quarta-feira, 8 de março de 2023

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER E A IGUALDADE AINDA POR CONQUISTAR

Isabel Leiria, jornalista | Expresso (curto)

Bom dia,

Antes de começar, deixo-lhe um convite: Junte-se à Conversa com João Vieira Pereira, David Dinis e Vítor Matos, sobre o futuro político de Pedro Passos Coelho e a situação do PSD. É já hoje, às 14h00, e basta inscrever-se aqui: Atenção: a conversa é para assinantes do Expresso


Há mais de 30 anos que o número de mulheres licenciadas em Portugal supera o de homens com ensino superior. Mas essa vantagem em termos de qualificações está ainda longe de se traduzir em melhores salários ou na ocupação de cargos de poder e tomada de decisão. Apesar da evolução registada nas últimas décadas, as mulheres continuam a ganhar comparativamente menos, estão à frente de menos empresas, são mais vítimas de violência de género e os estereótipos ainda condicionam opções e modos de vida.

Hoje é Dia Internacional da Mulher e estes são alguns dos números que continua a fazer sentido lembrar. Em Portugal, a taxa de desemprego é maior entre as mulheres e os homens ganham, em média, mais 17,5%. As desigualdades acentuam-se à medida que sobem as qualificações. Em 2020, o salário médio dos homens licenciados foi de 2211 euros, enquanto o das mulheres com a mesma habilitação foi de 1629 euros, um valor 36% inferior. Há dez anos, a diferença superava os 40%, segundo os números compilados pela Fundação José Neves. Em quase todas as 129 profissões qualificadas listadas na análise da Fundação, apenas em seis elas ganham mais que eles. E mesmo entre os mais jovens e que chegaram há pouco tempo ao mercado de trabalho, as diferenças persistem, sempre em desfavor das mulheres.

Olhando para o mundo das empresas cotadas em bolsa e públicas, que desde 2018 têm de cumprir quotas (pelo menos entre 20% e 33% nos órgãos sociais de pessoas do sexo sub-representado), a situação também tem evoluído, mas para se cumprir o obrigatório e abaixo da média europeia. Além disso, a grande maioria dos cargos de administração para os quais as mulheres são nomeadas são não-executivos. Em todo o mundo empresarial, só 6% dos CEO (presidentes executivos) em Portugal são mulheres, constata um estudo da consultora McKinsey.

No combate à violência doméstica – só no ano passado registaram-se 28 vítimas mortais, 24 das quais eram mulheres -, as fragilidades continuam a ser muitas.


Perante as desigualdades que subsistem, o desígnio firmado na Estratégia para a Igualdade de Género definida pela Comissão Europeia mantém-se atual: uma “Europa em que mulheres e homens, raparigas e rapazes, em toda a sua diversidade, sejam iguais e livres de seguir o caminho de vida que escolheram, tenham as mesmas oportunidades de realizarem o seu potencial e possam participar na nossa sociedade europeia e dirigi-la, em igualdade de circunstâncias”.

Para hoje e um pouco por todo o país estão previstas dezenas de iniciativas a assinalar o dia, entre debates, concertos e apresentações de livros, como a reedição da obra de Maria Lamas “As mulheres do meu país”, apresentada esta quarta-feira na Biblioteca Nacional, pelo ministro da Cultura e secretária de Estado Cultura e pela ministra adjunta e dos Assuntos Parlamenteares.


OUTRAS NOTÍCIAS

Maus-tratos A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito sobre alegados maus-tratos e negligência no lar de idosos ‘Delicado Raminho’, no Vimeiro (Lourinhã), onde vivem cerca de 60 utentes. A investigação teve início após a difusão de uma reportagem da SIC, no passado domingo, e que mostrou a falta de condições de higiene e desrespeito pelos cuidados mais básicos de alimentação e assistência. No ano passado, foram encerrados quase 120 lares, anunciou, entretanto, a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

De quem é a culpa? A decisão do Governo de afastar a CEO e o presidente da TAP, por justa causa e sem direito a indemnização, foi anunciada na segunda-feira. Mas sobra agora o habitual jogo de passa-culpas, com críticas a advogados, responsáveis políticos, administradores da empresa e à própria Inspeção-Geral das Finanças que conduziu a auditoria ao processo que levou à saída da gestora Alexandra Reis, com uma indemnização de meio milhão de euros.

Desacordo Sindicatos de professores e Ministério da Educação voltam a reunir-se na quinta-feira para a última ronda de negociações sobre o concurso de professores, mas o desacordo, e com ele mais uma leva de protestos, é mais do que expectável. Há novas greves no horizonte.

Mais greves Os médicos iniciam esta quarta-feira uma greve de dois dias e sexta-feira haverá nova paralisação dos maquinistas da CP, mas com a obrigação de garantir 30% de serviços mínimos a nível nacional. Os protestos convocados por vários sindicatos da CP têm levado à supressão de centenas de comboios por dia e esperam-se mais perturbações no final desta semana..

Distinção O arquiteto britânico David Alan Chipperfield, responsável pelos projetos de renovação de edifícios antigos como o Novo Museu de Berlim, venceu o prémio Pritzker 2023, o mais importante galardão mundial na área da arquitetura. Os arquitetos portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura foram distinguidos com o Pritzker em 1992 e em 2011, respetivamente

Contestação social Milhões de pessoas protestaram ontem em França contra a proposta de aumento da idade da reforma dos 62 para os 64 anos. Foi o sexto dia de greve geral em dois meses e que fez parar refinarias, recolha de lixo, escolas, comboios e voos.

Liga dos Campeões O Benfica garantiu a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões ao vencer o Brugge por 5 a 1. Também o Chelsea garantiu um lugar entre as oito equipas finalistas da milionária competição. Esta quarta-feira defrontam-se na 2ª mão Bayern de Munique e Paris St-Germain e Tottenham contra o AC Milan

Cartaz Os New Order foram confirmados ontem no cartaz do Primavera Sound deste ano, no Porto. A banda britânica toca a 10 de junho, no mesmo dia em que atuam os Blur, com a digressão a assinalar os 40 anos do clássico Blue Monday.

FRASES

“A conferência de imprensa da Conferência Episcopal (CEP) foi uma vergonha e deixou especialmente desanimados os católicos que tinham esperança numa outra linha de declarações e de atitudes”, António Lobo Xavier, conselheiro de Estado e membro do CDS, no programa “Princípio da Incerteza”, na CNN, a propósito das afirmações proferidas na passada sexta-feira e da decisão da CEP de não afastar, para já, os padres suspeitos de abusos sexuais.

“Manifesta perplexidade ao constatar que, lamentavelmente, foi a única pessoa diretamente envolvida na auditoria que não foi ouvida pessoalmente perante a IGF", Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP exonerada esta semana pelo Governo, num depoimento enviado à Inspeção-Geral das Finanças, e onde diz ter sido vítima de “comportamento discriminatório”, relativamente ao qual “não deixará de retirar, em devido tempo, todas as consequências legais”.

O QUE ANDO A LER

Uma paixão simples, de Annie Ernaux

A história relata uma paixão, que tem tanto de simples, como descrita no título, como de complexa no arrebatamento que provoca na vida de uma mulher divorciada, com filhos adultos e se apaixona por um homem estrangeiro mais novo, casado e que se desloca a França em trabalho. Durante dois anos, a personagem anula-se e vive de forma obsessiva para os encontros fugazes que a juntam a “A”.

Tal como nos restantes livros de Annie Ernaux, a obra retrata um período da vida e uma experiência muito pessoal da escritora francesa, quase como um diário, acompanhados de apontamentos históricos e sociológicos. “Nos meus livros não há autoficção. Eles são mesmos biográficos. A palavra ficção implica que se altere a realidade para fazer um livro. Não é essa a minha atitude”, descreve a escritora, de 82 anos, numa entrevista ao Expresso realizada poucos dias antes de ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura, no ano passado.

O QUE ANDO A VER

Ice Merchants, de João Gonzalez

O primeiro filme de produção portuguesa a ser nomeado para os Óscares, na categoria de melhor curta-metragem de animação, está em exibição nas salas de cinema num formato que se não inédito é, no mínimo, pouco comum. Com 14 minutos de duração, a curta de João Gonzalez passa a ‘solo’, sem ser acompanhamento de um filme mais longo, proporcionando uma experiência singular a quem se senta na sala de cinema, provavelmente entre afazeres, compras de supermercado ou um café com amigos.

Com dezenas de prémios no currículo, será já no próximo domingo que o jovem realizador português, de 27 anos, ficará a saber o veredicto da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

O resultado em nada beliscará a qualidade da obra que, sem diálogos e com recurso apenas a desenhos (pintados a três cores) e som (a música foi também composta por João Gonzalez), conta a história de um pai e de um filho que, todos os dias, têm de saltar de para-quedas da casa na montanha onde vivem até à aldeia na planície para venderem os cubos de gelo que fazem durante a noite.

Mas por trás da rotina e simplicidade do gesto são muitas as questões e sugestões de reflexão que surgem ao longo dos curtos 14 minutos do filme de Gonzalez. Se puder, não perca. Os bilhetes custam a partir de 2,5 euros. E aqui, pode recuperar a entrevista ao realizador recentemente publicada na Revista do Expresso.

PODCASTS (sugestões da equipa de Multimédia)

Bastou ouvir a última conferência de imprensa para perceber porque foi possível tantos anos de ocultação: mesmo depois de o Papa Francisco ter declarado “tolerância zero” com os abusos sexuais, mesmo depois do relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças, o sofrimento das crianças continua a não estar no centro do discurso dos bispos portugueses. Está a defesa da imagem da Igreja. A convidada do Liberdade para Pensar deixa a questão: a Igreja está do lado das vítimas? Ouça o episódio desta semana com Ana Nunes de Almeida, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.

É tempo de Quaresma e, um pouco por todo o país, cada domingo é marcado pelas procissões dos Passos. Os passos de Jesus até à cruz, que este ano também estão marcados pelos passos dos bispos portugueses debaixo de condenações públicas. E os Passos de Passos Coelho de regresso à política ativa. Na Comissão Política discute-se, esta semana, o regresso do D. Sebastião laranja, os próximos anos do Presidente da República e a conferência de imprensa da Conferência Episcopal.

Rainha deposta, rei posto? Manuel Serrão recebeu um telefonema da TAP, esperançado que seria um convite para ser o novo administrador da companhia, mas afinal era só um atraso no voo. Rui Zink assegura que será Rita Blanco a próxima presidenta, mas Júlia Pinheiro, que nada teme, acredita que será Medina a encarregar-se do cargo. Ao menos não caiu nenhum avião. A análise que importa no podcast A Noite da Má Língua.

É tudo por hoje, neste dia de chuva, vento forte e agitação marítima. Tenha uma ótima quarta-feira e continue a acompanhar toda a atualidade no site do Expresso

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana