quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Portugal | SE AS MENTIRAS MATASSEM A FOME ÉRAMOS TODOS OBESOS

SUBVIDA Á PORTUGUESA -- Que Costa está a mentir ou ocultar verdades sobre as medidas anunciadas para aliviar a carestia de vida. Opositores do governo afirmam que Costa e o governo estão a iludir os portugueses, governo e Costa dizem que não. Na barafunda a ilação que retiramos é a certa: a oposição ao governo, os respetivos partidos e seus políticos, têm mentido e manipulando todos os portugueses de alto a baixo – desde que nascem até que se finam. Por sua vez todos os governos, ministros e seus serventes, têm sido uns impávidos e serenos aldrabões

Afinal quem fala verdade? Nenhum desses dos poderes habituais. É o que é costume. Saiba-se que se as mentiras e as manipulações matassem a pobreza e a fome em Portugal eramos todos obesos e ricalhaços...

Se Costa está a mentir ou a manipular os portugueses acerca do assunto “alívio e ajudas”, nas pensões e o mais apensado que anunciou não nos surpreende, se são os diversos opositores que vêm à baila e alertar que afirmam tal como verdade de Lapalisse, também não traz surpresa para os portugueses. Regra geral nem uns nem outros merecem o mínimo de confiança. Para a plebe estão considerados como escória de gente que envereda pela política para se governar e comer nas mesmas manjedouras dos grandes empresários, banqueiros, oportunistas e vigaristas. Não é por acaso que a Justiça está como está e de Justiça tem a validade de encher as prisões com plebeus por crimes menores e fechar os olhos a grandes crimes económicos, a grandes roubos de colarinho branco, etc… Escusado continuar, todos sabemos quem é quem. O melhorzinho que se pode esperar é que por entre tantos malfeitores existam alguns que são exceções positivas para o lado dos plebeus. Ás vezes isso acontece, esses andam por aí, mas também não constitui surpresa que esses mesmos que são exceção não virem o ‘bico ao prego’ e não optem por  roubar, vigarizar, mentir aos desgraçados dos plebeus que vêem e sentem todos esses tais como esclavagistas – modernamente chamados de dirigentes, gestores, patrões, presidentes, ministros, senhores doutores, engenheiros, etc.

Mais palavras para quê? É tudo a mesma choldra. Está tudo dito. Estamos feitos, 'prejudicadidos' e mal pagos. Sempre. Resta a função de olhar o Curto do Expresso porque é por isso que aqui estamos com cara de parvos. Pois.

Confidência: Até apetece meter pó de sapato na dita água-benta e pioneses onde nos ajoelhamos – tantos são os ais do dia-a-dia.

Siga para bingo, curta o Curto e ajeite os barretes que vai enfiando. Esperançoso de que aconteça algo de melhorzinho. Às vezes até crente na Fátima. Ao menos essa não mente. Mas mentem muitos em nome dela. Pois.

MM | PG


Um plano para poupar energia e Costa a pôr água na fervura das pensões

João Pedro BarroS | Expresso (curto) 

A realidade parece mais complexa a cada ano que passa. Há dois anos e meio nada se afigurava mais perturbador do que uma pandemia que forçava milhões a ficar em casa. Superada essa crise, quase olhamos com nostalgia para um mundo com juros historicamente baixos (mesmo que hoje possamos olhar para trás e ver que os indícios de subida estavam lá) e preços da eletricidade estáveis. Na verdade, talvez a fatura da pandemia, muito agravada pela insana invasão da Ucrânia por Putin, esteja agora a chegar-nos às mãos. Na Europa, o futuro está cheio de nuvens negras.

Com o seu otimismo irritante, António Costa pensaria que, no pós-covid, seria possível governar em relativa bonança com a “bazuca” a tiracolo. Mas a vida é o que acontece enquanto estamos ocupados a fazer outros planos, terá um dia dito John Lennon, e por isso o Governo tem mesmo que enfrentar esta imprevista crise em que se cruzam uma guerra na Europa, inflação, juros a crescer, dificuldades de abastecimento energético, necessidade de reforçar o orçamento da Defesa e mais uma série de coisas graves e preocupantes que tornariam este texto fastidioso e deprimente. E, independentemente de como se analise a governação socialista, é caso para pensar que, sem maioria absoluta, a tudo isto se somaria provavelmente uma crise política.

