PODERES

Anular evento em Faro: Metam-se com a “malta das duas rodas se querem ver o que são manifestações de desagrado e indignação a sério” – já dizem.

Muitos milhares de motards estão em Faro para a tradicional concentração. Imensos vieram de outros países, percorreram muitos milhares de quilómetros para chegar a Faro. Antes ninguém lhes disse que o evento não se realizaria por causa dos fogos que lavram por Portugal e que podem eclodir na área da concentração. Ninguém se lembrou disso – que só por isso é um enorme monumento á incúria, à flagrante má governação da autarquia de Faro e do governo néscio de Costa. Só agora se lembraram que o evento deve ser “parado”, deve ser anulado.

Se os médicos especialista de “doentes atrasados mentais” analisarem certos e incertos responsáveis em algumas autarquias, categoricamente na governação e também onde se tece a legislação, etc. etc. encontrarão imensos pacientes com a maleita de sua especialidade. Além disso também existem psicopatas que ali se acobertam e usufruem de boas e grandes vidas à custa do erário – os trouxas que somos a maioria.

Façamos notar que os motards são uma família muito vasta e que ali há de tudo. Carneirinhos, touros de bravura assinalável nas pontas dos pitons e também ali podemos encontrar autênticas e indomáveis feras….

E querem proibir a concentração devido a riscos de incêndio? Só a poucos dias se lembraram do risco que representa para incendiar o local? Pois. São os parasitas que sustentamos nos poderes que acordaram para o medo, o alarme e a realidade. Que acordaram tarde, como de costuma. Bando de calaceiros do pensamento e de outras faculdades que se mostram amiúde tão inúteis. Tão chulos e impreparados que são.

É expectável que nada de fogos ocorra no local da concentração. Os motards não são parvos, ao contrário de carradas dos nomeados ou eleitos nos poderes que regem Portugal. Mas também existem os que não são. A autarquia de Faro neste caso parece que não é nada parva e responsabiliza-se pela realização do evento. Dobrando de segurança. Vão ver que nada de mal acontecerá. Esperemos. Até porque Fátima Milagreira dará um olhinho de cuidados, porque provavelmente também foi de férias para o Algarve. Sortuda. Vá lá, santinha, ajuda os motards.

MM | PG


 Concentração de Faro "já está em andamento"

"Não temos condições rigorosamente nenhumas de parar"

Autarca de Faro pede ao Governo para que a responsabilidade do evento, que reúne milhares de motards no Algarve, passe para o município.

O presidente da câmara de Faro escreveu, na segunda-feira, ao primeiro-ministro apelando a António Costa que reconsidere o caso da concentração de motos de FaroRogério Bacalhau garante que o evento é "seguro" e pediu a António Costa que deixe a câmara municipal assumir essa responsabilidade.

"Apelamos ao Governo que nos deixasse decidir e que, eventualmente, se entenderem que é necessário mais algumas medidas além daquelas que nós já temos definidas nos dissessem, para que a concentração se possa realizar. Esta situação não é certamente igual a outras no resto do país, onde as situações no terreno são completamente diferentes", afirma, em declarações à TSF.

O autarca considera que, nesta altura, não há condições para parar a concentração, que já está em andamento, e sublinha que dos 34 hectares do recinto da concentração só 14 são florestais.

"Espero que a concentração avance, até porque, neste momento, temos mais de dois mil motociclistas já instalados na zona e estão a chegar aviões com pessoas do mundo inteiro que vêm para a concentração", sustenta, alertando para um problema: "Com o despacho do Governo é proibido utilizarmos 14 dos 34 hectares onde a concentração se vai realizar. Eu não vejo como é que nós conseguimos parar este processo que está em andamento. Há mais de um mês que o moto clube anda a preparar os meios e o terreno e as pessoas estão a chegar."

"Mesmo que nós, hoje, disséssemos às pessoas que não havia concentração, elas estão cá e têm que ficar naquele espaço porque é ali que iriam pernoitar. Não temos condições rigorosamente nenhumas de parar este processo que está em andamento", assegura.

O presidente da câmara de Faro lembra as medidas que todos os anos o moto clube de Faro leva por diante para que o terreno seja seguro e enumera algumas: "Temos um sistema de rega daquele espaço com bombas de incêndio instaladas, com geradores que permitem que essas bombas de incêndio funcionem sempre, temos quatro autotanques que estão lá permanentemente. É recorrente que toda aquela zona seja regada ao longo da concentração até por causa do pó e para diminuir o calor e aumentar o nível de humidade. Temos mais de 60 bombeiros que estão lá permanentemente. Temos uma torre de vigia com quatro metros de altura que permite vigiar todo o espaço."

"Há um conjunto de medidas que já foram pensadas nos outros anos e que este ano estão a ser reforçadas, mas que todos os anos existiram", acrescenta.

Maria Augusta Casaca com Carolina Quaresma | TSF

Imagem de topo: © Algarvephotopress/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana