domingo, 23 de outubro de 2022

Portugal | ANATOMIA DE UM HOMICÍDIO: A NOITE DO CRIME

Setenta e Quatro

Olá,

O movimento skinhead destacava-se cada vez mais nas ruas de Lisboa e a violência era a sua imagem de marca: cabeças rachadas, esfaqueamentos, carros apedrejados, ameaças. Fizeram-se alertas sobre a crescente violência de extrema-direita, mas pouco se fez: os cabeças rapadas eram pequenos delinquentes, nada mais, argumentou-se. Até que tudo mudou numa noite de um concerto punk antimilitarista.

Há 33 anos, a 28 de outubro de 1989, oito skinheads atacaram a sede do Partido Socialista Revolucionário (PSR), em Lisboa, e mataram a sangue frio José da Conceição Carvalho e feriram outras duas pessoas. O ataque cirúrgico durou entre 50 segundos a um minuto e marcou profundamente uma geração de militantes de esquerda.

Como se chegou a essa noite? O que aconteceu nessa sexta-feira? Quem era José Carvalho? Como chegou a Polícia Judiciária a um skinhead em pouco mais de 24 horas? Quais as ondas de choque no circuito punk e na política nacional? Respondemos a todas estas perguntas na série Anatomia de um Homicídio, assinada por Ricardo Cabral Fernandes e João Biscaia. 

O Setenta e Quatro conta uma história das margens políticas e culturais daquela época, de como a extrema-direita regressou às ruas depois do 25 de Abril e nelas voltou a matar. Esta semana publicamos a primeira parte: a noite do crime. As restantes sê-lo-ão nas próximas semanas.

Além da primeira parte desta série, a edição desta semana conta ainda com um ensaio sobre touradas da autoria do sociólogo Fernando Ampudia de Haro. A pergunta que norteia o ensaio é: onde está no debate público a crítica de classe às touradas?

Também publicamos as crónicas de Guilherme Trindade e de Nuno Serra, dos Ladrões de Bicicletas.

300. É o número de novas subscrições de que precisamos para chegarmos ao final do ano. Sem isso, o Setenta e Quatro fica-se por aqui.

Se achas que o nosso jornalismo faz falta, que vale a pena continuarmos, faz a tua subscrição já hoje em www.setentaequatro.pt/contribui .

Obrigado.

Bom fim de semana e boas leituras

Ricardo

Setenta e Quatro – newsletter semanal

--------------------------------

O Setenta e Quatro assegura a total confidencialidade e segurança dos teus dados, em estrito cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Garantimos que os mesmos não serão transmitidos a terceiros e que só serão mantidos enquanto o desejares.

Podes solicitar a alteração dos teus dados ou a sua remoção integral a qualquer momento através do email geral@setentaequatro.pt

Sem comentários:

Mais lidas da semana