Adiante: desde a apresentação do plano de apoio às famílias, na segunda,-feira que se sucedem explicações de governantes sobre as letras pequenas de cada uma das alíneas. Ontem, Costa já desenvolveu um pouco o que queria dizer com um “contrato com as gerações futuras”, que é mais um capítulo do eterno dilema da sustentabilidade da Segurança Social: até final de 2023, os pensionistas "não perdem um cêntimo", mas em 2024 "logo vemos". O que vai nas entrelinhas está explicado da maneira mais clara possível neste artigo da Elisabete Miranda: é o fim da fórmula de cálculo criada em 2008 pelo então ministro Vieira da Silva e a sua substituição por algo que ainda se desconhece, mas que está em estudo por uma comissão liderada pela economista Mariana Trigo Pereira.

Este será certamente um dos temas da entrevista desta noite de António Costa na TVI. Aliás, será inevitável responder às dúvidas que Marcelo Rebelo de Sousa expressou a partir do Brasil. Primeiro: se é constitucional que metade do aumento das pensões em 2023 seja antecipado em outubro. Segundo, e mais escaldante: se o Governo quer mexer estruturalmente no cálculo das pensões. Quando o executivo esclarecer a base de cálculo para futuros aumentos, "ficará claro se o Governo quis apenas dar uma resposta de emergência aos pensionistas ou se tenciona alterar a lei da Segurança Social", explicou o Presidente ao Expresso. Trocado por miúdos: não vai dar para esperar até algures em 2023 para sabermos isto, senhor primeiro-ministro.

Como tão bem exemplifica a Eunice Lourenço nesta crónica, o “malandro” António Costa tem muito que explicar. Falando claro, para além daquilo que já sabemos que estará na manga e já foi usado no debate de ontem no Parlamento: a evocação dos cortes do tempo da troika. Em entrevista ao “Público” e Renascença, o presidente do PSD já anunciou que vai chamar ao Parlamento o decreto-lei que inclui a antecipação de meia pensão.

Outro assunto obrigatório é o plano de poupança de energia que deve ser apresentado hoje, após o Conselho de Ministros, como o Expresso revelou no início da semana. Haverá medidas de poupança na administração pública e apenas “recomendações” feitas aos outros sectores, abrangendo edifícios residenciais, comércio e serviços, indústria, mobilidade e transportes. “Não ganhamos nada em criar conflitos”, sublinha o ministro do Ambiente. Em causa podem estar medidas como a redução da iluminação pública e de monumentos, a limitação das temperaturas no interior de edifícios e redução da iluminação em lojas após o encerramento, bem como a melhoria dos transportes e incentivos ao teletrabalho e à realização de reuniões em formato digital.

Por falar em energia: em Bruxelas, Ursula von der Leyen revelou o plano que vai propor aos Estados-membros para minorar a crise energética – e que será discutido na reunião de ministros com a tutela do sector, amanhã (a tal pela qual Costa espera para apresentar as medidas anti-inflação destinadas às empresas). Curiosamente, uma delas é a fixação de uma “contribuição solidária” sobre as petrolíferas, o que, apesar do eufemismo, tem de ser lido como um imposto sobre lucros extraordinários. É uma medida que o Governo parece decidido a rejeitar, de acordo com o “Público” de sexta-feira e várias declarações avulsas de governantes nas últimas semanas

Porém, há vozes no PS que a defendem, a começar por Carlos César, que ontem, em intervenção na abertura da Academia Socialista, voltou a ser bastante explícito, avisando ainda o Governo de que vão ser necessárias mais medidas. O presidente do PS fez também duas referências veladas a Augusto Santos Silva e à sua possível candidatura às presidenciais: "Não é pondo o carro à frente dos bois" nem "atacando a extrema-direita" que o partido vai vencer. Os recados ficaram dados.

