segunda-feira, 22 de agosto de 2022

RÚSSIA DESTRUIU MISSEIS HIMARS FORNECIDOS PELOS EUA EM ODESSA

MÍSSEIS RUSSOS KALIBR DESTRUÍRAM DEPÓSITO DE FOGUETES HIMARS FORNECIDOS PELOS EUA EM ODESSA, NA UCRÂNIA

Os militares russos destruíram com mísseis de cruzeiro Kalibr um depósito de munição na região de Odessa, na Ucrânia, onde estavam armazenados foguetes para sistemas M142 HIMARS fornecidos pelos EUA, anunciou o Ministério da Defesa russo em 21 de agosto.

“Mísseis Kalibr de longo alcance baseados no mar de alta precisão, perto da vila de Mayorskoye, na região de Odessa, destruíram um depósito de munição com foguetes para os sistemas americanos de lançamento múltiplo HIMARS e sistemas antiaéreos fabricados no Ocidente”, disse o porta-voz do ministério, tenente-general. Igor Konashenkov a repórteres.

O ministério compartilhou um vídeo mostrando o lançamento de dois mísseis de cruzeiro 3M14T Kalibr do que parece ser uma fragata da classe Almirante Grigorovich da Frota do Mar Negro da Marinha Russa.

O 3M14T tem um alcance de 1500-2500 quilômetros. O sistema de orientação do míssil é construído em torno de um INS [sistema de navegação inercial] e sistemas de orientação por satélite GLONASS.

O míssil de cruzeiro, que tem velocidade máxima de Mach 2,9, pode voar até 20 metros acima da água e 50 metros acima do solo com a ajuda de um sistema TERCOM [terrain contour matching]. Está armado com uma ogiva de 450 kg HE-FRAG [fragmentação de alto explosivo] ou bunker buster.

Os EUA forneceram à Ucrânia 20 lançadores HIMARS, até agora. Alguns desses lançadores já foram destruídos ou danificados pelos militares russos.

Os HIMARS fornecidos para a Ucrânia estão armados com foguetes guiados de precisão GMLRS série M30/M31, que têm um alcance de mais de 70 quilômetros. Os foguetes GMLRS são guiados por um sistema de navegação inercial auxiliado por GPS e têm um erro circular provável de um metro. Cada lançador pode ser carregado com uma cápsula de seis foguetes. Um único foguete GMLRS custa bem mais de US$ 100.000.

As forças de Kiev têm usado os foguetes guiados com precisão do HIMARS para atingir áreas residenciais e infraestrutura civil no Donbass, bem como nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia. Em 29 de julho, pelo menos 53 prisioneiros do regimento nacionalista Azov foram mortos e mais de 75 outros ficaram feridos quando foguetes ucranianos HIMARS atingiram a prisão de Olenivka em Donetsk.

Apesar do uso questionável do sistema pelas forças de Kiev, o mais recente pacote de ajuda militar dos EUA à Ucrânia incluiu milhões de foguetes GMLRS.

South Front

Na imagem: Sargento do Exército dos EUA Jacob Ramirez, um tripulante do sistema de foguetes de lançamento múltiplo, designado para o 3º Batalhão, 27º Regimento de Artilharia de Campanha, levanta um M142 HIMARS, para simular a precisão de rodadas ao vivo, na Fort AP Hill Landing Zone, Virgínia, 20 de julho de 2020. (Foto do Exército dos EUA por Spc. Daniel J. Alkana, 22º Destacamento Móvel de Relações Públicas) (Pfc. Daniel Alkana)

Sem comentários:

Mais lidas da semana