quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

COM O DEDO NA CHAGA COLONIAL E NEOCOLONIAL -- Martinho Júnior

Martinho Júnior, Luanda

As relações entre a Rússia e Angola são de natureza histórica. Não estão sujeitas à conjuntura geopolítica e remontam à luta de libertação nacional do seu povo. Estas relações são baseadas no espírito de solidariedade e apoio mútuo. Nós agradecemos. – https://www.mid.ru/ru/foreign_policy/news/1849674/.   

A FEDERAÇÃO RUSSA É PELA LIBERTAÇÃO DOS POVOS, SEGUINDO NO ESPÍRITO E À LETRA O CONSIGNADO NA CARTA DA ONU

A história comum entre Angola e a Rússia é expoente prático da necessidade de libertação contra o colonialismo, o “apartheid” e o neocolonialismo, respeitando os princípios da Carta da ONU.

Por essa razão, seguindo lógica com sentido de vida, a história comum ao situar-se nesse rumo e conteúdo, assume-se contra os processos artificiosos indexados à essência do domínio unipolar, entre eles os da “convenção ocidental” que definem “esquerda” e “direita” como indicadores sociopolíticos, quando o que prevalece de forma premente em pleno século XXI, para todo o Sul Global eminentemente Não-Alinhado, é a questão dialética entre o que é da liberdade e o que diz respeito à opressão.

Nesse sentido África só pode reconhecer ética e moralmente que a Rússia jamais fez parte do expediente histórico-antropológico colonial-escravocrata que pesou e pesa sobre o continente, quando os da hegemonia unipolar encaram África como uma ultraperiferia económica redundante das imensas injustiças acumuladas durante mais de 500 anos a esta data, muitas das quais ainda por resgatar!

No dia em que Luanda perfaz 447 anos, é confirmado que a Rússia nos relacionamentos para com Angola, sempre se colocou em solidariedade para com os ideais da liberdade que levaram à autodeterminação, à independência e a um exercício saudável de soberania fora dum ambiente neocolonial!

As motivações comuns actuais, em função de sua própria experiência e dos seus relacionamentos, faz com que a Rússia demonstre, também pela voz dos seus próprios dirigentes, quanto a Federação é frontalmente contra a hegemonia unipolar anglo-saxónica, nos termos de suas implicações escravocratas, coloniais e neocoloniais, determinantes da sua vocação neonazi fomentadora de caos, de terrorismo, de desagregação e de “apartheid”!

Para essa linha “straussiana”, neocolonial e neonazi, hoje é a questão da Ucrânia, amanhã seria a de Taiwan e depois, seria todo o Sul Global, após um cortejo de barbárie que advé, desde particularmente o início da década de 90 do século passado!

A questão da Ucrânia é a “pedra filosofal” em torno da qual se marca o que é da libertação e o que é da opressão em nossos dias: 

. A emergência multilateral sustentada na cooperação, na solidariedade e nos respeito entre as nações, os estados e os povos, é da e pela libertação;

. A hegemonia unipolar destaca-se, ao assumir filosofias e ideologias excludentes, arrogantes e xenófobas, na sua tentativa desesperada de impor de forma neonazi as “regras” e o egoísmo de 1% sobre o resto da humanidade, pelo carácter opressivo contra todo o Sul Global.

Esse contraditório revela quanto a mudança de paradigma a favor da emergência multilateral é a favor da libertação de toda a humanidade do “diktat” do império que prevalece desde a IIª Guerra Mundial, cuja primeira imagem de marca foi o lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, quando o Japão já estava derrotado!

Ao libertar a Ucrânia, a Rússia está a contribuir significativamente na libertação da Europa e dos próprios Estados Unidos, pois o papel de europeus e estado-unidenses permanece em aberto no campo da multilateralidade sem mais a mentalidade neocolonial e neonazi e livre do peso de corporações armamentistas que determinam o carácter do poder da hegemonia unipolar que instrumentaliza mais de 800 bases “ultramarinas” do Pentágono mundo fora.!

A linha de rumo nos relacionamentos de Angola com a Rússia, tem toda a legitimidade para prevalecer acima dos contenciosos com o “ocidente” desmascarado nas suas ingerências e manipulações coloniais e neocoloniais “sem fim”!

Angola deve fazer a sua parte honrando o passado e a nossa história!

Condenar a “russofobia” como um “apartheid” que dá sequência a outros “apartheids” (o do regime sul-africano derrotado na África Austral e o do sionismo por derrotar em relação à Palestina), está implícito nesse relacionamento bilateral e é por isso, nessa esteira saudável, que medram as espectativas do reforço não só das relações entre ambos os estados, mas também os que marcam a legitimidade de África na adopção da mudança de paradigma!

Em Angola não há espaço para manobras “contra natura”, há que recordá-lo ao Presidente João Lourenço!

Círculo 4F, Martinho Júnior, 25 de Janeiro de 2023

A consultar:

. Discurso de abertura do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa Sergey Lavrov durante uma reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Angola T.Antonio, Luanda, 25 de Janeiro de 2023 – https://www.mid.ru/ru/foreign_policy/news/1849674/

. Comentários e respostas do ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov a perguntas da mídia na coletiva de imprensa sobre o desempenho da diplomacia russa em 2022, Moscou, 18 de janeiro de 2023 – https://www.mid.ru/ru/foreign_policy/news/1848395/?lang=en

. Discurso e respostas a perguntas da mídia pelo Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o Ministro de Relações Internacionais e Cooperação da República da África do Sul, N. Pandor, após as negociações, Pretória, 23 de janeiro de 2023 – https://www.mid.ru/ru/foreign_policy/news/1849352/

. Sergey Lavrov está em Angola para reforço dos laços políticos – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/sergey-lavrov-esta-em-angola-para-reforco-dos-lacos-politicos/

. Angola e Rússia reforçam cooperação em vários sectores – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/angola-e-russia-reforcam-cooperacao-em-varios-sectores/

. Cimeira Rússia-África agendado para Julho em São Petersburgohttps://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/cimeira-russia-africa-agendado-para-julho-em-sao-petersburgo/

. Diplonews – https://www.ucm.minfin.gov.ao/cs/groups/public/documents/document/aw4z/nda4/~edisp/minfin3408628.pdf.  

Imagem – . Chefe de Estado recebe ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/chefe-de-estado-recebe-ministro-dos-negocios-estrangeiros-da-russia/

Sem comentários:

Mais lidas da semana