quarta-feira, 8 de março de 2023

Nord Stream. "Não tenho medo da verdade, mas falamos de especulações" -- Borrell

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, reagiu às informação de que um grupo pró-ucraniano pode ser responsável pela sabotagem dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que aconteceu em setembro passado.

O Alto-Representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança avisou, esta quarta-feira, que não se devem tirar conclusões precipitadas em relação à sabotagem dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, depois de o New York Times ter avançado, com base em informações dos serviços secretos norte-americanos, que “um grupo pró-ucraniano” pode ser o responsável por esta.

"Não tenho medo da verdade. Qualquer que seja. Mas estamos a falar de especulações", afirmou Josep Borrell em declarações aos jornalistas depois de uma reunião com os ministros da Defesa europeus em Estocolmo, na Suécia.

O responsável pela diplomacia europeia lembrou ainda que as investigações no que diz respeito a esta questão ainda estavam a decorrer, e a ser levadas a cabo pela Suécia, Dinamarca e Alemanha.

"Enquanto as investigações estão a decorrer, não podemos tirar conclusões definitivas. Tenho de esperar que haja uma compreensão do que veio a acontecer", atirou.

Também o responsável pela pasta da Defesa Suécia apoiou esta ideia. "Enquanto a investigação estiver a decorrer, não quero tirar conclusões precipitadas em relação aos [alegados] responsáveis. Quero esperar pelas conclusões", rematou Pal Jonson. 

A situação em concreto refere-se às avarias nos gasodutos anunciadas durante o mês de setembro pelo grupo russo Gazprom. O gasoduto esteve parado para a reparação de uma turbina, após a Gazprom ter indicado “fugas de óleo” durante uma operação de manutenção. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A Organização das Nações Unidas confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combate. 

Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters

Leia em Notícias ao Minuto: 

Pró-ucranianos atacarem Nord Stream? "Teorias da conspiração divertidas"

Leia também em Notícias ao Minuto:

NATO admite que Bakhmut poderá cair nos próximos dias para os russos

Depois de referir-se à situação em Bakhmut o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg declarou sobre a sabotagem  no Nord Stream:

Os jornalistas presentes em Estocolmo, onde decorre a reunião ministerial, insistiram em questionar Stoltenberg sobre a notícia de terça-feira do diário norte-americano The New York Times sobre um relatório preliminar que sugere que a sabotagem do gasoduto Nord Stream 2, em setembro de 2022, foi feita por uma organização pró-ucraniana.

Sobre isto, o secretário-geral da NATO repetiu o mesmo que disse na terça-feira, quando foi confrontado com a notícia depois de um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson.

Segundo Jens Stoltenberg é necessário aguardar pelo fim das investigações ao incidente e é igualmente importante reforçar as infraestruturas críticas europeias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana