segunda-feira, 22 de agosto de 2022

CARTA ABERTA ALTERNATIVA AOS POLÍTICOS OCIDENTAIS

Asia Teacher [*]

Caros políticos ocidentais!

Deixando de lado o habitual servilismo insensato, que aplaude contínuos esforços para levar liberdade e democracia ao Médio Oriente mediante ataques com mísseis, que tenta mudar o clima da Terra usando crendices, que promete uma fonte desconhecida de energia "verde", enquanto promove vacinas para nos salvar de uma morte certa decorrente de gripe, aqui está uma carta aberta alternativa.

Como cidadão britânico agora aposentado, tendo recentemente retornado ao Reino Unido depois de mais de uma década a viver e trabalhar na Ásia e no Extremo Oriente, estou atordoado com a estupidificação ao meu redor. Terei eu inadvertidamente caído no universo alternativo da toca do coelho da Alice no País das Maravilhas ou haverá uma fábrica escondida em algum lugar a produzir políticos estúpidos?

Agora mais um primeiro-ministro britânico renuncia, após as renúncias de outros dois, depois de ter produzido uma economia em falência, inflação crescente, impostos a subirem, uma crise energética e uma libra em queda... Homens de barba usando vestidos exibem uma endoutrinada alegria e cabe a uma minoria em declínio explicar por que cenouras não crescem em árvores numa distopia ideológica socialmente concebida! Quanto às consequências das quais culpam russos ou chineses, isso depende com quem os EUA na altura se desentendem.

Enquanto vocês se sentam nas suas elitistas torres de marfim financiadas pelos contribuintes, vamos pormenorizar resumidamente o caos que produziram.

Será que achavam que o mundo exterior acreditava que vocês estavam tentando levar liberdade e democracia para o Médio Oriente e não tentando controlar os maiores produtores de petróleo do mundo que precisamente aconteceu terem abandonado o petrodólar? Quantos milhões perderam suas vidas nessa aventura fracassada?

Quantos de vocês perderam a consciência com uma escolar sueca de 16 anos autista, que abandonou a escola com síndrome de Asperger, transtorno obsessivo compulsivo e mutismo seletivo, cuja mãe disse que tinha "olhos especiais" que podiam ver o carbono subindo de um planeta moribundo? Como uma auto-infligida crise energética se aproxima, e tanto a Grã-Bretanha quanto a Alemanha voltam a ligar as centrais a carvão, vocês ainda apoiam Greta mentalmente doente e seus moinhos de vento?

Como podem manter uma cara séria enquanto dizem a milhões que se não tivessem a vacina Covid estariam a transmitir a gripe que não tinham para os outros? Quanto dos lucros do golpe da vacina desapareceu nos bolsos das farmacêuticas, dos lobistas e nos vossos próprios bolsos? O país inteiro podia ouvir as caixas registadoras tocando enquanto as ações das farmacêuticas farmacêuticos que produziam vacinas subiam ao céu com contratos amigáveis concedidos a empresas favorecidas. Estão ouvindo o ex-secretário da Saúde britânico Matt Hancock que se demitiu depois de ser apanhado com a mão no saco?

OCIDENTE: BEM-VINDOS AO CAPITALISMO DE ESCASSEZ

Crise econômica e energética se chocam – e aceleram o colapso do sistema. Elites querem reformá-lo. Na reconfiguração, forte controle de recursos nos países centrais. No Sul global, fome voraz e novos 260 milhões na extrema pobreza

Jose Castillo, no El Salto, com tradução no IHU Online | em Outras Palavras

Todas as grandes corporações do capital e suas instituições governantes assumem que o sistema-mundo capitalista está em uma fase crítica de mudança e cronificação da crise econômica. Desde o início da pandemia de covid-19, o Fórum Econômico Mundial vem falando de um plano de “Grande Reset” para reconstruir a economia mundial e direcioná-la para um novo ciclo de acumulação.

#Publicado em português do Brasil

Essa mudança de paradigma marca a conclusão e o aprofundamento lógico do que podemos chamar, seguindo as palavras do sociólogo Andrés Piqueras, de Segunda Grande Crise de Longa Duração do capitalismo, que começou por volta de 1973 e encontrou sua saída temporária no marco da regulação no modelo financeirizado-neoliberal. O fim desse modelo pode estar nos conduzindo, atualmente, para outra Grande Mutação do modelo de acumulação-regulação capitalista.

No entanto, apesar do canto da sereia difundido no início da pandemia, prevendo um novo modelo de “keynesianismo pandêmico”, sobretudo a partir dos campos políticos progressistas, que se basearia em uma espécie de retorno ao paradigma do Estado redistribuidor, a atual crise inflacionária e bélica demonstra que os rumos da governança capitalista apontam para um modelo de escassez marcado pela crescente pobreza e proletarização. Tudo isto aliado à tentativa de controle da exclusão e seus problemas sociais via políticas estatais de subsistência mínima.

Conforme avalia Giovanni Arrighi, um dos mais destacados autores do paradigma do sistema-mundo capitalista, sempre que acontece uma crise pelos excessos do capital financeiro sobre o produtivo, esta marca o sinal de decadência de determinado modelo de crescimento e da potência que se tornou hegemônica com ele. Estamos nesta fase, a uma década da explosão do sistema financeiro e com crescentes tensões geopolíticas pelo domínio mundial. Apesar de não podermos enxergar todas as características desta nova fase, é evidente que vivemos um período de transição para algo novo, e que claramente não se parece em nada com os “anos felizes” posteriores à Segunda Guerra Mundial.

RÚSSIA DESTRUIU MISSEIS HIMARS FORNECIDOS PELOS EUA EM ODESSA

MÍSSEIS RUSSOS KALIBR DESTRUÍRAM DEPÓSITO DE FOGUETES HIMARS FORNECIDOS PELOS EUA EM ODESSA, NA UCRÂNIA

Os militares russos destruíram com mísseis de cruzeiro Kalibr um depósito de munição na região de Odessa, na Ucrânia, onde estavam armazenados foguetes para sistemas M142 HIMARS fornecidos pelos EUA, anunciou o Ministério da Defesa russo em 21 de agosto.

“Mísseis Kalibr de longo alcance baseados no mar de alta precisão, perto da vila de Mayorskoye, na região de Odessa, destruíram um depósito de munição com foguetes para os sistemas americanos de lançamento múltiplo HIMARS e sistemas antiaéreos fabricados no Ocidente”, disse o porta-voz do ministério, tenente-general. Igor Konashenkov a repórteres.

O ministério compartilhou um vídeo mostrando o lançamento de dois mísseis de cruzeiro 3M14T Kalibr do que parece ser uma fragata da classe Almirante Grigorovich da Frota do Mar Negro da Marinha Russa.

O 3M14T tem um alcance de 1500-2500 quilômetros. O sistema de orientação do míssil é construído em torno de um INS [sistema de navegação inercial] e sistemas de orientação por satélite GLONASS.

O míssil de cruzeiro, que tem velocidade máxima de Mach 2,9, pode voar até 20 metros acima da água e 50 metros acima do solo com a ajuda de um sistema TERCOM [terrain contour matching]. Está armado com uma ogiva de 450 kg HE-FRAG [fragmentação de alto explosivo] ou bunker buster.

Os EUA forneceram à Ucrânia 20 lançadores HIMARS, até agora. Alguns desses lançadores já foram destruídos ou danificados pelos militares russos.

Os HIMARS fornecidos para a Ucrânia estão armados com foguetes guiados de precisão GMLRS série M30/M31, que têm um alcance de mais de 70 quilômetros. Os foguetes GMLRS são guiados por um sistema de navegação inercial auxiliado por GPS e têm um erro circular provável de um metro. Cada lançador pode ser carregado com uma cápsula de seis foguetes. Um único foguete GMLRS custa bem mais de US$ 100.000.

As forças de Kiev têm usado os foguetes guiados com precisão do HIMARS para atingir áreas residenciais e infraestrutura civil no Donbass, bem como nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia. Em 29 de julho, pelo menos 53 prisioneiros do regimento nacionalista Azov foram mortos e mais de 75 outros ficaram feridos quando foguetes ucranianos HIMARS atingiram a prisão de Olenivka em Donetsk.

Apesar do uso questionável do sistema pelas forças de Kiev, o mais recente pacote de ajuda militar dos EUA à Ucrânia incluiu milhões de foguetes GMLRS.

South Front

Na imagem: Sargento do Exército dos EUA Jacob Ramirez, um tripulante do sistema de foguetes de lançamento múltiplo, designado para o 3º Batalhão, 27º Regimento de Artilharia de Campanha, levanta um M142 HIMARS, para simular a precisão de rodadas ao vivo, na Fort AP Hill Landing Zone, Virgínia, 20 de julho de 2020. (Foto do Exército dos EUA por Spc. Daniel J. Alkana, 22º Destacamento Móvel de Relações Públicas) (Pfc. Daniel Alkana)

Mais lidas da semana