sábado, 12 de novembro de 2022

Angola | 11 DE NOVEMBRO DE 2022 - INDEPENDÊNCIA E DESPORTO

ETERNA GRATIDÃO AOS  DESPORTISTAS ANGOLANOS E ÀS DESPORTISTAS ANGOLANAS

Evy Eden Martins*, Angola | João Manuel Bernardo*, Angola

DES(CORTINAR)

Hoje, 11 de Novembro de 2022, a partir de Luanda, capital de Angola, um país africano, do qual sou filha, onde moro e trabalho, no qual tenho raízes familiares profundas (do lado materno e paterno), e entrelaçadas com outros povos e nações, laços que me fazem ter uma visão e experiências de vida, de mundivivências multiculturais e multirraciais; onde na contínua luta para fazer jus à origem grega para palavra filantropia: “Amor pela Humanidade”, neste caso, um amor que não esquece a luta de libertação nacional angolana, lembro-me de pessoas desportistas fantásticas, “pessoas assim bonitas / pessoas assim pessoas”, como tão bem o diz Pedro Barroso na canção “Bonita”:

“Primeiro foram as mãos que me disseram
que ali havia gente de verdade …

é tão difícil encontrar pessoas assim bonitas
é tão difícil encontrar pessoas assim bonitas

falavas de projectos e futuro
de coisas banais frivolidades
mas quando me sorriste parou tudo
problemas do mundo enormidades
senti que um rio parava e o nevoeiro
vestia nos teus dedos capa e espada
queria tanto que um olhar bastasse
e não fosse preciso dizer nada

é tão difícil encontrar pessoas assim bonitas
é tão difícil encontrar pessoas assim pessoas”

Canção que dedico às pessoas desportistas de Angola.

Pessoas que ultrapassam, qualquer tateio. 

Pessoas que de forma individual e colectiva, enfrentam limites vários, como por exemplo limites pessoais, familiares, profissionais, culturais, físicos, financeiros, etc, para alcançarem uma meta. Meta que, uma vez alcançada, nos orgulha a todos e todas enquanto angolanos, angolanas e não só. 

Por isso cantei, canto e cantarei sempre: “é tão difícil encontrar pessoas assim bonitas / é tão difícil encontrar pessoas assim pessoas”.

Pessoas que através de sua acção comportamental física e mental, através do desporto, motivam outras pessoas a acções comportamentais e mentais para o desporto e não só.

Pessoas que promovem mudanças de mentalidades, como a consciência da importância da máxima “corpo são em mente sã”. 

Pessoas que nos fazem ser, não indiferentes, à importância do desporto para o desenvolvimento saudável de nossas crianças, jovens, adultos, terceira e quarta idade.

Pessoas que nos fazem reflectir sobre, o como podemos lutar por um  mundo mais e melhor, para todos e todas, mais justo e igualitário, onde por exemplo, a igualdade de géneros pode ser trabalhada ludicamente; se as crianças jogarem juntas, meninos e meninas, podem aprender a complementaridade do sexo masculino e feminino. Assim como o estabelecimento de regras e limites ao espaço de outra pessoa. Afinal a luta por um mundo melhor é responsabilidades de todos e todas! E, é de pequenino ou pequenina, que a educação se dá. A tão apregoada educação de berço!

Importa perceber o desporto como um movimento, individual e de massas, onde quiçá, o principal foco é a defesa de interesses partilhados, um movimento onde relações sociais são cultivadas, um movimento que cria empatias, que cria sinergias, as quais favoreçam o sentido de pertença a uma mesma sociedade, o sentimento de unidade do ser humano, com responsabilidades individuais e ou colectivas. 

O desporto cria movimento. Por exemplo: pessoas que a determinado tempo não se viam … e que por um evento desportivo … se reencontram! Pois sua equipe vai jogar! Num outro modo, virtual, comunicação social, milhões de pessoas se unem para acompanhar, por exemplo a copa do mundo, ou os jogos olímpicos! 

O desporto galvaniza pessoas!  Une pessoas!

O desporto dá alegria às pessoas, por verem, por exemplo, no campo, no mar, no rio ou no ar, como seus atletas mostram suas habilidades. Ao disfrutarem dessa alegria, criam um estado de repouso. De realização ao nível individual e colectivo.

