segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Selecção é só de dois?* O sonho acabou. E agora, Fernando Santos? E agora, Ronaldo?

Isabel Leiria | Expresso (curto)

Bom dia.

Ainda falta uma semana para o fim do mais polémico dos campeonatos do mundo de futebol, mas para várias equipas, incluindo Portugal, eliminado nos quartos de final por Marrocos, o tempo é já de balanço, decisões para o futuro e a certeza de que esta competição ficará para sempre não só na história particular de cada uma, como do desporto. Este foi o último mundial de alguns dos melhores futebolistas de sempre, numa galeria de notáveis onde se incluem à cabeça Cristiano Ronaldo, 37 anos, e Messi. O argentino, dois anos mais novo do que Ronaldo, declarou numa entrevista recente que este seria o seu último mundial.

A competição ficou também marcada pela saída de selecionadores como Luis Enrique (Espanha), Van Gaal (Países Baixos), Tite (Brasil), todos de equipas que viram as suas esperanças de chegar mais longe precocemente frustradas.

Portugal acreditou igualmente que podia ir mais longe. E também Ronaldo, que esteve toda a competição debaixo dos holofotes. Por decisões que tomou e por decisões tomadas por Fernando Santos, que optou por o deixar no banco em dois dos quatro jogos que a seleção fez no Catar. O “maior e mais ambicioso sonho acabou”, escreveu CR7 na sua conta de Instagram no dia a seguir à eliminação. A questão agora é saber o que reserva o futuro ao madeirense cuja história se funde com a da seleção portuguesa: “Durante duas décadas, falar de seleção foi falar de Ronaldo, talvez exageradamente, talvez porque é difícil escapar a quem faz 196 jogos e 118 golos com a mesma camisola”, escreveu o meu colega Pedro Barata, que recorda aqui o percurso do jogador que marcou nos cinco mundiais em que participou, o primeiro em 2006, então ainda como CR17.

Ronaldo foi um dos 12 futebolistas que estiveram no Catar e que optaram por não viajar para Portugal. A restante comitiva aterrou domingo no aeroporto da Portela, recebida por dezenas de adeptos. Coube a Pepe, um dos capitães da seleção e que aos 39 anos participou também no seu último mundial, agradecer o apoio e distribuir autógrafos, de forma incansável e de braço ao peito por causa da fratura que fez no último jogo.

Fernando Santos, de semblante carregado, foi parco em declarações. Com contrato até 2024, ano de Europeu, não é certo que continue à frente da seleção nacional. Mas a decisão só deverá ser conhecida após a conversa que terá com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. Resta saber, por isso, se o futuro imediato da seleção continuará a passar por Fernando Santos e Ronaldo (que está neste momento sem clube), só por um ou nenhum. Seja qual for o cenário, é um novo ciclo que se adivinha.

Até lá, a bola vai continuar a rolar no Catar: na terça-feira, às 19h00, com a meia-final Argentina-Croácia; na quarta, há França-Marrocos à mesma hora; sábado o jogo para o 3º e 4º lugares e domingo é a vez da final, às 15h00.

OUTRAS NOTÍCIAS

Corrupção Uma das 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu, Eva Kaili, foi acusada e detida este fim de semana na Bélgica, por suspeitas de corrupção, num esquema, que, segundo órgãos de comunicação social belgas, envolve as autoridades do Catar e o pagamento de avultadas quantias de dinheiro para condicionar decisões políticas tomadas em Estrasburgo. Com tanto futebol a concentrar as atenções, a notícia tem passado ao lado dos holofotes mediáticos, mas promete fazer ainda correr muita tinta, podendo haver mais elementos ligados ao PE envolvidos. Eva Kaili já tinha visto o seu mandato de vice-presidente suspenso e o Parlamento deve agora parar também as discussões em curso sobre questões relacionados com Estados do Golfo, em particular as votações sobre uma possível liberalização de vistos a cidadãos daqueles países.

Combustíveis mais baratos Menos 9,5 cêntimos por litro de gasóleo e menos 7 cêntimos na gasolina. São estas as descidas esperadas no preço dos combustíveis esta segunda-feira, depois do preço do petróleo e das cotações internacionais de gasolina e gasóleo terem caído na semana passada.

Protestos dos professores Começam esta segunda-feira e decorrem até quinta-feira vigílias em “defesa de uma profissão com futuro”, convocadas por Fenprof e mais sete organizações sindicais. As concentrações estão marcadas sempre para as 18h00, hoje nas cidades de Porto, Braga, Vila Real, Chaves e Bragança e nos dias seguintes noutras capitais de distrito. Já o sindicato S.T.O.P convocou uma “greve por tempo indeterminado”, com início no dia 9 de dezembro. O 1º período do ano letivo termina sexta-feira e para o ano estão já previstos mais protestos. Recrutamento, progressão na carreira, precariedade, tempo de serviço congelado e salários são alguns dos motivos do descontentamento.

Mau tempo Não foi fácil o fim de semana nas ilhas dos Açores, sobretudo nas mais ocidentais, que estiveram até ontem à meia-noite sob alerta vermelho, devido à agitação marítima e ventos fortes. A ilha das Flores foi a mais atingida pela depressão Efrain, com as ondas a superarem os 10 metros e o porto das Lajes, ainda com danos visíveis da passagem do furacão Lorenzo, em 2019, a sofrer novos estragos. No continente e para hoje, a Proteção Civil aumentou o estado de alerta do dispositivo de socorro de amarelo para laranja nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo. A chuva deve continuar a cair de forma intensa até quinta-feira.

Viagem à lua A cápsula Orion, enviada pela NASA, regressou domingo à Terra, depois de 25 dias de viagem. Foi a primeira etapa da missão Artemis que pretende voltar a colocar o homem na Lua, em 2025, mais de meio século depois da missão Apolo XVII, a última a levar astronautas àquele satélite.

Viagem à China Os Estados Unidos enviaram a primeira delegação de alto nível à China desde as promessas, feitas em novembro, pelo líder chinês Xi Jiping e pelo seu homólogo Joe Biden, de ”descongelarem” as relações bilaterais. A viagem ao Oriente do secretário de Estado adjunto para o Pacífico e Ásia Oriental e da diretora sénior do Conselho de Segurança Nacional para a China e Taiwan decorre até quarta-feira e inclui Coreia do Sul e Japão.

Best of Com o fim do ano a aproximar-se, multiplicam-se listas com o balanço de 2022. O Expresso também contribui para o exercício e pode consultar nos links que se seguem o que de melhor aconteceu, na opinião dos seus jornalistas e colaboradores, na televisão, no cinema, na literatura, e na música. Para a publicação New Musical Express, a escolha foi esta. E há um álbum português na lista dos melhores para a revista Metal Hammer.

Frases

“A minha vida é sempre assim, de repente acontecem-me milagres.”

Isabel Bapalpeme, 30 anos, que foi salva por um complexo transplante pulmonar recebido quando já lhe faltava pouco tempo de vida. Dois meses depois, Isabel já não está presa à máquina de oxigénio de que durante anos dependeu para se manter viva.

“Por agora, não há muito mais a dizer. Obrigado, Portugal. Obrigado, Catar. O sonho foi bonito enquanto durou… Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões.”

Cristiano Ronaldo, na primeira reação à derrota de Portugal no jogo com Marrocos nos quartos de final do Mundial de Futebol, publicada na sua conta de Instagram

“Somos o Rocky Balboa deste mundial.”

Walid Regragui, selecionador da equipa de Marrocos, após derrotar a equipa portuguesa

O que ando a ler

Histórias Bizarras, de Olga Tokarczuk. Desconhecia a escritora até ao dia em que a Academia Sueca decidiu atribuir-lhe o prémio Nobel da Literatura, em 2019. De então para cá, li praticamente todos os livros que foram sendo traduzidos e editados em Portugal. Histórias Bizarras é o mais recente e, para já, com poucas páginas de leitura, apenas posso confirmar a originalidade da autora polaca que gosta de escrever “romances-constelação”. Desta vez, a obra surge em forma de contos e inclui a história de uma mãe que deixa frascos de conserva como herança ao filho ou de um médico do século XVII que descobre uma raça de crianças verdes na Polónia.

No dia da atribuição do Nobel da Literatura, a Academia destacou a “imaginação narrativa, que com uma paixão enciclopédica representa o cruzamento de fronteiras como forma de vida”. E é sempre assim com os livros de Tokarczuk. Viajamos entre locais, tempos, universos reais e imaginários, pensamentos desconcertantes, reflexões e estórias, onde pessoas, animais, rios, árvores ou móveis podem ter o mesmo relevo.

Como sugestão de leitura complementar, deixo-lhe aqui o link para o artigo que a minha colega Luciana Leiderfarb escreveu para a Revista do Expresso sobre a escritora polaca, após a sua passagem recente por Portugal.

Podcasts (sugestões da equipa de Multimédia)

No futebol, para onde vamos e com quem vamos? Somos como os outros adeptos, entramos cheios de ambição e saímos à procura de culpados. O Mundial terminou para a seleção de Portugal e já se fala de um novo selecionador e de uma equipa sem Cristiano Ronaldo. Vai acontecer tudo agora ou vai acontecer aos poucos? Para fechar as conversas sobre o torneio do Catar antes que o torneio feche as portas, Luís Cristóvão, comentador da SIC, regressa ao Expresso da Manhã.

“Os EUA e a UE já planearam entregas de armamento para todo o ano de 2023” Moscovo vive dias de pânico por esta altura. Esperava-se, por parte do Kremlin, um possível afrouxamento do Ocidente na cedência de armas à causa ucraniana, mas tal não se verifica. Há, inclusive, uma modernização no tipo de material que vai chegando, o que motivou algumas reações. O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, pediu uma reunião ao Conselho de Segurança para discutir este problema. A possibilidade da Alemanha fornecer carros de combate, Leopard 2, irá transformar ainda mais o campo de batalha. A grande particularidade destes veículos prende-se com a capacidade de poderem estar submersos até 4 metros de profundidade.

Preconceito A nossa sociedade está carregada de estigmas, uma espécie de palas que nos toldam a visão e nos impedem de viver e criar em pleno. “Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios”, escreveu Nicolau Maquiavel. Hoje, Carlos Fiolhais, Dulce Maria Cardoso, Rui Vieira Nery e Cristina Ovídio conversam sobre a construção de preconceitos e a sua presença em todas as esquinas do mundo.

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma ótima semana, acompanhando aqui toda a atualidade.

LER O EXPRESSO

*Acrescento PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana