sábado, 24 de junho de 2023

A VERDADE LIBERTARÁ TODOS NÓS -- Caitlin Johnstone

"É preciso começar pela verdade. A verdade é a única maneira de chegarmos a qualquer lugar. Porque qualquer tomada de decisão baseada em mentiras ou ignorância não pode levar a uma boa conclusão." - Julian Assange

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

"A verdade te libertará" é um aforismo que todos nós já ouvimos tantas vezes que perdeu muito do seu significado e não soa especialmente profundo quando o ouvimos novamente, mas realmente contém a resposta para os problemas mais difíceis da humanidade. Uma relação baseada na verdade com a realidade é a única maneira de avançar para a paz e harmonia, quer você esteja falando sobre a paz interior e harmonia de um indivíduo ou a paz e harmonia de toda a nossa espécie.

Para o indivíduo, você geralmente não pode chegar à paz interior e a uma maneira harmoniosa de se mover no mundo até que tenha feito muito trabalho interior e se tornado extremamente real consigo mesmo sobre suas experiências, seus relacionamentos, suas maneiras de pensar sobre as coisas, seus padrões de comportamento e suas motivações. Os níveis mais profundos de paz e liberdade se abrem quando temos percepções transformadoras sobre a verdade de nossa própria natureza: a natureza da consciência, da mente e do eu.

Não vem de tentar ser uma pessoa mais simpática, de orar ao deus certo ou de defender o sistema de crenças certo. A paz e a liberdade verdadeiras e duradouras vêm de uma percepção penetrante do que já é o caso. Vem de saber o que é verdade.

Isso é um pouco contraintuitivo, porque nossas mentes e nossa cultura nos dizem que obtemos paz e felicidade ao conseguir o que queremos – as realizações certas, o trabalho certo, os pertences certos, o parceiro romântico certo, as circunstâncias certas. Mas nenhuma dessas coisas nos levará aonde realmente estamos tentando chegar. Só a verdade o fará.

E é exatamente o mesmo para um grupo de pessoas, e para a humanidade como um todo.

A verdadeira mudança generalizada só pode vir do conhecimento da verdade – é por isso que aqueles que não querem uma mudança generalizada despejam tanta energia para impedir que as pessoas saibam o que é verdade. É por isso que há uma pressão tão frenética por mais censura na internet e para que o governo se envolva mais na regulação do discurso. É por isso que nossa civilização está saturada de propaganda. E é por isso que Julian Assange está preso.

A verdadeira mudança só ocorrerá quando um número suficiente de pessoas perceber que vivemos em uma sociedade profundamente injusta, mantida unida pela violência e pela mentira, onde nossa própria existência está sendo ameaçada pela destruição nuclear e ambiental. Porque só assim pessoas suficientes começarão a se mobilizar para usar o poder de nossos números para forçar as mudanças de que precisamos.

Mais uma vez, isso é um pouco contraintuitivo, porque nos disseram a vida toda por nossas escolas e nossos meios de comunicação que conseguimos mudança votando em candidatos políticos de que gostamos. Mas nossos sistemas eleitorais estão empilhados contra a mudança, e os candidatos são controlados por interesses que buscam manter as coisas mais ou menos do jeito que estão. Isso significa que a mudança só pode ser alcançada por uma rejeição generalizada e contundente de todo o sistema, e a rejeição generalizada e contundente de todo o sistema só pode vir através da verdade.

Assim, a verdade nos libertará, mas aqueles que não querem nossa liberdade estão fazendo tudo o que podem para obstruir, ofuscar e distorcer a verdade. A boa notícia é que somos muitos, e (pelo menos por enquanto) temos a capacidade de compartilhar a verdade sobre o que está acontecendo uns com os outros. E quanto mais as pessoas entendem o que está acontecendo, mais pessoas existem para ajudar a compartilhar a verdade com os outros.

O primeiro passo é conscientizar que nossa civilização está saturada de propaganda, porque a propaganda só funciona se você não souber que está acontecendo. Ajudar as pessoas a entender que foram enganadas a vida inteira sobre sua nação, seu governo, sua sociedade e seu mundo ajudará a libertá-las de suas cortinas de propaganda, para que possam começar a descobrir o que é verdade.

Ao trabalhar em direção a uma compreensão coletiva do que é real dessa maneira, a humanidade pode entrar em uma relação baseada na verdade com a realidade, um par de pálpebras recém-abertas de cada vez. E, assim como uma relação baseada na verdade com a realidade inevitavelmente traz paz e harmonia para a vida do indivíduo, uma relação baseada na verdade com a realidade trará paz e harmonia para a vida de toda a nossa espécie.

A verdade é a sua própria recompensa. Nem sempre é agradável quando você o recebe, e pode não ser óbvio no início que está ajudando a mover as coisas em uma direção positiva, mas cada passo em direção à saúde e harmonia começa com a verdade. Quanto mais oportunidades tivermos de vivenciar esse fato em nossas próprias vidas, mais óbvio ele se torna.

*Meu trabalho é totalmente apoiado pelo leitor, então se você gostou deste artigo, por favor, considere compartilhá-lo, jogando algum dinheiro no meu pote de dicas no PatreonPayPal ou Substack, comprando uma edição do meu zine mensal e me seguindo no FacebookTwitter , Soundcloud ou YouTube . Se você quiser ler mais você pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que eu publico é se inscrever na lista de discussão para no meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que eu publicar. Todos, plataformas racistas excluídas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todas as obras em coautoria com meu marido Tim Foley.

Sem comentários:

Mais lidas da semana