sábado, 24 de junho de 2023

Wagner dispara míssil antiaéreo contra helicóptero de ataque russo sobre Voronezh


Com vídeos no original South Front

Combatentes do Grupo Wagner, que agora trava um motim armado, tentaram derrubar um helicóptero de ataque russo sobre a cidade de Voronezh enquanto avançavam em direção à capital russa, Moscou, em 24 de junho.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Os caças dispararam um míssil de um sistema de defesa aérea de curto alcance Strela-10 contra o helicóptero, um Ka-52. No entanto, o helicóptero disparou sinalizadores e conseguiu desviar do míssil, que aparentemente atingiu um depósito de combustível e iniciou um grande incêndio.

Relatos anteriores disseram que caças Wagner foram capazes de derrubar pelo menos um helicóptero, um Mi-8, do exército russo sobre Voronezh.

O chefe de Wagner, Wagner Evgeny Prigozhin, iniciou um motim armado na noite de 23 de junho. Prigozhin acusou o ministro da Defesa russo e o chefe do Estado-Maior de vários crimes e anunciou o início da "eliminação do mal diante da liderança militar do país".

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em um discurso à nação que a tentativa de rebelião de Wagner equivale a uma traição à Rússia e seu povo. Putin enfatizou que as agências de aplicação da lei do país tomarão ações decisivas para restaurar a ordem.

Prigozhin ignorou o aviso do presidente, bem como vários apelos dos militares e serviços de segurança russos para que seu grupo acabasse com o motim e se rendesse.

Relatos da mídia russa indicam que motivos financeiros estavam por trás do motim. Um veículo cheio de caixas de dinheiro teria sido encontrado pelas forças de segurança russas do lado de fora do escritório de Prigozhin, na área do Hotel Trezzini, na cidade de São Petersburgo, de acordo com a agência de notícias Fontanka. Cerca de 4 bilhões de rublos em 5.000 notas teriam sido confiscados das caixas.

O governador de São Petersburgo, Alexander Beglov, disse que a situação na cidade, que abriga a sede do Wagner Center, permanece estável, com medidas de segurança reforçadas implementadas.

Beglov também observou que "ações legais de agentes da lei, incluindo aqueles no edifício Wagner Center, não têm impacto nas atividades em andamento na cidade", aparentemente referindo-se a relatos anteriores de que os agentes estavam realizando buscas no local.

O motim armado de Wagner ocorre no momento em que os militares russos lidam com a contraofensiva em larga escala da Ucrânia na zona de operações especiais. O motim joga diretamente nas mãos do regime em Kiev.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana