terça-feira, 30 de maio de 2023

China continental promoverá o intercâmbio pacífico com os compatriotas de Taiwan

A parte continental da China promoverá o intercâmbio pacífico com os compatriotas de Taiwan de maneira mais eficaz e precisa

Yang Sheng |  Global Times | # Traduzido em português do Brasil

A parte continental da China ainda luta pela reunificação pacífica com a maior sinceridade e os maiores esforços, embora as autoridades separatistas na ilha e a interferência estrangeira estejam decepcionando o público na parte continental em trocas e cooperação pacíficas. Especialistas disseram no domingo que, no futuro, o continente compartilhará os benefícios do desenvolvimento com mais compatriotas de Taiwan e, de maneira mais precisa, promoverá de maneira mais eficaz as pessoas na ilha para que conheçam os benefícios da reunificação.

O Instituto de Pós-Graduação para Estudos de Taiwan da Universidade de Xiamen realizou uma atividade acadêmica no domingo em Xiamen, província de Fujian, no sudeste da China, com o tema "Conversas presenciais entre estudiosos dos dois lados do estreito de Taiwan". 

Especialistas do continente e de Taiwan falaram sobre como promover intercâmbios e cooperação pacífica através do Estreito e estreitar laços entre as pessoas dos dois lados quando os laços através do Estreito foram gravemente danificados pelas autoridades e grupos separatistas na ilha, como bem como as forças externas que tentam interromper o processo de reunificação da China. 

Após a pandemia do COVID-19, os círculos acadêmicos do continente e de Taiwan esperam desesperadamente a recuperação dos intercâmbios acadêmicos que foram suspensos por três anos devido à pandemia. A Universidade de Xiamen e a Universidade de Cultura Chinesa estão buscando mais contribuições acadêmicas para o desenvolvimento pacífico do relacionamento através do Estreito, organizando esse tipo de atividade acadêmica.

Guo Jinxing, secretário do comitê do Partido do Instituto de Pós-Graduação para Estudos de Taiwan da Universidade de Xiamen, disse na cerimônia de abertura da atividade que, à medida que as relações através do Estreito se tornam cada vez mais intensas e complicadas, o instituto tem a responsabilidade de promover o desenvolvimento pacífico e a integração entre os dois lados do Estreito.

Shao Chung-hai, um estudioso de Taiwan e ex-chefe da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Cultura Chinesa, disse na atividade que as diferenças entre os dois lados do Estreito de Taiwan em campos como sistemas políticos não deveriam ser barreiras que impedem as pessoas de alcançar "harmonia espiritual" e forjando laços mais estreitos.

"A harmonia espiritual entre as pessoas dos dois lados do Estreito de Taiwan deve ser implementada no modo de vida compartilhado, em vez de simplesmente permanecer na memória da história", observou Shao. 

Li Fei, professor do Centro de Pesquisa de Taiwan da Universidade de Xiamen, disse ao Global Times no domingo que atualmente o maior obstáculo para os intercâmbios e cooperação através do Estreito é que o Partido Democrático Progressista (DPP), que mantinha uma postura secessionista, abandonou a política base para o intercâmbio pacífico através do Estreito - o Consenso de 1992. Isso torna o continente incapaz de manter as trocas de nível oficial e a comunicação com a ilha, e as trocas entre pessoas também são bastante reduzidas devido à interrupção. 

A eleição regional da ilha trará um impacto significativo nas relações através do Estreito, disseram especialistas. Se o DPP continuar no poder, seu candidato Lai Ching-te é mais extremo em buscar o secessionismo do que o atual líder regional da ilha Tsai Ing-wen, e Lai servirá com mais entusiasmo à estratégia dos EUA para conter o continente chinês, portanto, cruze -As relações estreitas vão piorar e as trocas existentes serão ainda mais prejudicadas. 

O Ministério do Comércio (MOC) anunciou em 12 de abril que havia lançado uma investigação de barreira comercial sobre as medidas restritivas que o Taiwan da China impôs aos produtos da parte continental da China.

A investigação envolve 2.455 itens de produtos, bem como medidas relevantes formuladas e implementadas pela região de Taiwan para proibir produtos do continente, de acordo com o MOC. A investigação terminará em 12 de outubro de 2023 deste ano e poderá ser estendida até 12 de janeiro de 2024 se surgirem circunstâncias excepcionais.

A eleição do líder regional de Taiwan está programada para 13 de janeiro de 2024. Li disse que a investigação lançada pelo continente pode ser uma medida para lidar com o relacionamento através do Estreito na próxima etapa, e se o DPP secessionista continuar a controlar o ilha, o comércio e as trocas através do Estreito podem estar em apuros. 

No entanto, Li disse que a parte continental ainda fará esforços para promover intercâmbios entre pessoas e compartilhar os benefícios do desenvolvimento com os compatriotas de Taiwan. 

"O continente visará principalmente os seguintes grupos ao emitir políticas para compartilhar os benefícios do desenvolvimento: as classes média e baixa e empresas de médio porte, bem como jovens e adolescentes. As políticas preferenciais serão mais condicionadas para indivíduos com talentos, habilidades, experiência e tecnologia que podem vir ao continente para educação, start-ups e desenvolvimento, e podem aproveitar os benefícios", disse Li. 

Isso tornará a integração através do Estreito mais eficaz, e o continente não permitirá que a ilha seja dissociada do continente, e o continente promoverá o processo de reunificação à sua maneira, apesar da interrupção dos separatistas e forças estrangeiras como os EUA e seus aliados, disseram analistas. 

Imagem: O Instituto de Pós-Graduação para Estudos de Taiwan da Universidade de Xiamen realiza uma atividade acadêmica em 28 de maio de 2023 em Xiamen, província de Fujian, sudeste da China, com o tema "Conversas presenciais entre estudiosos dos dois lados do estreito de Taiwan". Foto: Cortesia do Graduate Institute for Taiwan Studies da Xiamen University 

Sem comentários:

Mais lidas da semana