quarta-feira, 3 de maio de 2023

Há Liberdade de Imprensa no Ocidente? Então Porque Julian Assange Está Preso?

A pressão pública está funcionando, mas a mídia deve parar de ser prostituta e exigir liberdade

Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Os ilustres jornalistas independentes Dave Lindorff e Ron Ridenour deram suas opiniões nesta entrevista com Finian Cunningham. Ver vídeo em baixo.

O governo australiano está finalmente respondendo aos crescentes protestos públicos para libertar Julian Assange de sua masmorra de tortura britânica.

Os ilustres jornalistas independentes Dave Lindorff e Ron Ridenour deram suas opiniões nesta entrevista com Finian Cunningham.

Como o mundo celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em 3 de maio, o resultado mais apropriado seria a libertação imediata de Julian Assange. É uma farsa 'comemorar' este dia enquanto ele está preso.

Assange, nascido na Austrália, foi detido arbitrariamente na Grã-Bretanha por 11 anos por causa de um caso de sexo infundado que foi arquivado anos atrás. Mas o governo britânico, agindo como capanga dos Estados Unidos, manteve Assange em confinamento solitário por mais de quatro anos, aguardando a extradição para os Estados Unidos. Nos Estados Unidos, ele enfrenta acusações de espionagem e invasão de computadores que podem levá-lo a passar o resto da vida na prisão.

Julian Assange está sendo perseguido porque expôs os crimes de guerra dos EUA e da Grã-Bretanha no Iraque e no Afeganistão e inúmeras outras formas de corrupção de Washington e seus lacaios aliados ocidentais. Assange está sendo enterrado sob paredes de concreto porque expôs a verdade sobre a corrupção que está no cerne do governo dos EUA.

O que está em jogo é extremamente vital. Não apenas a liberdade de um homem bom, mas todo o direito de liberdade de expressão e jornalismo independente e o direito do público de saber. Se a perseguição de Julian Assange for permitida, então podemos dizer adeus aos direitos humanos básicos. A degradação da mídia ocidental está em andamento rapidamente, como ilustra o caso Assange. Mas pode ficar muito pior se a injustiça contra Assange for permitida.

Dave Lindorff explica como a pressão pública exigindo a libertação de Julian Assange está pressionando o governo australiano a finalmente, tardiamente, fazer representações para tirá-lo da prisão. Há um movimento mundial em apoio a Assange.

Ron Ridenour diz que o público ocidental precisa intensificar os protestos de maneira semelhante ao movimento dos anos 1960 pelos direitos civis dos EUA e a guerra anti-Vietnã.

Ridenour e Lindorff condenam a grande mídia ocidental por trair Assange e não ajudar a ampliar a pressão por justiça. Ridenour satiriza a mídia corporativa ocidental como prostitutas para os poderes constituídos. Ele desafia o New York Times, o Washington Post e outros a provarem que não são prostitutas, assumindo a causa para exigir a liberdade de Assange.

VER VÍDEO DA ENTREVISTA – em inglês

© Foto: REUTERS/Ассанж John Sibley

* Ex-editor e redator de grandes organizações de mídia. Ele tem escrito extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em vários idiomas

Sem comentários:

Mais lidas da semana