Por outro lado, através do desporto, sentimentos se entrelaçam. Sentimentos de partilha, por exemplo o angolano Sayovo, é um desportista cego, que dá aos outros alegrias e motivações ímpares, verdadeiro exemplo de vida, de superação, de resiliência; assim como o exemplo da selecção angolana de futebol paralímpico. 

Em momento crucial da Nação Angolana e do mundo como um todo, no que tange à aproximação saudável das pessoas, à partilha de saberes e vivências, e ou à manutenção e criação de elos psicoafectivos, de princípios de realidades e princípios socias estruturantes e fundamentais à felicidade e saúde emocional e física dos angolanos e angolanas, moveu-nos uma força motriz congregadora para escrever esta matéria. 

Não é possível esquecermos que também foi graças aos nossos e nossas desportistas, que conseguimos vencer barreiras e obstáculos, aparentemente intransponíveis.

Muitas delas em pleno período de guerra. Como não lembras destas pessoas neste 11 de Novembro de 2022? Dia da Independência de Angola! Como não manifestar, a importância daqueles e daquelas que, através do desporto, vezes sem conta, e de forma abnegada, uniram a Nação Angolana, muitas vezes em meio a intrigas para tentativas de desestabilizações, divisões e manobras dilacerantes. 

Pessoas desportistas, que nos ajudaram a alcançar a Independência Nacional. 

Independência que veio dar-nos a liberdade de ver e viver esta prática das habilidades que os desportistas lançam no terreno. 

Independência que nos abriu portas para o desenvolvimento do ser humano angolano. 

Pessoas desportistas que ajudaram e ajudam para o desenvolvimento de um  ser humano novo.  

Pensamos que cabe a nós defendermos as nossas conquistas … Principalmente em honra à obra “Sagrada Esperança” de António Agostinho Neto, um visionário, em ano de seu centenário, e com sentido construtivo, com uma visão holística de mundo, e para o desenvolvimento de Angola, de África e do Mundo. 

Neste sentido, salientamos a importância da prática do desporto para nossas crianças e jovens. Assim como a existência de espaços públicos e gratuitos, para o exercício das mais variadas modalidades do desporto. Pois ser saudável e livre, também passa pela concretização da máxima “mente sã em corpo são”. 

Máxima perseguida pelos objectivos preconizados pelo executivo angolano. E que possui  conquistas no terreno.

Máxima que se não cumprida, não cumpridos serão objectivos da Agenda para o Desenvolvimento Global 2030. 

Agenda na qual, dos 17 objectivos estabelecidos, objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a alcançar, o principal é a erradicação da pobreza e promoção de vida digna a todos, no âmbito das condições existentes,  criadas e ou oferecidas; assim como  o desenvolvimento económico, social e ambiental, à escala global. 

Acredito que o desporto tem muito a contribuir nesta matéria!

VIVA O 11 DE NOVEMBRO.

VIVA A DIPANDA.

VIVA ANGOLA LIVRE E INDEPENDENTE. 

Evy Eden Martins

ACCSS – FSE (2014 - até ao presente momento). 

Área Cultural, Científica e de Solidariedade Social da Fundação Sagrada Esperança. Luanda – Angola – África. 

Psicóloga Áreas Clínica, Escolar e Organizacional. 

Docente Universitária.

Investigadora Científica.   

Activista Social e Política.

Licenciada em Psicologia Clínica, Escolar e Organizacional pela Universidade Estadual de Maringá - Brasil 

Pós-Graduada pela Universidade Lusíada de Angola em Agregação Pedagógica em Pedagogia e Didática Para o Ensino Superior

Pós-Graduada pela Universidade Lusíada de Angola em Agregação Pedagógica em Investigação Científica

*João Manuel Bernardo

ACCSS – FSE (2021 - até ao presente momento). 

Área Cultural, Científica e de Solidariedade Social da Fundação Sagrada Esperança. Luanda – Angola – África. 

Educador. 

Professor Belas Artes. 

Ex Governador de Malanje - Angola..

Ex Ministro da Educação na República de Angola. 

Ex Embaixador da República de Angola na China.

Ex Embaixador na República de Angola em Cuba.

Ex Embaixador na República de Angola no Vietnam.

Sem comentários:

Mais lidas da semana