Na Europa, também será dia de notícias por parte do Banco Central, cuja cúpula se reúne, ao que tudo indica, para decidir entre uma subida das taxas de juro diretoras de meio ponto percentual ou três quartos de ponto percentual, neste último caso imitando a Reserva Federal dos Estados Unidos. O presidente da Fed admite que o momento é de causar “alguma dor” às famílias e às empresas, por isso não entre em pânico mas aperte mesmo o cinto. Por outro lado, o preço do petróleo cai para o valor mais baixo desde janeiro, mas este é uma boa notícia por más notícias: há recessão à vista na Europa, o que fará diminuir o consumo, e, para além disso, o enfraquecimento do euro face ao dólar não permite que a quebra do preço seja tão expressiva.

OUTRAS NOTÍCIAS

As últimas da guerra – Eis as razões pelas quais a Rússia tem vindo a adiar referendos nos territórios ocupados na Ucrânia. Alguns dos títulos que pode encontrar no nosso direto: Turquia continua equilibrismo diplomático e culpa Ocidente por “provocação”; Ucrânia contabiliza 2,5 milhões de pessoas deportadas à força para a Rússia; Putin acusou o Ocidente de minar a economia global e a UE de receber a maioria das exportações de cereais, ‘enganando’ os países em desenvolvimento.

200 anos da independência do Brasil – "Estou a representar séculos de história de Portugal e do Brasil": Marcelo confortável no palanque ao lado de Bolsonaro, de Christiana Martins, enviada a Brasília. Na mesma linha, Maria da Paz Tréfaut escreve que Bolsonaro sequestrou o bicentenário e fez dele dia de campanha.

Angola – Militares tomam conta de Luanda a poucas horas da decisão do diferendo eleitoral. É hoje que o Tribunal Constitucional vai decidir se aceita os argumentos da UNITA para uma recontagem dos votos das eleições gerais de agosto.

Liz Truss – A nova primeira-ministra britânica fez jus à alcunha de “Thatcher 2.0” na sua primeira presença na Câmara dos Comuns. Os trabalhistas atacaram a recusa da conservadora em taxar lucros extraordinários do sector da energia.

Tarifas reguladas de gás – Saiba como fazer a mudança, que passou ontem a poder ser solicitada.

Ciberataque – Documentos classificados da NATO foram encontrados à venda na ‘darkweb’, adianta o “DN”. Ataque terá explorado fragilidades no Estado-Maior-General das Forças Armadas, secretas militares e Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional.

Crise nas urgências de obstetrícia – Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, volta a fechar bloco de partos.

Acordo de rendimentos – A um mês do Orçamento do Estado, o tema 'salários' ainda não começou a ser discutido por líderes das confederações empresariais e centrais sindicais.

Transplantes – No quinto país mais bem classificado do mundo nesta área, 30 mil recusam doar órgãos depois de morrer. A história de Tiago e os números em Portugal, num completo trabalho da Joana Ascensão e da Sofia Miguel Rosa.

Apple – A empresa californiana deu ontem a conhecer a nova família de iPhones 14 e três relógios inteligentes. Conheça as novidades ao pormenor.

Noite de Champions – O Sporting venceu pela primeira vez na Alemanha e com uma goleada (3-0 ao Eintracht Frankfurt). O FC Porto perdeu em Madrid, no terreno do Atlético (2-1), com um golo sofrido 11 minutos depois dos 90 regulamentares.

Mais um tijolo no Kremlin – O ex-Pink Floyd Roger Waters escreveu uma carta aberta à primeira-dama da Ucrânia, em que diz que Zelensky menosprezou “a vontade do povo" do país e sugere a rendição à Rússia. O apoio ocidental deve parar: "Atirar gasolina, ou seja, armas, para o fogo não resulta".

