terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Portugal | PROPAGANDA CONTRA PROFESSORES, SEU SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS

O Expresso Curto graças às newsletters que qualquer um de vós tem acesso se a solicitar ao tio Balsemão do jornal que expressamente comemora os cinquenta anos de existência. Existência a rasar o memorável movimento dos capitães e dos portugueses reprimidos e escravizados (imensos presos por “crimes políticos” ditados pela PIDE/DGS com chancela Salazar-Marcelista-Fascista) em Abril de 1974. Afinal lá apareceu a liberdade de Portugal e deposição do regime criminoso. 

Então o Expresso surgiu um bocadinho antes. Provavelmente o tio Balsemão, como tantos de nós, plebeus, reprimidos e mal pagos, até sabíamos via bastidores que estava para muito breve o movimento libertador que redundou no 25 de Abril em Portugal… Um palpite ou talvez não. Avancemos, porque como nos telegramas as palavras em quantidade podem sair muito caras…

O Curto de hoje, por Martim Silva, vai na abordagem ao Costa da Educação, não ao António PM. Bahhh! A diferença entre um Costa e o outro quase não é relevante. Nem se dá por ela… Aliás, tipos daquele jaez que embirram com as greves e seus direitos inerentes só podem ser classificados como uns trastes. Compreende-se, estão de barrigas a abarrotar e amigalhaços de muitos dos mais ricos. É o que se vê e se amplia pela imaginação e as boas viduxas que vimos sempre a saber que lhes pertence, e às famílias, e aos amigalhaços das ilhargas. Adiante. Avancemos.

Mas o Curto também aborda a Ucrânia-EUA-UE-NATO da guerra de desgaste contra a Rússia e cidadãos europeus, incluindo os ucranianos. Pois. Há quem não goste de ler estas coisas evidentes assim nem assado…

Vamos ao sumo: a greve dos professores hiper-maltratados e quilhados. Ressalta aos olhos e escutas mais atentas que os tempos de uns quantos é mexer em mais um direito. O direito à greve. E depois, falsamente, dizem-se democratas esses tais legisladores mainatos de lobies que cortam nos direitos e criam alçapões. Ainda piores, feios, porcos e maus são os declarados que andam a querer lavar cérebros virando pais contra professores… Vimos isso nos tempos salazaristas-marcelistas-pidescos e etc. Fascistas. Vimos isso só agora? Não. Não nos admiremos que em melhor oportunidade os legisladores “mexam” no direito à greve. E noutros direitos, já se sabe. Tal como temos vindo a ver e sofrer noutras restrições que aquelas elites manhosas, trafulhas, desonestas, tem tido por prática. Pois. Sempre a tramar o 'mexilhão'.

Numa frase ou talvez não: os professores têm toda a razão e têm vindo há muito mais de uma década a serem excessivamente pacientes, consentâneos com os maus-tratos e faltas de respeito que lhes infligem. Como quase todos os trabalhadores em Portugal. A razia é geral. Os ricos ficam sempre muito mais ricos, os políticos idem. Em contrapartida os que geram as riquezas do país (usufruídas só por alguns privilegiados) estão cada vez mais pobres. E assim o fosso das desigualdades é abismal. Pudera, uma elite que rouba para enriquecer bem e depressa tem de roubar bem e depressa aos que produzem riqueza. Só falta levar a situação à condição de esclavagismo e chicote. Mas estamos quase lá. Já faltou mais, muito mais. Infelizmente a esperança cristã e os brandos costumes refreiam a revolta, ainda, por enquanto. Vimos isso durante 48 anos de fascismo salazarista. Tanto vai a cantarinha à fonte que um dia se quebra e a carneirice dará lugar aos olhos que vêem a realidade que fará ranger os dentes.

Vamos excessivamente longos na prosa. Desculpem. Não esqueçam que tudo isto consta por causa de avançar com o hábito do Curto do Expresso. É o que a seguir faremos. Fiquem com o espaço prosápio de Martim Silva. Vale sempre a pena ler e pensar e sabermos ser nós próprios. Com vontade própria em vez de andarmos a reboque.

Lembrem-se que qualquer maioria eleita é ditatorial porque vê, sente e respira assim a grande oportunidade de satisfazer a sua sede infinita e egoísta de poder… e de riqueza, e obtenção de píncaros de status a quase todos os níveis. É a ganância humana no auge. Pois.

Bom dia e um queijo alternado com figos maduros. E um tintol alentejano, porque não? Provem, é muito bom.

A palavra ao Curto. Coitados. Estão há tanto tempo aqui em baixo à espera. Vêm já a seguir. Leia e pense, sem redis nem balidos de concordância só porque sim. Visitem-se os fundamentos. As realidades. O sentido das peles, do sangue, do suor e das lágrimas.

Bom dia.

MM | PG


 
O grande exame de Costa (mas não é do António)

Martim Silva, diretor-adjunto | Expresso (curto)

Bom dia

Seja bem-vindo ao seu Expresso Curto, a sua newsletter matinal do Expresso dedicada ao que de mais importante está a acontecer no país e no mundo. Hoje é terça-feira, dia 17 de janeiro de 2023 e os meus destaques são para a situação em Soledar e em Bakhmut, na Ucrânia, e para a explosão por cá da panela de pressão dos professores, tristes, revoltados e descontentes por anos de desvalorização da carreira. Isto num país endividado, com crescimento económico anémico e uma crise demográfica aguda. É a chamada tempestade perfeita. Venha daí comigo.

GREVE DOS PROFESSORES

Já ontem o Expresso Curto abria por este tema, mas a atualidade é o que é e hoje repito a dose (e é provável que nos próximos dias o tema se mantenha quente, já que temos rondas negociais entre Governo e sindicatos previstas para quarta e sexta-feira). Depois das paralisações do novo sindicato STOP, a que temos assistido desde dezembro, agora somam-se novas greves, dos chamados sindicatos mais tradicionais do sector. O Governo promete negociar mas o tema não é fácil, os problemas arrastam-se e este é verdadeiramente um exame para o novo ministro da Educação, João Costa (que antes era secretário de Estado de Tiago Brandão Rodrigues).

Ontem, a greve por distritos contou com adesão superior a 90% em Lisboa, diz Fenprof.

Depois de Lisboa, no primeiro dia, e antes do Porto, a 8 de fevereiro, a paralisação prossegue agora pelos restantes distritos, por ordem alfabética: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu.

Sobre as negociações entre as partes, o pingue-pongue habitual destes processos prossegue. O ministério de João Costa fez saber que vai levar para a mesa das negociações uma proposta no sentido de garantir a vinculação dos professores ao fim de três anos de serviço a contrato. A Fenprof de Mário Nogueira respondeu que o Governo está a apresentar medidas que já existem.

Mas convém detalharmo-nos com um pouco mais de pormenor sobre o que está e não está em cima da mesa. No Expresso, publicámos ontem um texto que dá conta das propostas, dos problemas de contratação e colocação e das questões de precariedade que servem como mote para os protestos atuais. Vale a pena ler: "Afinal, o que vai o Ministério da Educação propor de novo aos professores? E é assim tão novo? E será suficiente?”,

Pelo meio, o Chega quer o ministro da Educação no Parlamento para um debate sobre o assunto.

GUERRA NA UCRÂNIA

No conflito militar a Leste, dois nomes, de duas localidades, centram agora a atualidade noticiosa, por ser aí que os combates mais duros estão a ter lugar, alguns mesmo comparados com as batalhas da I Guerra Mundial: trata-se de Soledar e Bakhmut, que sob intenso ataque russo, aparentemente vão resistindo, apesar da dificuldade das forças ucranianas. As forças de Vladimir Putin buscam retomar uma iniciativa há muito perdida nesta guerra. Para perceber com detalhe o que se passa, é essencial ler este trabalho: O que está a acontecer em Soledar e porque é que isso importa? É reflexo do estado da guerra, "semelhante à I Guerra Mundial"

Organização que tem dado muito que falar é o chamado Wagner Group, o grupo de mercenários criados pelos russos em 2014 e que tem tido um papel essencial nos combates no Leste da Ucrânia. Agora, um ex-comandante do grupo fugiu para a Noruega e prepara testemunho inédito.

CÁ DENTRO,

Há mais um caso envolvendo um governante de António Costa. Trata-se de Paulo Cafofo, antigo autarca madeirense e atual secretário de Estado das Comunidades, que está a ser investigado no âmbito de um inquérito judicial sobre eventuais crimes de participação económica em negócio, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influências e abuso de poder relacionados com autarquias da Região Autónoma da Madeira.

Fundador e ex-vice-presidente José Dias expulso do Chega. Em causa estão publicações nas redes sociais e declarações em entrevistas que já lhe tinham valido a suspensão

Moedas promete realojar pessoas após incêndio destruir cobertura de prédio em Lisboa

Número
de estrangeiros em Portugal aumentou em 2022 pelo sétimo ano consecutivo: são agora mais de 750 mil

Football Leaks: o advogado de Rui Pinto disse que “não faria sentido” lutar por uma absolvição e que “uma pena suspensa será suficiente”

Governo promete aumentos nos salários e casas para médicos que se fixem no interior

Rui Rio sai do “recato” para pedir justiça para a população de Miranda do Douro. Ex-Líder do PSD apareceu em público para falar sobre barragens (e veio com visual novo, de barba).

Mais de 3 mil credores do Banif têm 950 milhões de euros a receber, mas só há 58 milhões para distribuir

Caso EDP: Manuel Pinho queixa-se a Tribunal Europeu e pede mais tempo para instrução.

Parque eólico da EDP em Vieira do Minho "chumbado" por ameaçar lobo ibérico

Guillermo Soler Calero vai ser o novo diretor geral da Endesa em Portugal

Gasolina e gasóleo voltaram a ser vendidos acima do preço de referência da ERSE na semana passada

Mais de 42 mil condutores que fizeram 50 anos em 2022 ainda não revalidaram a carta - se está próximo desta idade, convém ler e verificar as regras atuais.

Ainda em matéria automóvel… portugueses continuam a preferir carros franceses (mas os modelos asiáticos estão à espreita)

Nos últimos dias tem estado mais frio. Afinal, é Inverno. E não é que nevou na Serra da Estrela? Pois, e com a neve…. encerram as estradas no maciço central da serra.

LÁ FORA,

Brasil: Procuradoria pede prisão preventiva de 39 radicais por golpe de Estado

Ainda sobre o Brasil, este Exclusivo Expresso fala sobre a Amazónia e a política de Lula

Em Itália, foi preso um dos principais líderes da Máfia e um dos criminosos mais procurados do planeta. “Enchi um cemitério sozinho”: eis o perfil de “Diabolik”, patrão da máfia siciliana detido após 30 anos em fuga

Prossegue e acentua-se a repressão chinesa. “Hong Kong, China” - a expressão passa a ser obrigatória nas associações desportivas, depois de o hino pró-democracia ter entrado em campo.

Sobre a China, país regista primeiro declínio populacional em mais de meio século

Começou o Fórum Económico Mundial, em Davos.

Tiroteio na Califórnia faz seis mortos, incluindo um bebé de seis meses

Balanço de mortos no atentado bombista a igreja na RDCongo subiu para 14

Morreu a atriz italiana Gina Lollobrigida, ícone do cinema italiano.

Shakira não dá descanso à ex-sogra, sua vizinha: há uma bruxa na varanda e a nova canção toca no volume máximo.

E como se vive na zona mais fria do planeta? Com frio, naturalmente… confira aqui o vídeo sobre Yakutsk, onde a temperatura passa os 50 graus negativos.

TRIBUNA

No Mundial de Andebol, em que Portugal procura ultrapassar a sua melhor classificação de sempre, um décimo lugar, a seleção nacional levou de vencida a Hungria e passou a primeira fase da competição em primeiro lugar do seu grupo. A próxima partida é já na quarta-feira.

O derby de Lisboa, um dos clássicos do futebol nacional, foi no domingo à noite mas ontem, aqui, Bruno Vieira Amaral ainda dissecou a partida num texto em 12 pontos que fala do ogador “simeonesco” Manuel Ugarte, da “Rafadependência” e da teimosia de Rúben Amorim.

Ainda sobre o mesmo assunto, vale a pena ler este texto que ajuda a perceber o que se passa este ano com o Sporting de Amorim.

Do outro lado do Atlântico, destaque para LeBron James, que já ultrapassou os 38 mil pontos na NBA.

No Open da Austrália em ténis, destaque do primeiro dia de competição para a notícia de que um dos favoritos à vitória não vai mesmo competir, por lesão.

PODCASTS QUE TEM QUE OUVIR

“Sou um fruto do mero acaso. Não tive nada de linear em termos de carreira”. Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Sociedade Central de Cervejas, empresa onde entrou como estagiário há quase 50 anos, é o convidado de Cátia Mateus em O CEO é o Limite. Uma conversa sobre a importância de nunca perder a oportunidade de uma boa conversa, saber transformar “o acaso” em oportunidade e “aproveitar a viagem”, mais do que estar focado no destino

Que gente é esta? Os casos e os políticos que “sabem ao que vão,” mas “estão a corroer a democracia”. Miguel Sousa Tavares considera que António Costa começa finalmente a assumir a gravidade dos problemas que levam às saídas no Governo. De Viva Voz, o autor analisa o atual momento político e a responsabilidade individual e coletiva dos políticos envolvidos: "no princípio e no fim está a consciência" de cada um

Vandalismo vs. Democracia. O Brasil, segundo a historiadora Lilia Schwarz e o embaixador Luís Faro Ramos em O Mundo a Seus Pés, com Manuela Goucha Soares, onde se fala de cultura, política, educação, diplomacia, racismo, feminismos, e ainda se revelam segredos sobre as ondas da Nazaré, caldo verde e acarajé

O QUE ANDO A LER

Esta newsletter matinal já vai longa. Mas, ainda assim, tempo e espaço para referir as minhas últimas leituras. Voltei a “Império à Deriva”, de Patrick Wilcken, editado pela Texto, sobre a ida para o Brasil da corte de D. João VI e D. Carlota Joaquina, na sequência das invasões napoleónicas. Ainda à volta do Brasil, voltei também ao fantástico “A Guerra do Fim do Mundo”, do não menos extraordinário Mario Vargas Llosa (da D. Quixote). E no fim de semana devorei “Como Perder uma Eleição”, de Luís Paixão Martins, da nova editora Zigurate. Aqui, o responsável pela estratégia de comunicação de campanhas vitoriosas como as de Cavaco Silva, José Sócrates e António Costa (neste caso, a que deu a maioria absoluta o ano passado) revela o outro lado da política e da comunicação. O lado de como se tenta condicionar a agenda mediática, como se tenta sobreviver às durezas de uma campanha eleitoral, como se procura enfraquecer o adversário e como se olha para os dados das sondagens.

Por hoje é tudo, fico por aqui, desejo-lhe um excelente dia. Ah, e não se esqueça que o tempo vai ficar mais frio e proteja-se.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana