quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Ucrânia | A COMÉDIA CONTRA A CORRUPÇÃO DIRIGIDA PELO ACTOR ZELENSKY


O conselheiro sénior de Zelensky, Mikhail Podolyak, inadvertidamente admitiu ter aumentado a raiva contra Kiev

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

Ao afirmar que Zelensky estava “respondendo diretamente a uma demanda pública importante – justiça para todos”, Podolyak insinuou fortemente que os ucranianos médios estavam ficando fartos de seu regime super corrupto à luz dos escândalos recentes. Alguns podem até estar à beira da desobediência civil em desafio à proibição legal de tais atos até o fim do conflito, mas que poderia ter sido explorado por algumas de suas ferozes facções do “estado profundo” para catalisar uma Revolução Colorida contra ele e /ou justificar um golpe.

Mikhail Podolyak é talvez o conselheiro sênior mais leal de Zelensky, nunca tendo ousado dizer a verdade aos ucranianos como seu ex-homólogo Alexei Arestovich começou recentemente a fazer e, em vez disso, permanece firmemente comprometido em repetir as mentiras de seu chefe. Isso explica sua reação oficial ao expurgo de longo alcance de Zelensky, que começou na terça-feira, quando o líder ucraniano ordenou uma reorganização de oficiais militares, regionais e de segurança, depois que alguns renunciaram em resposta a recentes alegações de corrupção.

De acordo com Podolyak , “as decisões de pessoal de Zelenskyy testemunham as principais prioridades do estado... Sem 'olhos cegos'. Durante a guerra, todos devem entender sua responsabilidade. O Presidente vê e ouve a sociedade. E ele responde diretamente a uma demanda pública fundamental – justiça para todos...” Embora sua intenção fosse claramente transformar esse expurgo em desenvolvimento como uma campanha anticorrupção apolítica, e pode muito bem haver alguma verdade nesse pretexto, ele inadvertidamente admitiu a raiva crescente contra Kiev.

Afinal, ao afirmar que Zelensky estava “respondendo diretamente a uma demanda pública importante – justiça para todos”, ele deu a entender fortemente que os ucranianos médios estavam ficando fartos de seu regime super corrupto à luz dos escândalos recentes. Alguns podem até estar à beira da desobediência civil em desafio à proibição legal de tais atos até o fim do conflito, mas que poderia ter sido explorado por algumas de suas ferozes facções do “estado profundo” para catalisar uma Revolução Colorida contra ele e /ou justificar um golpe.

Enquanto Zelensky busca desesperadamente consolidar seu poder diante dessas novas ameaças internas de seu próprio regime, ele se sentiu compelido a orquestrar seu expurgo sob o pretexto de uma cruzada anticorrupção para se desviar dessa luta interna em andamento pelo poder. . O líder ucraniano deseja simultaneamente sinalizar a seus compatriotas que agora não há razão legítima para se envolver em desobediência civil, ao mesmo tempo em que assegura ao povo de seus patronos que ele está firmemente entrincheirado no poder.

O fracasso em fazer o primeiro poderia ter facilitado o cenário de mudança de regime que foi descrito anteriormente, enquanto o fracasso em cumprir o último objetivo de gerenciamento de percepção poderia ter levado os ocidentais a questionar mais abertamente se enviariam mais dinheiro para ele do que os US$ 100 bilhões que já possuem. vale a pena se seu governo é tão frágil. Nem o expurgo de Zelensky nem o giro de Podolyak significam que ele evitou com sucesso as ameaças interconectadas de “estado profundo” e revolução colorida ao seu governo.

Qualquer um ou ambos ainda podem se materializar, mas, no entanto, ele e sua equipe estão fazendo um show para frustrá-los sob o pretexto de uma inesperada cruzada anticorrupção. A razão pela qual esta explicação oficial é tão inesperada, no entanto, é porque Kiev até então não havia sequer insinuado que o público estava ativamente fazendo a chamada “exigência-chave” de “justiça para todos” em resposta aos escândalos de corrupção deste fim de semana. .

Ao reconhecer que eles estavam de fato se preparando para se unir publicamente em torno dessa causa nobre, mas facilmente manipulável, Podolyak também admitiu involuntariamente que seu regime estava suprimindo notícias sobre esse desenvolvimento sociopolítico, que provavelmente aprendeu com facções leais do “estado profundo”. Todas essas observações devem dar ao ocidental médio muito o que refletir, pois está cada vez mais claro que a guerra por procuração da OTAN contra a Rússia é construída sobre uma montanha de mentiras que obscurece a realidade das massas.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade

Imagem: Zelensky numa conferência de imprensa em Kiev durante a visita do homólogo finlandês, Sauli Niinisto. © Sergei SUPINSKY / AFP | com inscrição de PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana