Global Times, editorial | # Traduzido em português do Brasil
Dois comitês da Câmara dos
Representantes dos EUA disseram na sexta-feira que estão investigando a
parceria da Ford Motor com a gigante chinesa de baterias CATL para avaliar os
riscos potenciais associados ao envolvimento estrangeiro em indústrias críticas. Em
fevereiro, a Ford anunciou que estava gastando US$ 3,5 bilhões para construir
uma fábrica de baterias em Michigan usando tecnologia da CATL, fabricante líder
mundial de baterias para veículos elétricos (EV). Desde o anúncio, os
políticos americanos anti-China têm agido como gatos que farejaram peixe,
exigindo que a Ford prove sua inocência, assumindo a posição de que não pararão
até que os elementos chineses sejam eliminados.
Por que empresas americanas como a Ford optam por cooperar com empresas
chinesas? As razões podem ser encontradas no relatório do The New York
Times - é quase impossível para qualquer outro país, além da China, tornar-se
autossuficiente na cadeia de fornecimento de baterias, e empresas em qualquer
lugar do mundo procurarão formar parcerias com fabricantes chineses para entrar
ou expandir na indústria. Até
A Ford também admite que os EUA ainda não estão preparados para competir com a China
na produção de veículos elétricos. Honestamente falando, a cooperação
beneficia o desenvolvimento da indústria de veículos de nova energia dos EUA. Mas
tal oportunidade está sendo perseguida por Washington. Em última análise,
é uma fricção mental autoinfligida dos EUA.
Não é apenas no setor de EV. Hoje em dia, em quase todos os domínios
relacionados às indústrias de alta tecnologia e de ponta, alguns políticos do
Ocidente abrigam uma mentalidade de competição extremamente insalubre e injusta
de soma zero ou mesmo de soma negativa em relação à China. Como o
embaixador chinês nos Estados Unidos, Xie Feng, afirmou recentemente no Fórum
de Segurança de Aspen, no Colorado, é como usar o maiô de pele de tubarão mais
avançado em uma competição de natação, enquanto outros só podem usar maiôs
desatualizados. "Onde está a justiça básica?" Xie perguntou.
Algumas pessoas dizem que o grau de desenvolvimento da indústria automobilística é um barômetro do progresso da industrialização de um país. As vantagens atuais da China no campo dos veículos elétricos são uma manifestação direta das capacidades de fabricação industrial e do nível de industrialização da China. É também o resultado do governo chinês e das empresas que atribuem grande importância à proteção ambiental verde e à economia de baixo carbono. É uma pena que alguns políticos nos Estados Unidos e no Ocidente não tenham clareza sobre essa lógica básica. Eles sempre confundem causas e efeitos e tentam conter o desenvolvimento da China destruindo essas indústrias líderes na China. Mas eles acabam descobrindo que essas indústrias não foram derrotadas, mas estão se fortalecendo, e novas indústrias vantajosas estão surgindo uma após a outra.
Outra consequência óbvia da supressão das empresas chinesas de veículos elétricos é prejudicar seriamente os esforços globais para combater as mudanças climáticas.
Agora, algumas pessoas nos Estados Unidos e no Ocidente ainda falam sobre a indústria fotovoltaica, dizendo que os "erros" cometidos na energia fotovoltaica não devem ser repetidos no mercado de veículos de energia nova. Na verdade, eles deveriam realmente olhar para trás e dar uma boa olhada nas lições deixadas pelo cerco e contenção da indústria fotovoltaica na China. Desde 2011, os EUA lançaram investigações antidumping e antissubsídios contra a China. Segundo algumas análises, os EUA e a Europa bloquearam em conjunto mais de 80% do mercado global da indústria fotovoltaica. Embora a indústria fotovoltaica da China já tenha sido severamente afetada, ela não foi derrotada e agora responde por mais de três quartos da produção global de módulos fotovoltaicos.
Em última análise, diante de indústrias complexas que requerem divisão de trabalho e cooperação, especialmente indústrias emergentes, não devemos tratá-las com um pensamento de jogo de soma zero e soma negativa. A tendência de veículos de nova energia foi trazida pela Tesla, e ainda é líder na indústria. A China nunca considerou a Tesla um "inimigo", mas deu as boas-vindas à Tesla na China. O resultado final é que os enormes lucros da Tesla no mercado chinês apóiam sua pesquisa e desenvolvimento tecnológico adicionais, e a concorrência com a Tesla é uma razão importante para o rápido desenvolvimento de empresas e indústrias relacionadas na China. Uma verdade simples é que, se você não pode enfrentar as vantagens de seus concorrentes, não pode falar em superá-los.
Muitos analistas acreditam que há uma grande probabilidade de os EUA introduzirem medidas restritivas. Nunca tivemos ilusões sobre as atitudes e conhecimento desses políticos anti-China no Congresso em relação à China, e acreditamos que nossas empresas relacionadas também farão estimativas e preparações adequadas para riscos políticos emergentes. Ao mesmo tempo, se Washington quiser "garantir suas próprias vantagens" extinguindo todos os avanços tecnológicos na China, cairá em uma autotortura sem fim. A arrogância de "vencer a China de volta à Idade da Pedra" e "a China só pode produzir camisas e meias" é ainda mais idiota.
Foto: NEV
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