FRASES

Momentos houve em que, com o PSD no governo, a primeira palavra era corte. Agora a primeira palavra é aumento.
Ana Catarina Mendes, ministra dos Assuntos Parlamentares, em debate no Parlamento sobre o aumento do custo de vida em Portugal

Realmente é extraordinário que os trabalhistas não consigam encontrar mulheres para liderar, de facto nem sequer conseguem encontrar alguém que não seja de Londres.
Liz Truss, na sua primeira sessão na Câmara dos Comuns como primeira-ministra britânica, aproveitando para mandar uma bicada a Keir Starmer, líder da oposição

Apesar de sermos a 3.ª equipa com mais presenças na prova, sentimos que há um peso diferente em relação a alguns clubes.
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, a queixar-se da equipa de arbitragem no jogo de ontem frente ao Atlético de Madrid

PODCASTS A NÃO PERDER

As sugestões da equipa multimédia do Expresso:

Costa, a ilusão aos pensionistas e os fantasmas do passismo. O Governo anunciou um aumento de pensões que é, também, um corte no valor base das pensões que a lei ditaria. Terá Costa (e o PS) força para reformar a Segurança Social? E para assumir decisões difíceis que se avizinham? Para ouvir no Comissão Política.

“Não me parece que a iminência de golpe seja assim tão fatal”. Apesar dos receios e de “uma ameaça que paira no ar”, Julián Fuks, escritor brasileiro com raízes na Roménia e na Argentina, está otimista quanto ao futuro do Brasil. Conta-o a Christiana Martins, em Brasileiros, que tal?

Medidas de apoio às famílias: habilidade ou desonestidade? O pacote anti-inflação apresentado pelo Governo em análise no podcast Money Money Money, com João Vieira Pereira, diretor do Expresso, e Joaquim Miranda Sarmento, economista e líder parlamentar do PSD.

O QUE EU ANDO A LER E OUVIR

Muitas vezes, o que andamos a ler influencia o que andamos a ouvir e vice-versa. No meu caso, um artigo de maio do “The Guardian” fez-me ir explorar a música dos Au Pairs, uma banda inglesa da qual conhecia o single mais bem sucedido ("It's Obvious") e pouco mais. O artigo fala dos 40 anos do lançamento de “Playing with a Different Sex”, que considera “um dos melhores mas mais frequentemente esquecidos discos dos anos 80”.

Este álbum – e o segundo e último da banda, “Sense and Sensuality” – não saíram da minha lista de reprodução desde esse momento. Musicalmente, os Au Pairs enquadram-se no molde pós-punk de uns Gang of Four ou Talking Heads: riffs nervosos, baixo saltitão, mudanças de andamento contínuas.

Em conteúdo, encaixariam muito bem no atual espírito do tempo: as questões de género ("It's Obvious" é mais do que direta na reclamação de um estatuto de igualdade) e políticas (claramente à esquerda) estavam no ADN da banda. Havia “centenas de vezes onde skinheads da Frente Nacional apareciam para interromper os concertos”, recorda o guitarrista Paul Foad. Lesley Woods, a vocalista, era um ícone feminista.

“Sense and Sensuality”, o segundo disco da banda, é mais experimental e incorpora, por exemplo, elementos jazzísticos, o que me leva à sugestão de leitura deste Curto: “Love Goes to Buildings on Fire” (Faber and Faber, 2011), de Will Hermes, que fui lendo o ano passado. O título é, desde logo, uma referência ao primeiro single dos Talking Heads e o fio narrativo é uma viagem a Nova Iorque entre 1973 e 1977: são cinco anos que “mudaram a música para sempre”, considera o autor.

No meio de uma cidade em caos económico e social, há um melting pot em que se contaminam e desenvolvem punk, disco, rap, jazz e ainda outras linguagens de vanguarda. Daqui surgiram os sons que viriam destronar o rock pomposo e barroco da primeira metade dos anos 70 e marcar as décadas seguintes em termos de música popular. É uma viagem imperdível.

Voltemos aos Au Pairs: o título do artigo do “The Guardian” é “Os anos de Thatcher deram-nos muito material”. Nem de propósito, no número 10 de Downing Street está agora uma mulher que gosta de ser olhada como Thatcher 2.0. O mundo dá muitas voltas.

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma excelente quinta-feira e siga-nos também na Tribuna, na Blitz e no Boa Cama Boa Mesa. Espreite a nossa página de Exclusivos e se gosta do que lê e vê assine o Expresso. Nós vamos continuar deste lado a acompanhar a atualidade em permanência.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana