domingo, 2 de outubro de 2022

São Tomé | RESULTADOS OFICIAIS DAS ELEIÇÕES DE 25.09 CONTINUAM NO LIMBO

Tribunal Constitucional marcou Assembleia-geral de Apuramento das Eleições Legislativas para esta segunda-feira 

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 01 Out. 2022 (STP-Press) – O Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe agendou para esta segunda-feira, dia três, a Assembleia-geral de Apuramento das Eleições Legislativas realizadas, domingo último, no país, – revelou hoje uma fonte oficial à STP-Press. 

Segundo ainda a fonte, a reunião da Assembleia-geral de Apuramento inicia-se às 9:00TMG no auditório do Tribunal Constitucional, diante de todos os partidos concorrentes das eleições do dia 25 de Setembro de 2022. 

Recorde-se que de acordo com os dados divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional, o partido Acção Democrática Independente, ADI, na oposição, é a força política que vai a frente da contagem, com  36.549 votos, seguido pelo MLSTP/PSD, no poder, com 25.531 votos, o Movimento Basta com 6.874 votos e da Coligação MCI/PS-PUN com 5.120 votos, como os mais votados. 

Ainda nessas eleições, realizaram-se igualmente as Eleições Autárquicas, onde o ADI alcançou três câmaras municipais, nomeadamente a de Mé-Zóchi, no centro da ilha de São Tomé, da cidade de Neves, no norte, distrito de Lembá e de Água-Grande, capital são-tomense, na ilha de São Tomé. 

No entanto, a STP-Press soube que os partidos Basta, MDFM/UL e a UDD apresentaram ao Tribunal Constitucional um pedido de coligação e agrupamento dos votos das três candidaturas, antes da atribuição dos mandatos das Eleições Legislativas de 25 de Setembro que concorreram em separado. 

No mesmo documento apresentado pelos três partidos, indica que a Lei são-tomense estabelece dois mecanismos de coligação distintos, nomeadamente de coligação junto às eleições e a coligação de candidaturas em que concorrem em separados, mas que agrupam os votos no apuramento final dos resultados a favor de uma candidatura evitando desperdícios de votos. 

Manuel Dênde, Jornalista da Agência STP-Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana