quarta-feira, 8 de março de 2023

Nord Stream | Ataque do "grupo pró-ucraniano" - notas à margem da matriz narrativa

A última reportagem do New York Times sobre o bombardeio do oleoduto Nord Stream é outra coisa. De acordo com fontes anônimas do governo dos EUA do NYT, os oleodutos foram explodidos por um "grupo pró-ucraniano" que não tinha conexões conhecidas com nenhuma agência militar ou de inteligência, mas de alguma forma tinha todas as informações, habilidades, equipamentos de mergulho e explosivos militares necessários para transportar tal ataque.

Caitlin Johnstone* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

É realmente um insulto o quão estúpido é. Parece uma criança pequena mentindo sobre quem quebrou a lâmpada na sala de estar; "Uhh, algum bandido entrou e quebrou, então ele saiu. Ele estava vestindo uma capa preta e tinha um bigode retorcido." Pelo menos nos respeite o suficiente para inventar uma mentira melhor do que "Sim, acontece que eram apenas algumas pessoas aleatórias com um barco, cara! É uma loucura, eu sei!"

Eles literalmente escreveram um artigo inteiro sem nunca abordar o quão bizarro é apenas continuar se referindo aos supostos perpetradores como apenas um "grupo". Como se isso fosse uma coisa. "Sim, você sabe, um daqueles Grupos de que todos ouvimos falar nas notícias. Você conhece os Grupos, eles navegam ao redor do mundo destruindo a infraestrutura internacional de energia submarina."

Imagine ter que contar essa história no estilo Scooby Doo sobre um iate de criadores de travessuras amantes da Ucrânia que pregaram peças no suprimento de energia da Europa como se fosse real. Tipo, "Ah, vamos lá, quem de nós não pegou um barco cheio de explosivos militares para explodir oleodutos internacionais para se divertir com seus amigos?"

Estou ficando cada vez mais furiosa com a maneira como a guerra com a China está sendo agressivamente promovida na Austrália. Não há nada mais maligno do que começar uma guerra completamente desnecessária por poder e lucro. As pessoas que estão promovendo essa depravação monstruosa deveriam ter medo de sair em público.

A guerra é a pior coisa do mundo, e uma guerra entre a China e a aliança dos EUA seria a pior de todas as guerras. As pessoas que estão tentando infligir esse horror incompreensível à humanidade (tudo em nome de garantir a hegemonia unipolar dos EUA, veja bem) são inimigas de nossa espécie.

As pessoas que tocam os tambores da guerra mundial devem ser tratadas com a mesma repulsa e rejeição que estupradores de crianças e assassinos em série. Eles deveriam ter medo de mostrar seus rostos do lado de fora, e em uma sociedade remotamente sã, eles teriam. Em uma sociedade remotamente sã, as pessoas que até tentassem enfiar lixo quente goela abaixo seriam expulsas de todas as cidades em que tentassem entrar. Eles morreriam miseráveis, com frio e sozinhos em uma caverna em algum lugar, mordiscando morcegos e fungos.

Observe como há apoio bipartidário para escaladas contra a Rússia com a voz ocasional de sanidade permitida no lado republicano, e há apoio bipartidário para escaladas contra a China com a voz ocasional de sanidade permitida no lado democrata:

Os democratas promovem furiosamente escaladas contra a Rússia, com os republicanos desempenhando um papel de aceitação mais passivo, e os republicanos promovem furiosamente escaladas contra a China, com os democratas desempenhando um papel de aceitação mais passivo. Cada um leva adiante diferentes partes da agenda.

Dessa forma, o império evita que os partidários discutam se as escaladas da Guerra Fria devem ocorrer e, em vez disso, os faz discutir sobre como e onde elas devem ocorrer. O debate não é "Devemos militarizar contra um país poderoso?" é "Devemos militarizar contra a Rússia ou contra a China?"

O excepcionalismo americano significa que as regras se aplicam a todos, exceto à América.

Os EUA são como aqueles cachorros irritantes que estão sempre latindo para os vizinhos e transeuntes na rua porque acham que estão invadindo sua propriedade.

Quando muitos russos estão morrendo, recebo os simps do império dizendo "Haha, aposto que você está triste, sua vadia má", quando muitos ucranianos estão morrendo, recebo os simps do império dizendo "Ooh, aposto que você está feliz, sua vadia má", mas realmente Estou com raiva de saber que o império dos EUA poderia ter evitado tudo isso com um pouco de diplomacia e algumas concessões de baixo custo.

Não chame isso de "guerra por procuração". Ao chamá-la de guerra por procuração, você está negando a soberania da Ucrânia como um ativo militar soberano dos EUA e sua agência para fazer o que os EUA quiserem.

A Wikipedia é uma das ferramentas mais brilhantes de gerenciamento de narrativa imperial já inventadas. As formas como é empilhado em favor do império estão escondidos por trás do álibi ilusório de ser uma fonte de informação dirigida por pessoas, para que seus leitores não tenham ideia de que estão consumindo propaganda.

Ben Norton teve um ótimo artigo com o Grayzone alguns anos atrás sobre como a narrativa fraudulenta da Wikipedia sobre si mesma como uma enciclopédia gratuita mantida por uma comunidade de voluntários por meio de máscaras de colaboração aberta, um sistema de controle de cima para baixo inclinado para favorecer o império. Como todas as melhores ferramentas de controle imperial, a Wikipedia se disfarça como um instrumento populista do povo enquanto pertence e é operada por indivíduos com laços profundos com o poder do status quo. Mas quantas pessoas que visitam a Wikipédia estão familiarizadas com artigos como o acima e com os fatos nele apresentados? Quase nenhum deles. É um dos sites mais visitados do mundo e as pessoas não sabem disso.

Às vezes, tudo o que você pode fazer é parar e ficar maravilhado com a engenhosidade do império em manipular a maneira como as pessoas pensam sobre seu mundo. É depravado, é abusivo e é profundamente destrutivo, mas por Deus é brilhante.

Imagine o que a humanidade poderia realizar se nossa espécie estivesse investindo toda a sua inovação e engenhosidade em encontrar maneiras de tornar o mundo um lugar melhor para todos, em vez de descobrir as melhores maneiras de controlar os pensamentos das pessoas, colher lucros maciços e travar guerras.

************

Meu trabalho é totalmente suportado pelo leitor, então, se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo, seguir-me no Facebook, Twitter, Soundcloud ou YouTube, jogar algum dinheiro no meu pote de gorjetas no Patreon ou Paypal, ou comprar uma edição do meu mensal zine. Se você quiser ler mais, pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja o que publico é se inscrever na lista de e-mail do meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo que eu publicar. Todos, exceto as plataformas racistas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todos os trabalhos são em coautoria com meu marido Tim Foley.

1 comentário:

JOEL PALMA disse...

Texto tecnicamente interessante sobre a sabotagem aos dutos russos no Báltico: https://velhogeneral.com.br/2023/03/08/sabotagem-do-nord-stream-evidencias-disponiveis-ate-agora/#comment-19414

Mais lidas da semana