Após encontro com o Presidente angolano, João Lourenço, em Luanda, os líderes da RDC e do Ruanda concordaram em baixar as armas imediatamente no leste congolês. Também definiram um mecanismo de observação.
A República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda concordaram esta quarta-feira (06.07) em criar um mecanismo de observação 'ad-hoc' e um cessar-fogo imediato, para aliviar as tensões entre os dois países, após um encontro mediado pelo Presidente angolano.
O Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, e o seu homólogo do Ruanda, Paul Kagame, encontraram-se hoje em Luanda para uma cimeira tripartida mediada por João Lourenço para discutir uma solução para o conflito armado na fronteira leste da RDC, cuja responsabilidade as autoridades congolesas atribuem ao Ruanda.
Os três chefes de Estado fizeram curtas declarações aos jornalistas, sem direito a perguntas, após a reunião, que durou mais de duas horas, mostrando-se satisfeitos com os avanços conseguidos e os resultados "satisfatórios" do encontro.
Em atualização
Deutsche Welle | Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário