sábado, 17 de dezembro de 2022

Interferência do presidente Ramaphosa provoca reação no governo do ANC

O presidente da África do Sul está buscando um segundo mandato e é amplamente visto como o candidato mais forte do partido, apesar de um escândalo agrícola.

Al Jazeera | com agências | # Traduzido em português do Brasil

Aliados do partido e até mesmo alguns rivais do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa condenaram os oponentes que interromperam seu discurso de abertura com cânticos e gritos em uma conferência do governante Congresso Nacional Africano (ANC).

“Devemos condenar [a interrupção] porque não é o comportamento dos membros do ANC”, disse Siboniso Duma – presidente do ANC provincial de KwaZulu-Natal, o maior bloco de poder que tenta remover Ramaphosa – disse no sábado.

“Você não pode simplesmente [fazer barulho] quando o presidente está falando”, disse ele à emissora Newzroom Afrika, refletindo uma reação negativa à interrupção de sexta-feira que algumas pessoas disseram que poderia fortalecer o presidente.

Ramaphosa falou em uma reunião de cinco dias do ANC para eleger candidatos para as eleições nacionais de 2024. O presidente está buscando um segundo mandato e é amplamente visto como o candidato mais forte do partido, apesar de um escândalo envolvendo a descoberta de um estoque de dinheiro em sua fazenda de caça Phala Phala, na província de Limpopo.

Durante cantos estridentes de “Fora, Ramaphosa, fora!” ele mal pôde ser ouvido durante o discurso de sexta-feira, suas palavras abafadas por vários minutos antes que os desordeiros se acalmassem.

Ramaphosa enfrenta forte oposição de uma facção rival do ANC que está pedindo sua renúncia por causa do escândalo Phala Phala. Ele negou qualquer irregularidade e não foi acusado de nenhum crime, apesar de um relatório do parlamento que levou a um voto de impeachment fracassado .

O candidato presidencial do ANC tem sido escolhido para o cargo mais importante da África do Sul desde que o governo da minoria branca terminou em 1994.

A conferência deveria tomar uma decisão sobre a candidatura no final do sábado, mas alguns delegados disseram que a luta interna significava que ela poderia ser adiada para domingo ou mais tarde.

“As discussões estão em andamento. Os trade-offs estão em andamento ”, disse o vice-candidato presidencial do ANC e presidente do ANC do Cabo Oriental, Oscar Mabuyane, a repórteres. “As províncias estão engajadas. Nada [está] completo neste momento. Estamos todos interessados ​​em emergir aqui com uma liderança muito sólida e forte”.

Os problemas políticos de Ramaphosa galvanizaram os apoiadores do ex-presidente Jacob Zuma, que está sendo investigado por supostamente conspirar com três empresários indianos, os irmãos Atul, Ajay e Rajesh Gupta , para desviar fundos do estado durante seu mandato de 2009 a 2018. Zuma nega isso. cobranças.

O adversário mais forte desse campo é Zweli Mkhize, o ex-ministro da saúde que Ramaphosa colocou em licença especial no ano passado após alegações de que seu departamento concedeu irregularmente contratos relacionados ao COVID-19 a uma empresa controlada por seus ex-associados. Mkhize nega irregularidades.

Algumas pessoas disseram que o incidente de sexta-feira pode atrasar seu desafio.

“Isso estava completamente fora de ordem”, disse Zamani Saul, presidente do Northern Cape ANC à SABC News. “O que eles fizeram ontem maculou [sua] campanha.”

Imagem: Apoiantes e críticos do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa dizem que interrupções em seu discurso em uma conferência do partido governista podem enfraquecer seus oponentes enquanto Ramaphosa busca um segundo mandato [Arquivo: Toby Melville/Reuters]

Sem comentários:

Mais lidas da semana